8 dicas de como memorizar o conteúdo estudado
Todo vestibulando fica preocupado com a quantidade de conteúdo que precisa estudar para as provas do Enem e do vestibular. Mais do que assistir a aulas e fazer exercícios, é preciso memorizar o que foi estudado para ter a certeza de que irá se lembrar de tudo na hora da avaliação.
Observe que não estamos falando sobre decorar fórmulas ou qualquer outra coisa. O que o aluno realmente precisa é fixar os seus estudos na mente e ter a certeza de que realmente aprendeu a matéria.
Como fazer isso? Existem algumas práticas que facilitam esse trabalho. Por isso, preparamos 8 dicas de como memorizar o conteúdo para você mandar bem nas provas. Continue a leitura e confira!
1 – Prepare-se para ter um estudo de qualidade
Mais do que assistir a aulas, ler livros e resolver exercícios, para aprender com qualidade é preciso se concentrar. Isso só é possível quando estamos com o corpo, a mente e o ambiente preparados. Veja algumas dicas de como fazer isso:
Organize-se!
Ter um plano de estudos é importante para você conseguir estudar tudo em tempo hábil. Cumpra com o seu plano e com o cronograma para não acumular matérias e precisar correr com o conteúdo.
Cuide do seu corpo
Durma 8 horas por noite e tenha uma alimentação saudável. Antes de estudar, coma refeições leves para não ficar com sono. Tenha uma rotina de exercícios físicos para manter seu corpo ativo e estimulado.
Cuide da sua mente
Esqueça as preocupações do dia a dia e foque no momento, nos seus estudos.
Cuide do ambiente
Para conseguir se concentrar você precisa estudar em um local bem iluminado, limpo e organizado. Escolha um ambiente silencioso e sem distrações. Nada de estudar no sofá ou na cama, isso vai confundir o seu cérebro e você ficará com sono. Estude em uma mesa, onde é possível apoiar os livros, cadernos e notebook.
Evite distrações
Desative as notificações do celular, fique longe da TV e das redes sociais.
2 – Leia em voz alta
Ler é um processo muito importante do aprendizado, mas, se você deseja memorizar, a dica é ler em voz alta. Essa é uma técnica eficiente porque, segundo especialistas, o que ouvimos permanece por mais tempo na memória do que aquilo que vemos. Algumas pessoas, inclusive, gostam de gravar a própria narração para ouvir depois.
3 – Faça resumos
A segunda maneira muito eficiente de fixar a matéria na mente é fazer resumos. Isso envolve reler e analisar o que foi estudado, identificar as informações mais importantes, observar se realmente entendeu o que foi lido e escrever os principais pontos que podem ajudá-lo a relembrar a matéria em uma próxima revisão.
4 – Faça associações
Quando a matéria é mais complicada e difícil de resumir, encontre uma simplificação para ela. Você pode fazer a associação com algo do seu dia a dia ou usar siglas para decorar algum conteúdo.
Um exemplo é o famoso “Minha Vó, Traga Meu Jantar: Sopa, Uva, Nozes e Pão”. Se você observar, vai perceber que as iniciais são as mesmas da ordem dos planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
5 – Faça desenhos
Algumas informações ficam mais fáceis de serem visualizadas quando você dá outra cara para elas. Você pode criar gráficos, diagramas ou algum outro tipo de comunicação visual que facilite o seu entendimento e o ajude a se lembrar do conteúdo na hora da prova.
6 – Ensine outras pessoas
Quer testar se você realmente aprendeu o que estudou? Ensine outra pessoa. Pode ser um amigo, um familiar, um colega do cursinho pré-vestibular ou qualquer outra pessoa que esteja disposta a ajudar nessa tarefa. Se não encontrar ninguém, ensine a você mesmo. O importante é verbalizar aquilo que você estudou para forçar o seu cérebro a explicar com suas palavras o que entendeu da matéria.
7 – Faça exercícios e simulados
Uma das etapas mais importantes do aprendizado é a prática. Depois de ler e assistir às aulas é fundamental resolver exercícios. Assim, você relembra o conteúdo estudado e descobre seus pontos fracos, ou seja, se tem alguma parte da matéria que você precisa estudar mais.
Também é imprescindível fazer simulados para entender de que maneira aquele assunto pode cair nas questões do Enem e do vestibular.
8 – Faça pausas para deixar seu cérebro sempre ativo
Estudar bastante é fundamental para se destacar nas provas, mas o seu cérebro não vai conseguir se concentrar e usar sua capacidade máxima se estiver cansado. Por isso, faça pausas ao longo dos estudos. Quando perceber que está perdendo a atenção, pare e descanse por uns 15 minutos. Você vai perceber que, dessa forma, fica mais fácil memorizar o conteúdo.
Agora que você já tem na manga as principais dicas de como memorizar o conteúdo estudado, é só colocar em prática. Para ficar por dentro de diversos assuntos sobre Enem e vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos!