Quem foi a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel de Medicina? - Hexag Medicina
31/03/2023 Cultura e Lazer

Quem foi a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel de Medicina?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Quem foi a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel de Medicina?

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina é concedido anualmente pelo Instituto Karolinska, da Suécia, desde 1901. O primeiro laureado nessa categoria foi o microbiologista alemão Emil Adolf von Behring. Continue lendo para saber mais sobre o prêmio e o primeiro agraciado na área de medicina.

O que é o Prêmio Nobel?

O Prêmio Nobel é considerado uma das premiações mais importantes do mundo. Seu objetivo é reconhecer as pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas que impactam positivamente a humanidade.

Anualmente, é realizada uma cerimônia de entrega do prêmio no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, Suécia e Oslo, Noruega. A responsabilidade pela condução da premiação é da Fundação Nobel. 

Os laureados recebem:

  • Um diploma;
  • Uma medalha de 18 quilates;
  • 8 milhões de coroas suecas (cerca de 800 mil dólares). 

Quem recebe o Prêmio Nobel?

São laureados com o Prêmio Nobel, os indivíduos que mais se destacaram em suas áreas de atuação no ano anterior à cerimônia em questão. Há cinco categorias que, oficialmente, são premiadas:

  • Física;
  • Química;
  • Fisiologia ou Medicina;
  • Paz;
  • Literatura.

Como surgiu o Prêmio Nobel?

Alfred Nobel, o criador do prêmio, foi um inventor e químico sueco responsável pela invenção da dinamite. Seu pai, Immanuel Nobel, tinha uma fábrica de ferramentas e explosivos em São Petersburgo, capital do então Império Russo, onde Alfred cresceu.

Foi na fábrica do pai, que o químico entrou em contato com a nitroglicerina líquida, a principal matéria-prima de sua criação. O inventor da dinamite se tornou milionário através do seu patenteamento.

O irmão de Alfred faleceu em 1888 e um jornal se confundiu achando que tinha sido o próprio. No obituário da publicação constava que Alfred Nobel tinha enriquecido ao encontrar uma forma rápida de matar o maior número de pessoas. 

Não tendo gostado da forma como seria lembrado, decidiu deixar 94% da sua fortuna para a criação do Prêmio Nobel. Alfred Nobel faleceu em 1896, mas a Fundação Nobel foi criada apenas em 1900 e a primeira edição da premiação aconteceu em 1901. 

Quem foi a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel de Medicina?

O microbiologista Emil Adolf von Behring foi a primeira pessoa a ser laureada com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Nasceu em Ławice (antiga cidade da Prússia e atualmente parte da Polônia) no dia 15 de março de 1854. Behring entrou para a história como um dos precursores da área de imunologia.

Biografia de Emil Adolf von Behring

Emil Adolf von Behring era o mais velho de 13 irmãos e seu pai não tinha recursos financeiros para que ele estudasse em uma universidade. Para estudar ele ingressou como bolsista na Escola Médica do Exército, em Berlim. Dessa forma, após ter se formado precisou prosseguir no serviço militar.

O serviço militar fez com que Behring fosse enviado para Wohlay e depois para Posen, na Polônia. Em sua estadia em Posen, o imunologista usou seu tempo livre para estudar com mais afinco problemas relativos às doenças sépticas. 

Carreira

Behring se formou em medicina em Berlim e atuou como cirurgião militar por 11 anos. Na sequência trabalhou como professor de Higiene na Faculdade de Medicina da Universidade de Marburg. O conselho da faculdade se opôs inicialmente.

Em 1889, passou a trabalhar como assistente no Instituto de Higiene Robert Koch. Foi nessa etapa da vida que ele conheceu o bacteriologista japonês, Shibasaburo Kitasato. Juntos, eles provaram que era possível a imunização de um animal contra o tétano. Para isso eles injetaram, em um animal saudável, o soro com sangue de um animal doente.

O mesmo método foi empregado para tratar casos de difteria com sucesso. Behring ainda fez melhorias à teoria dos “vírus atenuados” de Louis Pasteur e isso permitiu induzir o grau de imunização. 

Imunidade à difteria

Behring descobriu, em 1898, que era possível produzir imunidade à difteria em animais através da injeção da toxina da doença neutralizada por antitoxinas. Em 1907, Theobald Smith sugeriu que a mistura de toxina e antitoxina poderia ser usada para a imunização de seres humanos.

Contudo, foi Behring que anunciou, em 1913, o trabalho que culminaria nos modernos métodos de imunização contra a difteria. O microbiologista também foi responsável por descobertas como o soro antidiftérico, que contribuiu para o tratamento de várias doenças da infância. Também criou um tipo de vacina contra a tuberculose bovina.

Prêmio Nobel

Em 1901, Behring recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina pelo seu trabalho com soroterapia, em particular pela sua aplicação contra a difteria. O reconhecimento se deu pelo fato de ele ter oferecido aos médicos uma importante arma de vitória contra doenças. 

Behring se casou, em 1896, com Else Spinola, com quem teve seis filhos. Faleceu em Marburg, Hesse-Nassau, em 31 de março de 1917. 

Gostou de saber mais sobre o primeiro laureado pelo Prêmio Nobel de Medicina? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog