Indústria cultural: entenda o que é
O termo indústria cultural foi utilizado e difundido pelos teóricos da Escola de Frankfurt para se referir à indústria do entretenimento.
Basicamente, trata-se da cultura produzida para as massas de trabalhadores que vivem nas grandes cidades. São exemplos desse tipo de cultura a TV, o rádio, o cinema e a propaganda.
O que é indústria cultural?
Os teóricos da Escola de Frankfurt denominaram como indústria cultural o mecanismo comercial responsável por impulsionar o consumo massificado de bens artísticos e culturais. Há grupos de empresários responsáveis pela administração das cadeias produtivas de entretenimento e diversão.
Basicamente, a indústria cultural é movimentada pelos trabalhadores e empresários responsáveis por publicar, distribuir e vender livros, jornais, músicas, peças teatrais, filmes entre outros. Também integram a indústria cultural a comunicação radiofônica ou televisiva, seja através de assinatura pay per view ou streaming.
Teóricos da Escola de Frankfurt
Como citamos anteriormente, o termo indústria cultural foi difundido pelos teóricos da Escola de Frankfurt. Dentre os nomes de filósofos e teóricos que se destacam nessa linha de pensamento estão Theodor Adorno e Max Horkheimer. Os dois são autores do livro Dialética do esclarecimento, publicado em 1947, primeiramente em alemão.
O fato de a primeira publicação ter sido feita na Europa nos ajuda a entender porque o termo indústria cultural é mais utilizado no velho continente. Por exemplo, nos Estados Unidos é mais utilizado o termo “indústria do entretenimento” para se referir a produção cultural para as massas.
Exemplos de indústria cultural
Confira a seguir exemplos de indústria cultural.
Hollywood
Hollywood é um exemplo de indústria cultural em escala global. Os empresários responsáveis pelos principais estúdios de cinema do mundo concentram suas atividades em Los Angeles, Estados Unidos.
Podemos citar como grandes produções do cinema de Hollywood filmes, como: Star Wars, Vingadores, Avatar, Homem-Aranha, entre outros.
Bollywood
A indústria cinematográfica indiana, conhecida como Bollywood, também é um exemplo de indústria cultural em escala global. Os filmes são produzidos em hindi e outras línguas indianas populares na Ásia e no resto do mundo.
K-pop
A música pop coreana, chamada de K-pop, é outro exemplo de indústria cultural que tem sua origem no continente asiático. Esse gênero musical se tornou um fenômeno mundial.
Como a indústria cultural teve origem?
Considera-se a invenção dos tipos móveis de imprensa, por Gutemberg, no século XV, como sendo o marco simbólico do nascimento da indústria cultural. A Revolução Industrial do século XVIII contribuiu para o avanço da indústria cultural por fortalecer a sociedade capitalista liberal.
Posteriormente, a indústria cultural foi transformada por revoluções em diferentes áreas:
- Eletricidade (século XIX);
- Eletrônica (século XX);
- Cibernética (século XX).
Os avanços tecnológicos possibilitaram o surgimento de mídias capazes de transmitir mensagens para um grande número de pessoas. A sociedade da informação, em que vivemos, está baseada na divulgação imediata daquilo que acontece no mundo. Imagens e análises do que está acontecendo agora são transmitidas ao vivo.
Sociedade de consumo
Para compreender o conceito de indústria cultural é importante entender o que caracteriza uma sociedade de consumo. Nesse tipo de sociedade as pessoas são incentivadas a comprar bens e serviços como forma de criaram uma autoidentificação e buscarem pela sua felicidade.
A indústria cultural desenvolve produtos culturais que são comercializados para atender os desejos e necessidades dos indivíduos. O consumo cultural se torna parte essencial do consumismo de forma geral.
Quais são os objetivos da indústria cultural?
- Lucro – como qualquer tipo de indústria, a indústria cultural visa o lucro financeiro;
- Entretenimento e diversão – essa indústria também objetiva entreter as massas no período em que estão autorizadas a não pensar em trabalho;
- Relações de poder – essa indústria atua reforçando as relações de poder firmadas alimentando o sistema capitalista;
- Reforço da passividade – os produtos da indústria cultural são desenvolvidos para manter os indivíduos sem postura crítica.
Características da indústria cultural
Confira a seguir as principais características da indústria cultural.
- Cultura como produto que pode ser trocado por dinheiro e consumido como qualquer outro produto;
- Há concorrência pela atenção do público, sentimentos vulgares como objetificação sexual são instigados;
- A indústria cultural é considerada alienante por distanciar as pessoas de seus desejos e necessidades;
- Há a busca pela homogeneização dos comportamentos nessa indústria.
Escola de Frankfurt e a indústria cultural
Os teóricos da Escola de Frankfurt desenvolveram uma teoria crítica acerca da indústria cultural. O objetivo desses pensadores e filósofos era incentivar a diferenciação entre as produções ideológicas e massificantes daquelas que são autônomas e originais. Os principais nomes da Escola de Frankfurt são:
- Theodor Adorno;
- Jürgen Habermas;
- Erich Fromm;
- Herbert Marcuse;
- Max Horkheimer;
- Felix Weil (fundador da Escola de Frankfurt).
Esse grupo de filósofos se formou em 1922, na Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, o grupo se transferiu para os Estados Unidos. Retornaram para a Alemanha em 1948 e continuaram trabalhando em conjunto até 1969.
Qual é a função da indústria cultural?
A indústria cultural tem como seu principal objetivo a produção e venda de produtos culturais de massa. Os termos “indústria cultural” e “cultura de massa” foram amplamente discutidos entre os teóricos da Escola de Frankfurt. Foram eles que decidiram utilizar a indústria cultural ao invés de cultura de massa.
A escolha se deu porque “cultura de massa” poderia gerar um entendimento ambíguo de que a cultura era feita pelas massas, como um fenômeno espontâneo. Por fim, o termo indústria cultural reflete a passividade das massas perante esse processo.
Consequências da indústria cultural
A indústria cultural interfere e dita tendências de moda, gestualidade e até mesmo hábitos alimentares. Essa influência tende a homogeneizar e padronizar os comportamentos dos indivíduos.
Os produtos da indústria cultural são simplificados e uniformizados para ampliar a sua capacidade de gerar lucros. A singularidade e a diversidade ficam a parte dos padrões de gesto. A arte que deveria gerar conscientização e humanização é consumida de forma seriada, descartada e novamente consumida.
Agora você sabe mais sobre indústria cultural. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!