Quais os desafios da profissão de professor no Brasil? - Hexag Medicina
11/02/2022 Cultura e Lazer

Quais os desafios da profissão de professor no Brasil?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Quais os desafios da profissão de professor no Brasil?

Uma das categorias profissionais mais relevantes para as sociedades é a dos professores. Em um país com extrema desigualdade, como o Brasil, esse profissional assume um papel ainda mais crucial que não se restringe à transmissão de conteúdos. Sua função se estende à formação moral e ética dos educandos, pois são exemplos para seus alunos. 

No entanto, embora seja uma profissão tão nobre e essencial, aqueles que a escolhem ainda enfrentam uma série de desafios. Para atuar como professor é necessário ter, além da competência em sua área, empatia e capacidade de instigar o engajamento dos estudantes. Continue lendo para entender como esse caminho pode ser desafiador. 

Profissão de professor: conheça os principais desafios

Confira abaixo os principais desafios que os aspirantes a professores enfrentam em suas carreiras.

Baixa remuneração e precarização

Historicamente, a baixa remuneração dos docentes é reconhecida como um fato. Boa parte das instituições de ensino não possui um plano de carreira que vise a formação continuada dos docentes. Um dos principais reflexos é que os salários dos professores brasileiros estão entre os mais baixos do mundo. 

Muitos jovens que têm inclinação para a docência desistem dos cursos de licenciatura exatamente por não vislumbrarem um futuro promissor no âmbito financeiro. A aplicação da Emenda Constitucional 95 aprofundou as questões relativas às dificuldades da categoria. 

Conhecida também como a PEC do Teto, essa emenda é a responsável pela diminuição do investimento na educação e formação docente. Tal medida contribuiu para que os serviços oferecidos por escolas e universidades perdessem boa parte de sua substancialidade. 

Cargas horárias elevadas e a mercantilização da educação

Anteriormente mencionamos as dificuldades dos professores no tocante à remuneração. Recebendo pouco, muitos docentes precisam complementar seus ganhos lecionando em dois ou até três turnos diariamente. Esse ritmo de trabalho extenuante é prejudicial à saúde física e emocional deles.

Além disso, a falta de tempo livre impede que o profissional se dedique à busca por formações complementares. A vida pessoal também fica em segundo plano. A mercantilização da educação nada mais é do que o processo de conversão da educação em uma simples mercadoria e algumas ações contribuem para esse potencial mercantil:

Financiamento 

A transferência de recursos públicos às instituições privadas, de todos os níveis educacionais, reduz sistematicamente os recursos destinados às instituições públicas. 

Projeto Pedagógico 

Há rígido controle do conteúdo pedagógico e a perda de autonomia das instituições, embora se pontue a existência de uma gestão democrática. A gestão se torna vigiada burocraticamente, sendo controlada pelos órgãos internacionais de financiamento.

Precarização de instituições do ensino básico e superior

Quanto mais se reduz as contratações via concurso público, recursos de manutenção de estruturas e número de profissionais (por meio de extinção de cargos e fim dos planos de carreira), mais se precariza o ensino. 

Desvalorização do trabalho docente 

A formação dos docentes é cada vez mais desvalorizada sem a existência de planos de cargos e carreiras. O piso salarial é baixo em relação às demandas dos profissionais de educação. 

A partir desses apontamentos, podemos concluir que não se trata de um quadro de crise na educação e sim de um cenário de crise permanente. O projeto em curso caminha para o desmonte da educação e isso se reflete nos profissionais da área, os professores. 

Participação da sociedade

A sociedade tem grande impacto na promoção e incentivo dos professores, particularmente em cenários de claro desmonte e sucateamento da educação. O processo educacional precisa ser entendido como um conjunto dos saberes acadêmicos e saberes proporcionados pelo meio. 

A proximidade da comunidade é fundamental para que os conteúdos escolares adquiram uma identidade e assim os professores se fundamentem na realidade concreta. Levar as particularidades de cada comunidade para dentro da sala de aula certamente é um dos maiores desafios. 

Condução das diferenças entre os alunos

A responsabilidade da formação global dos estudantes não é somente do professor, mas também faz parte de suas atribuições. Dessa forma cabe aos educadores se atentarem para demandas que se estendem para além das fronteiras acadêmicas. O ambiente escolar suscita a convivência com estudantes de diferentes perfis, sendo que cada um possui suas próprias particularidades. 

Questões pessoais têm impacto direto no rendimento escolar e os professores precisam estar atentos a essas questões sabendo como administrá-las. Ser professor é uma grande responsabilidade e contribui para a realização pessoal daqueles que a escolhem, embora existam dilemas e desafios. 

Melhorias para os professores

Para que mais pessoas realmente apaixonadas pela docência sigam esse caminho com potencial de fazer a diferença, é determinante que a sociedade se engaje para melhorias.

Sendo a função de docente mais valorizada no mercado, possivelmente haverá a atração de profissionais com perfil mais alinhado às necessidades dos estudantes. Criar boas condições para os professores é necessário para combater o sucateamento da educação. 

Embora tenha muitos desafios, a carreira de professor é uma das bonitas e inspiradoras que existem e a responsável por formar todas as outras!

Retornar ao Blog