Conheça a história da obra de arte Mona Lisa
A pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é provavelmente uma das imagens mais conhecidas no mundo. A obra que data do início do século XVI, nos apresenta uma mulher enigmática com um sorriso único e um olhar tranquilo. Continue lendo para conhecer mais sobre a obra.
História da obra Mona Lisa
A Mona Lisa é certamente uma das obras ocidentais mais conhecidas do mundo. Todos os anos uma multidão visita o Museu do Louvre, em Paris, França, para ver de perto a obra. Leonardo da Vinci, o autor do quadro, foi um dos principais nomes do renascentismo italiano.
De acordo com historiadores, a pintura foi produzida por Leonardo da Vinci entre os anos de 1503 e 1506, na cidade italiana de Florença. No entanto, o renascentista teria feito retoques até aproximadamente 1517.
O quadro
A obra “Mona Lisa” tem como imagem central uma mulher de perfil com os braços apoiados. A personagem tem um olhar sereno e sorri de forma tímida e contida. No fundo da obra podemos visualizar uma paisagem de montanhas, com os cumes nevados. Há também uma estrada e algo semelhante a um rio ou lago.
O quadro possui 77 centímetros de altura e 53 centímetros de largura. Quando Leonardo da Vinci mudou para a França, levou o quadro consigo. A mudança aconteceu porque o artista foi contratado para trabalhar na corte francesa.
Mona Lisa na França
Na França, o renascentista vendeu o quadro para o rei francês, Francisco I. Estima-se que o monarca pagou em torno de 4000 táleres de ouro pela obra, uma quantia significativa.
A obra foi inicialmente guardada no Castelo de Fontainebleau. Em seguida foi para o Palácio de Versalhes. Por um curto período, a obra permaneceu no Palácio de Tulherias. Finalmente, foi colocada em exposição no Museu do Louvre.
Curiosidade
Embora, Mona Lisa seja o nome mais popular da obra, o quadro também é conhecido como “A Gioconda”, “La Gioconda” (em italiano) e “La Jaconde” (em francês).
Quem foi Mona Lisa na vida real?
Há algumas teorias a esse respeito.
Lisa del Giocondo
Um dos principais questionamentos a respeito da obra “Mona Lisa” é a identidade da mulher retratada na pintura. Uma das versões mais populares é a de que a mulher seria Lisa del Giocondo. A teoria se baseia num relato de um biógrafo de Leonardo da Vinci do século XVI.
Giorgio Vasari, o biógrafo em questão, escreveu que a mulher retratada em “Mona Lisa” era a esposa do abastado comerciante de seda Francesco del Giocondo. O casal seria vizinho do pintor e teriam encomendado uma pintura para celebrar o nascimento do segundo filho.
Inclusive, o nome da obra foi escolhido como uma referência a essa mulher. A palavra Mona vem de madonna, que em italiano é usada para se referir à mulher com formalidade e educação.
Por sua vez, Lisa é o nome da modelo, então: Mona Lisa. O outro nome pelo qual a obra é conhecida também faz referência à mulher, pois ela era conhecida como Lisa del Giocondo.
Autorretrato
Há teorias que acreditam que a mulher retratada no quadro é, na verdade, Leonardo da Vinci usando roupas femininas. Dessa forma, seria um autorretrato.
Isabel de Aragão
Também existe a teoria de que a mulher do quadro seria Isabel de Aragão, duquesa de Milão. A nobre era conhecida por financiar artistas renascentistas, como o próprio Leonardo da Vinci.
O roubo de Mona Lisa
Curiosamente, a “Mona Lisa” não era uma obra tão famosa até o começo do século XX. Tudo mudou quando em 21 de agosto de 1911 a pintura foi roubada do Museu do Louvre. O desaparecimento do quadro só foi identificado mais de 24 horas após o roubo.
Esse caso repercutiu bastante, a polícia teve como primeiro suspeito o poeta Guillaume Apollinaire. O poeta foi preso e permaneceu encarcerado por uma semana. Os investigadores identificaram então que ele nada tinha a ver com o crime.
Pablo Picasso também foi chamado para depor após o interrogatório feito com Apollinaire. Picasso também foi liberado por falta de provas. Uma denúncia foi feita em 1913 a respeito de uma tentativa de venda clandestina do quadro. Assim, a polícia chegou ao verdadeiro ladrão da obra, Vicenzo Peruggia.
Vicenzo Peruggia
Vicenzo Peruggia, havia trabalhado no Museu do Louvre e alegou ter sido movido por um sentimento nacionalista. Italiano, ele acreditava que a obra de da Vinci deveria permanecer em seu país de origem, a Itália.
Peruggia permaneceu cerca de um ano preso e, em 1914, a obra retornou ao acervo do Louvre. O caso teve tanta repercussão que a pintura ganhou projeção internacional, assim “Mona Lisa” se tornou um grande sucesso de público.
Resumo sobre “Mona Lisa”
- A pintura “Mona Lisa”, de autoria de Leonardo da Vinci, é uma das obras mais famosas do mundo.
- A obra foi produzida entre os anos de 1503 e 1506.
- O foco da pintura é uma mulher de perfil com um olhar tranquilo e um tímido sorriso.
- Acredita-se que a mulher retratada no quadro é Lisa del Giocondo, esposa de um comerciante abastado de Florença. O casal teria sido vizinho do pintor.
- O quadro é também chamado de “A Gioconda”, “La Gioconda” (em italiano) e “La Jaconde” (em francês).
- A obra “Mona Lisa” está exposta, atualmente, no Museu do Louvre.
Gostou de saber mais sobre a Mona Lisa? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!