22/07/2021 Biologia

Qual a função do sistema endócrino?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Qual a função do sistema endócrino?

Conhecer a função do sistema endócrino é essencial para quem está se preparando para o vestibular. Por ser de grande relevância para o bom funcionamento do corpo humano, esse é um tema recorrente nas provas de vestibular e Enem. Então, vamos saber mais sobre o assunto?

O que é e qual a função do sistema endócrino?

Trata-se de um sistema complexo formado pelas glândulas endócrinas do corpo humano. A função das glândulas endócrinas é sintetizar substâncias (os hormônios) que são, então, lançadas na corrente sanguínea.

Cabe aos hormônios o controle de uma grande variedade de atividades do corpo humano, como o crescimento, o metabolismo, definição da quantidade de cálcio presente no sangue, secreção de leite, entre outras.

É importante esclarecer que as células endócrinas podem ser encontradas em órgãos que fazem parte de outros sistemas. Um bom exemplo dessa situação é o das células produtoras de hormônios que estão presentes no estômago.

Conhecendo melhor as glândulas

Glândulas consistem em estruturas cuja função é secretar substâncias. Elas podem ser classificadas como endócrinas, exócrinas e mistas. Recebem o nome de glândulas endócrinas aquelas que compõem o sistema endócrino e que se caracterizam por lançar as suas secreções (os hormônios) na corrente sanguínea. Os hormônios são, então, transportados até os locais em que irão atuar.

Por sua vez, as chamadas glândulas exócrinas são aquelas que têm ductos que fazem com que a secreção seja lançada em cavidades ou em superfícies do corpo. Já as glândulas classificadas como mistas são aquelas que têm porções endócrinas e porções exócrinas.

Um exemplo de glândula mista é o pâncreas, que possui uma porção endócrina e outra exócrina. A porção endócrina dessa glândula é a responsável por sintetizar insulina e glucagon.

Conhecendo melhor os hormônios

Hormônios nada mais são do que moléculas sinalizadoras que agem em locais específicos do corpo humano. Os hormônios circulam pelo organismo através da circulação sanguínea e se ligam a receptores específicos. Dessa forma, ainda que um hormônio circule por todo o corpo, somente realizará a sua ação quando chegar à célula que possui os receptores certos.

Há hormônios que agem em diferentes células do corpo, um exemplo é a tiroxina sintetizada pela tireoide. Esse hormônio é o responsável por acelerar a velocidade de reações químicas em praticamente todas as células do organismo.

Há outros hormônios, porém, que têm sua ação apenas em tecidos-alvo, como o hormônio adrenocorticotrófico. Ele é sintetizado pela hipófise e sua função é estimular o córtex da suprarrenal.

Hormônios têm um papel essencial para o funcionamento do corpo humano, agindo em quase todas as atividades do organismo. Dentre as atividades que são reguladas pelos hormônios estão o metabolismo e o crescimento.

Principais glândulas endócrinas do corpo humano

Confira, a seguir, quais são as principais glândulas endócrinas do corpo humano e quais hormônios elas produzem.

Glândula pineal

Essa glândula sintetiza melatonina, que é um hormônio que regula os ritmos biológicos. Conhecido como hormônio do sono, é produzido conforme o dia vai escurecendo para que o corpo entenda que é preciso desacelerar, porque está chegando o momento de dormir.  

Hipotálamo

É responsável por sintetizar hormônios de inibição e liberação. É interessante mencionar que o hipotálamo produz diversos hormônios que estimulam a hipófise a sintetizar outros hormônios.

Também produz ocitocina (produzido pelo hipotálamo e liberado pela neuro-hipófise) que atua no estímulo da contração uterina e ejeção de leite através das glândulas mamárias.

Vasopressina ou hormônio antidiurético (ADH), que também é produzido pelo hipotálamo e liberado pela neuro-hipófise, atua na reabsorção de água pelos rins.

Hipófise

A hipófise produz o hormônio folículo-estimulante (FSH) que atua nas gônadas femininas (promovendo o crescimento de folículos ovarianos) e masculinas (sendo responsável pela maturação de espermatozoides).

Também é responsável pela secreção do hormônio luteinizante (LH) que também atua nas gônadas femininas (estimulando a ovulação) e masculinas (sintetizando testosterona).

O hormônio estimulador da tireoide (TSH) é o responsável por estimular a glândula tireoide a secretar os seus hormônios.

O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) age estimulando o córtex suprarrenal.

A prolactina é o hormônio que estimula a secreção de leite.

Por fim, há o hormônio do crescimento (GH) que age no estímulo ao desenvolvimento do corpo humano.

Tireoide

Sintetiza os hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) que são responsáveis por agir nos processos metabólicos.

Secreta também a calcitonina, que diminui os níveis de cálcio no sangue.

Paratireoides

Age na síntese do paratormônio que eleva os níveis de cálcio no sangue.

Suprarrenais

Os hormônios epinefrina e norepinefrina são sintetizados na medula da suprarrenal e promovem o aumento do nível de glicose no sangue e vasoconstrição.

Os glicocorticoides são produzidos no córtex da suprarrenal e têm papel relevante no metabolismo da glicose.

Os mineralocorticoides também são produzidos no córtex da suprarrenal. Agem na reabsorção de sódio e eliminação de potássio nos rins.

Pâncreas

Sintetiza a insulina, cuja função é reduzir os níveis de glicose no sangue, fazendo com que entre nas células.

Também secreta o Glucagon, aumentando os níveis de glicose no sangue.

Ovários

O estrogênio faz parte do ciclo menstrual e desenvolve características sexuais femininas.

Sintetiza, também, a progesterona que atua no crescimento do endométrio durante o ciclo menstrual.

Testículos

Secreta a testosterona que atua no desenvolvimento do sistema reprodutor masculino, assim como nas características sexuais secundárias.

Agora você já conhece o funcionamento do sistema endócrino. Para conferir mais conteúdos de biologia, além de dicas para o Enem e o vestibular, navegue pelo blog do Hexag Medicina!

Imagem: bearfotos

 

Retornar ao Blog