22/06/2022 Biologia

Qual é a função do cérebro?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Qual é a função do cérebro?

O cérebro é um órgão que faz parte do sistema nervoso central e funciona como um “computador”, que centraliza e armazena todas as informações recebidas. Continue lendo para entender mais sobre esse importante órgão, quais são as suas funções e a sua anatomia.

O cérebro

Com grande relevância para o funcionamento do corpo, o cérebro é um órgão do sistema nervoso central situado dentro da caixa craniana. Constitui cerca de 80% da massa total do encéfalo e apenas 2% da massa total do corpo. Curiosamente, ele consome mais de 20% do oxigênio do corpo. É para o cérebro que todas as informações que recebemos convergem.

Esse órgão está no comando de atividades, como o controle de ações motoras, atividades neurológicas (como fala e memória) e integração de estímulos sensoriais. Está relacionado com a linguagem, a inteligência, a memória, a consciência, entre outras funções. 

Anatomia do cérebro humano

Basicamente, o cérebro humano é constituído por dois tecidos sobrepostos. O tecido mais externo e mais extenso é o córtex cerebral, que apresenta coloração cinza. Este tecido é composto por corpos celulares dos neurônios e outras células nervosas. 

Por sua vez, o tecido de coloração branca é o núcleo cerebral. Rico em fibras nervosas, esse tecido promove a comunicação entre o córtex cerebral, os músculos e os órgãos sensoriais distribuídos por todo o corpo. 

O cérebro humano pode ser dividido em dois hemisférios (esquerdo e direito) que se encontram ligados por uma estrutura formada por fibras mielínicas, conhecida como corpo caloso. Também pode ser dividido em quatro lobos cerebrais, sendo que cada um possui funções específicas. 

Lóbulos do Cérebro (Lobos Cerebrais)

Como mencionamos acima, o cérebro humano pode ser dividido em quatro lóbulos que possuem ligações entre si e que estão localizados no centro das fissuras. São eles: lobo temporal, frontal, occipital e parietal.

Os nomes dos lobos têm relação com a sua localização em relação aos ossos do crânio. A seguir você poderá conhecer mais sobre os lobos e as suas funções. 

Lobo Frontal

Esse é o maior entre os quatro lobos, estendendo-se por trás da testa, e é responsável por movimentos físicos simples, assim como pelas funções do pensamento, aprendizado, fala e memória. 

Lobo Parietal

Está situado por trás do lobo frontal e se estende até a parte posterior da cabeça. Tem como suas responsabilidades a percepção espacial e a compreensão de informações sensoriais como calor, frio e dor. 

Lobo Temporal

Esse lobo está localizado na base do parietal até a altura dos ouvidos. Tem como função os estímulos auditivos. 

Lobo Occipital

Esse é o menor dentre os quatro lobos e se encontra localizado na parte posterior do lobo temporal. Tem como funções receber e processar as imagens visuais. 

Hemisférios do Cérebro

O cérebro humano pode também ser dividido em dois hemisférios: esquerdo e direito. O hemisfério esquerdo tem como função controlar o lado oposto do organismo, isto é, ordena os movimentos dirigidos ao lado direito do corpo. Pessoas cujo hemisfério dominante é o direito são canhotas. 

Cada um dos hemisférios apresenta suas próprias funções. O hemisfério direito, por exemplo, inclui dentre as suas funções a capacidade de reconhecer objetos e rostos. O lado esquerdo do cérebro tem o controle sobre a capacidade de escrita e leitura, além de permitir a identificação de regras gramaticais. 

É importante ressaltar que os dois hemisférios trabalham em conjunto e algumas funções são controladas por ambos, como a fala, por exemplo. A comprovação dessa afirmação foi dada por estudos com pessoas que lesionaram um dos dois hemisférios e continuaram a falar. 

Hemisfério Direito do Cérebro e suas principais atividades

As atividades comandadas pelo hemisfério direito incluem:

– Consciência artística;

– Imaginação;

– Criatividade;

– Intuição;

– Formas 3D;

– Insight;

– Pensamento holístico;

– Consciência musical;

– Controle da mão esquerda.

Hemisfério Esquerdo do Cérebro e suas principais atividades

As atividades comandadas pelo hemisfério esquerdo incluem:

– Pensamento analítico;

– Linguagem;

– Raciocínio;

Ciências e Matemática;

– Lógica;

– Escrita;

– Habilidade com números;

– Controle da mão direita.

O cérebro está no comando de todas as atividades e sentimentos de um indivíduo. Os movimentos corporais, sua memória e suas emoções são comandados por esse órgão.

A capacidade de andar, falar e refletir diz respeito à ação conjunta de várias regiões cerebrais. Em resumo, o cérebro tem grande importância para que possa realizar desde atividades simples até as mais complexas do dia a dia. 

Curiosidades

Confira abaixo duas curiosidades interessantes sobre o cérebro humano. 

– Você provavelmente já ouviu que o ser humano usa apenas 10% da capacidade do cérebro. Essa afirmação é, na verdade, um grande mito, o ser humano utiliza quase 100% da capacidade do cérebro. 

– Você sabia que o hemisfério esquerdo tem mais neurônios que o hemisfério direito?

Gostou de saber mais sobre as funções do cérebro? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog