29/07/2022 Biologia

Saiba o que é celulose

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Saiba o que é celulose

Certamente você já ouviu falar sobre celulose, mas será que sabe realmente o que é e quais são as suas funções? No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes esse componente básico dos tecidos vegetais, responsável pela firmeza das plantas. Boa leitura!

O que é celulose?

A celulose é um polímero de cadeia linear que se caracteriza por ser um componente básico dos tecidos vegetais. Ela constitui entre 40% e 50% da parede celular, sendo encontrado sob a forma de microfibrilas. Trata-se de um carboidrato, do tipo polissacarídeo, constituído por monômeros de glicose, entre 15 e 15.000, que estão unidos por ligações glicosídicas. 

Basicamente, a celulose é um polímero de glicose que estabelece ligações de hidrogênio entre os grupos hidroxilas. Essa é a molécula orgânica mais abundante do mundo e constitui até 50% da composição da madeira. Os seres humanos não são capazes de digeri-la, tal capacidade existe somente em algumas espécies de fungos, bactérias e animais ruminantes. 

A síntese da celulose ocorre na membrana plasmática das células vegetais, nos complexos proteicos que contam com a presença da enzima celulose-sintase. Algo interessante de pontuar a respeito é que se trata de um dos materiais mais presentes em nosso cotidiano. 

É utilizada como matéria-prima para confeccionar papel, enchimento de comprimidos, fraldas descartáveis, papel higiênico, adesivos, espessantes, biocombustíveis e até mesmo alimentos industrializados, como hambúrgueres e queijo ralado.

Qual a função da celulose? 

A celulose possui algumas funções sendo a principal fornecer rigidez para a parede celular das células vegetais. Consiste no principal componente desse tipo de célula, oferecendo maior resistência para as plantas. Assim, elas têm mais facilidade para sobreviver às condições dos habitats em que estão. 

Também é amplamente utilizada como matéria-prima para a indústria. Sua principal aplicação é para a produção de papel e fibras. Vale citar que a celulose pode passar por algumas transformações, sendo utilizada também para a confecção de plásticos. 

As principais espécies vegetais usadas na extração de celulose são o eucalipto e o pinheiro (Pinus) devido à qualidade das fibras presentes na madeira. Para que a exploração dessas madeiras se mantenha, há diversas florestas plantadas dessas espécies para essa finalidade. 

Como é feita a produção de papel?

Quando falamos sobre celulose, é bastante difícil dissociá-la da ideia de produção de papel. Conhecer como se dá esse processo é bastante interessante. Confira os passos da produção de papel.

Extração e corte

Primeiramente, a madeira é extraída. A principal matéria-prima para a produção de papel são os troncos de madeira. Nas fábricas, elas são cortadas e, em seguida, passam por um equipamento descascador e picador. Saem na forma de cavacos. 

Produção da polpa

Os cavacos são direcionados para o equipamento conhecido como digestor. Então, são cozidos dentro de um líquido constituído por água e alguns agentes químicos que levam à produção de uma polpa. A polpa passa por um processo de lavagem em tanques e centrífugas com a função de extrair as suas impurezas. 

Branqueamento

Depois a polpa é deixada descansando em outros tanques, isso é o que se chama de branqueamento. O objetivo dessa fase é tornar a celulose mais pura. Os restos de madeira que não são utilizados nesse processo são queimados em caldeiras com a finalidade de produzir energia elétrica. 

Corte

Nesta etapa, a polpa da celulose ainda apresenta elevado teor aquoso, passando por uma máquina conhecida como mesa plana, que converte a polpa úmida em uma longa e contínua folha lisa sobre uma esteira rolante. 

Secagem e prensagem

A folha, então, passa por rolos responsáveis pela prensagem e secagem usando ar quente. O excesso de água é removido e o papel é compactado.

Produção de fardos

Após passar por todas essas etapas, a celulose é embalada e com a cortadeira se faz a redução das folhas em pedaços menores. Essas folhas menores são distribuídas em fardos menores, que são essenciais para poder produzir diversos tipos de papel.

O mercado do papel e celulose no Brasil

O setor de produção de papel e celulose tem um papel relevante para a economia brasileira. O Brasil tornou-se o segundo maior produtor de polpa de celulose do planeta em 2017, apresentando uma produção de mais de 18,8 milhões de toneladas. 

O país também se tornou o maior produtor do mundo de polpa branqueada de eucalipto. Sua produção chegou a 16,2 milhões de toneladas, isso representa mais de 86% da produção nacional. Praticamente 70% da produção nacional é destinada ao mercado externo, algo que demonstra o grande potencial da indústria nacional. E fica o adendo de que o consumo interno vem crescendo nos últimos tempos. 

Curiosidade sobre a celulose

– A descoberta da celulose ocorreu, em 1838, pelo químico francês Anselme Payen a partir da matéria vegetal.

– A fórmula química da celulose é (C6H10O5)n.

Agora você sabe o que é e quais as funções da celulose! Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina.

Retornar ao Blog