Reino Monera: entendendo a classificação das bactérias
O Reino Monera é um dos cinco reinos de seres vivos existentes na Biologia. Ele se caracteriza por englobar seres unicelulares, procariontes, heterótrofos ou autótrofos. Nesse grupo estão as bactérias e as cianobactérias (cianofíceas ou algas azuis). Continue lendo para saber mais.
O que é o Reino Monera?
O reino Monera é constituído por todos os organismos procariontes, dentre eles estão as bactérias, cianobactérias (algas azuis) e arqueias (procariontes primitivos). O termo Monera, atualmente, está em desuso entre os biólogos. Os organismos desse reino foram divididos em outro tipo de agrupamento dando origem ao sistema de domínios.
Domínios
Carl Woese, foi o responsável por esquematizar os domínios, em 1977. Basicamente, ele acrescentou uma classificação acima dos reinos no sistema taxonômico. Woese considera que todos os organismos que existem podem ser categorizadas em três domínios, são eles:
- Bacteria ou Eubacterya – constituído por organismos procariontes como bactérias e cianobactérias;
- Archaea – formado pelas arqueias (procariontes primitivos);
- Eukarya ou Eukaryota – constituído por organismos eucariontes como plantas, fungos, protistas e animais.
Importante
Mesmo o termo reino Monera estando em desuso, ainda pode ser encontrado em muitos livros como sendo o grupo dos organismos procariontes.
Curiosidade
Os primeiros fósseis encontrados na natureza são de organismos procariontes. Trata-se de micro fósseis de cianobactérias, encontrados na Austrália, que datam de 3,5 bilhões de anos. Foram encontrados ainda, fósseis de bactérias, na África do Sul, com idade estimada de 3 bilhões e 100 milhões de anos.
O que são bactérias?
As bactérias são unicelulares e estão entre os menores organismos do planeta. Também são os mais simples e mais abundantes. Para se ter uma ideia boa parte das bactérias não mede mais de um micrômetro (milésima parte do milímetro). Esses organismos podem ser encontrados em diversos tipos de ambientes como:
- Água doce;
- Solo;
- Mar;
- Ar;
- Superfície;
- Dentro de organismos;
- Em materiais em decomposição.
Formatos e nomenclaturas das bactérias
Esses organismos podem viver isoladamente ou em agrupamentos coloniais com vários formatos. Segundo a forma como se apresentam possuem denominação específica, confira abaixo:
- Bacilos – têm formas alongadas;
- Cocos – têm formas esféricas. Podem se associar em diferentes tipos de colônias, como: estafilococos, diplococos, pneumococos, estreptococos e tétrade;
- Vibriões – apresentam forma de vírgula;
- Espirilos – possuem forma de espiral.
Bactérias benéficas
Há diversas bactérias benéficas ao ser humano, um exemplo é o uso de ácido acético para o fabrico de vinagre. Também podemos citar o uso de lactobacilos para fabricar coalhadas, iogurtes e queijos.
Há bactérias decompositoras que atuam na decomposição de matéria orgânica morta, função essencial para a reciclagem de inúmeros elementos. No corpo humano, há bactérias importantes no trato digestivo e também para a produção de vitaminas essenciais para a saúde.
O que são cianobactérias?
Os organismos unicelulares conhecidos como cianobactérias podem ser encontrados vivendo isoladamente ou em colônias. Medindo somente alguns micrômetros, as cianobactérias podem ser visualizadas apenas com o auxílio de um microscópio. Essas bactérias realizam fotossíntese.
Porém, nas cianobactérias, a clorofila não está situada em seus cloroplastos, como acontece nas plantas, encontra-se dispersa pelo citoplasma. Essas bactérias podem ter formatos variados, dentre os quais estão:
- Esferas;
- Filamentos;
- Bastões.
Esses organismos podem ser encontrados na água doce, água do mar e no solo úmido. O surgimento e o desenvolvimento das cianobactérias é favorecido em ambientes com acúmulo de matéria orgânica. Esses organismos se proliferam rapidamente, gerando o fenômeno chamado de eutrofização.
Toxinas
Há espécies de cianobactérias que produzem e liberam toxinas na água como neurotoxinas e hepatotoxinas. Essas substâncias podem causar o envenenamento de animais que vivem no ambiente. Podem ainda causar doenças no ser humano por meio do uso da água contaminada.
Classificação das bactérias
Ao longo do tempo, a forma como os seres vivos são classificados mudou consideravelmente. Isso se deve especialmente ao conhecimento mais amplo da estrutura dos organismos, sua origem e evolução das espécies.
Há estudiosos que consideram o Reino Monera na classificação dos seres vivos, porém, outros cientistas desconsideram esse grupo. Esse reino poderia ser substituído por dois grupos:
- Eubactérias – inclui as bactérias verdadeiras e as cianobactérias;
- Arqueobactérias ou arqueas – abrange espécies que vivem em ambientes extremos.
Conheça as principais doenças causadas por bactérias
As bactérias podem ser benéficas ao ser humano, porém, também podem ser responsáveis por prejuízos à sua saúde. As doenças causadas por bactérias são transmitidas por alimentos contaminados ou pelo contato com pessoas doentes. Confira exemplos dessas doenças:
- Clamídia – infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, acomete órgãos genitais femininos e masculinos.
- Difteria – doença infectocontagiosa resultante da ação da bactéria Corynebacterium diphtheriae.
- Botulismo – essa doença é causada pela bactéria Clostridium botulinum que pode ser encontrada no solo e em alimentos de origem vegetal ou animal.
- Hanseníase – doença crônica resultante da ação da bactéria Mycobacterium leprae.
- Brucelose – essa infecção é causada pelas bactérias do gênero Brucella.
- Febre Tifoide – trata-se de uma doença causada pela bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi.
- Cólera – essa é uma doença infectocontagiosa resultante da ação da bactéria Vibrio cholerae.
- Coqueluche – essa doença infectocontagiosa é resultante da ação da bactéria Bordetella pertussis.
- Pneumonia – essa doença respiratória é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
Gostou de saber mais sobre o Reino Monera? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!