Conheça as principais características da cultura africana
A África, de acordo com a arqueologia, é o território habitado há mais tempo na Terra. Dessa forma, a cultura africana deve ser compreendida como ampla e plural, pois é milenar e diversa. No artigo a seguir apresentaremos com mais detalhes as características da cultura desse continente.
Cultura africana: contexto histórico
Quando falamos sobre cultura africana, é importante se atentar para o fato de que sua história foi escrita e difundida pelos colonizadores europeus. Os primeiros relatos sobre a cultura dos povos africanos foram elaborados por viajantes, dirigentes e missionários coloniais.
Os povos africanos tiveram sua liberdade e o direito de contar a própria história usurpados pelos colonizadores europeus. A concepção das culturas africanas foi o resultado do “etnocentrismo” e do “eurocentrismo” nas ciências europeias ao longo do século XIX.
Desse ponto de vista, as culturas dos povos africanos são consideradas primitivas ou bárbaras, relacionadas aos primeiros estágios civilizatórios. A conquista da independência pelos países africanos trouxe consigo um esforço pela recuperação das tradições culturais desses povos.
Aspectos gerais da cultura africana
Os regimes coloniais promoveram grande destruição das manifestações culturais africanas. Atualmente, as nações africanas vivem um duro embate entre o nacionalismo árabe e o imperialismo europeu.
Fatores como os intensos fluxos migratórios pela África, contribuíram para a preservação e difusão das culturas tradicionais no continente. Isso levou a preservação e combinação de diversos aspectos culturais entre os povos do continente africano.
Boa parte dessas culturas se baseia em tradições orais, mas isso não é sinônimo de ausência de escrita. Esses são os aspectos gerais das culturas dos povos africanos que contribuíram para a sua manutenção.
Organização política dos povos africanos
Quando falamos sobre os povos africanos é interessante compreender que existe grande diversidade. Esses povos podem ser tanto nômades vagando pelo deserto quanto fixos em um território em que constroem grandes impérios.
Podem ainda ser constituídos por pequenas tribos ou reinos grandiosos, onde o sumo sacerdote e o chefe político são a mesma pessoa. Independente de serem governados por clãs de linhagem ou por alguma classe social específica, os povos africanos constroem grandes patrimônios materiais e imateriais que perduram.
Religiões africanas
Diversos cultos religiosos estão presentes no continente africano, contudo, o destaque fica para o cristianismo e o islamismo. Também se destacam as religiões tradicionais, muitas vezes consideradas práticas de magia e feitiçaria.
Parte dos povos africanos reverenciam os espíritos de árvores, pedras entre outros e aceitam a existência de forças desconhecidas. Cada povo africano possui suas origens mitológicas para explicar as suas origens. As religiões africanas quase sempre tem um panteão e seus cultos são direcionados aos antepassados e divindades da natureza.
A forma mais difundida dessas religiões abrange o culto dos Orixás, divindades de origem Nagô ou Ioruba. Há diversas crenças e ritos em cada religião. Geralmente, essas religiões não distinguem entre o sagrado e o profano. Trata-se de dimensões entendidas como indissociáveis e inseparáveis.
A arte na cultura africana
Algo interessante sobre a produção artística tradicional africana é o fato de que boa parte não era feita para ser vista. O material usado para a confecção das peças tinha grande valor simbólico.
As peças podiam ser fundidas, esculpidas, trançadas, tecidas, pintadas e usadas como adornos. Podiam ter uso sagrado ou profano. Normalmente, os produtos artísticos africanos representam os antepassados fundadores. Nessas peças é recorrente o uso de:
- Figuras geométricas;
- Figuras antropomórficas;
- Figuras zoomórficas;
- Figuras antrozoomórficas.
Máscaras africanas
As máscaras africanas talvez sejam a expressão artística mais conhecida da África. Os desenhos dessas peças são elaborados e usados em cerimônias e rituais. Uma curiosidade é que o artista Pablo Picasso (1881-1973) se inspirou nessas máscaras e na iconografia africana para a criação do cubismo (estilo artístico).
Dança e música
As músicas e as danças africanas tradicionais são bastante conhecidas e marcadas pelos seus batuques e movimentos destacados como o rebolado.
Culinária
A culinária africana possui grande destaque contando com pratos temperados com condimentos de aromas fortes e picantes. Tais condimentos são usados para a preparação de pratos a base de legumes, carnes, verduras e até mesmo de insetos. O leite de coco, inhame, óleo de palmeira e o feijão são alimentos típicos dessa culinária.
As principais culturas da África e seus povos
Certamente, a principal civilização africana foi a egípcia, pois construiu um grande império africano há mais de 5 mil anos. De acordo com registros das cerâmicas de Nok (Nigéria), houve uma civilização bastante desenvolvida na região entre o século V a.C. e século II d.C.
No século XIII, o poderoso Reino do Kongo ascendeu. Outros povos de grande relevância surgiram no continente como:
- Berberes (nômades do deserto do Saara);
- Bantos (provenientes da região da Nigéria, Mauritânia, Mali e Camarões).
Colonização
Os europeus iniciaram o processo de colonização dos povos africanos a partir do século XV. No século XIX, esses povos já se encontravam completamente sob o domínio das metrópoles europeias. Essa situação se manteve até a segunda metade do século XX.
Culturas africanas no Brasil
O Brasil teve grande influência das culturas africanas na formação da sua própria cultura. Houve grande diversidade de origem dos africanos escravizados em nosso país. Contudo, boa parte dessas populações tinha origem:
- Bantô;
- Nagô;
- Hauçás;
- Malês;
- Jejes.
Há muitos aspectos culturais brasileiros influenciados pela cultura africana, dentre eles podemos destacar:
- Candomblé – religião afro-brasileira que se baseia no culto dos orixás. Nasceu a partir da umbanda;
- Capoeira – dança/luta praticada por antigos escravos no Brasil;
- Culinária – influenciada pelos diversos temperos e pratos típicos como caruru, acarajé e vatapá;
- Música – os ritmos africanos podem ser observados em praticamente todos os estilos musicais brasileiros como choro, samba, bossa-nova entre outros.
Gostou de saber mais sobre a cultura africana? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!