06/07/2021 Dicas para o vestibulando

Alimentos que dão energia para estudar

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Alimentos que dão energia para estudar

Que a alimentação é fundamental em nossas vidas não é segredo para ninguém. Mas, você sabia que existem alimentos que dão energia para estudar e que podem te ajudar a ter um bom desempenho?

É claro que, isoladamente, nenhum alimento fará com que um milagre aconteça. Contudo, se atentar à sua alimentação durante a fase de preparação para o Enem e o vestibular, e, também, no dia das provas, pode fazer a diferença.

Continue lendo para conhecer os principais alimentos que dão energia para os estudos!

10 Alimentos que dão energia para estudar

Como está a sua alimentação? Saiba que pensar apenas nos estudos e deixar de lado a sua saúde pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Afinal, para que a sua mente trabalhe bem, é preciso que o corpo também esteja funcionando em ordem.

Confira, a seguir, uma lista com os principais alimentos que dão energia para estudar e seus benefícios.

1. Frutas cítricas

As frutas cítricas já são conhecidas pelos seus benefícios à saúde devido à alta concentração de vitamina C. Por conterem também diversos tipos de flavonoides, estimulam a memória e o aprendizado. Consumir frutas cítricas na forma de sucos é uma ótima opção para obter esses benefícios e se refrescar no intervalo dos estudos.

2. Chocolate amargo

Assim como as frutas cítricas, o cacau também é rico em flavonoides, que são compostos ativos que possuem ação direta nas células. O consumo de alimentos com essa substância traz muitos benefícios ao cérebro. Contudo, lembre-se de que os benefícios estão no cacau e não no açúcar, por isso, prefira as versões amargas e com alta concentração da fruta.

3. Nozes

As nozes contêm nutrientes muito importantes para a saúde do cérebro, como zinco e vitamina E. São boas fontes de gordura, proteína e fibra. Além disso, como são fáceis de levar na bolsa e de consumir, são uma ótima opção de lanche. Apenas, claro, é preciso se atentar à quantidade para evitar excessos.

4. Ovos

Os ovos são um alimento multivitamínico, pois possuem uma grande variedade de nutrientes, com destaque para colina, vitamina B12 e selênio. Esses três, em especial, desempenham um papel muito importante para a saúde do cérebro, incluindo melhora na cognição, memória, além da função visual e mental.

5. Abacate

O abacate é um alimento bastante versátil, pode ser consumido puro, na forma de patê com torradas, na preparação do guacamole, batido com leite, são muitas as possibilidades. É uma excelente fonte de luteína, um carotenoide que traz muitos benefícios para a função cerebral.

6. Peixe

Os peixes são alimentos conhecidos quando o assunto é beneficiar a função cerebral, o que se deve principalmente à presença do ômega 3. Trata-se de um tipo de gordura boa que também traz outros benefícios à saúde, como auxiliar no controle do colesterol, prevenir doenças autoimunes, cardiovasculares, entre outros.

7. Beterraba

A beterraba é um alimento rico em nitratos, uma substância que o corpo converte em uma molécula chamada óxido nítrico. O óxido nítrico possui papéis muito importantes para a saúde, incluindo a comunicação adequada entre as células nervosas, aumento do fluxo sanguíneo e melhora da função cerebral.

8. Vegetais de cor verde, vermelho e laranja

Os vegetais, de maneira geral, são conhecidos pelos benefícios para a saúde. Em se tratando especialmente dos que possuem tonalidade verde, vermelha e laranja, seus benefícios estão ligados a uma melhora no desempenho mental. Alguns exemplos de alimentos com essas características são: pimentão, cenoura, brócolis, couve, espinafre, manjericão, ervilha, alho-poró e alface.

9. Café

O café é conhecido como um estimulante e, se consumido com moderação, pode trazer mais energia para os estudos. Seus benefícios incluem o estado de alerta, melhora no humor e na capacidade de concentração. Isso se deve a duas substâncias em especial, que são a cafeína e os antioxidantes.

Apenas lembre-se de evitar o excesso e, principalmente, não ingerir café a partir do final da tarde para não comprometer o sono. Afinal, o repouso possui um papel muito importante para o bom desempenho mental.

10. Chá verde

Assim como o café, o chá verde estimula a função cerebral, melhorando o estado de alerta, o desempenho, a memória e o foco. Outro benefício importante para os estudos é o relaxamento e a redução da ansiedade. Afinal de contas, sabemos o quanto estudantes que estão se preparando para provas importantes podem se sentir ansiosos, o que é capaz de prejudicar a concentração e, consequentemente, o desempenho.

E então, os alimentos da lista já fazem parte da sua alimentação? Vale destacar que essas dicas podem funcionar como um guia para fazer escolhas mais saudáveis em seu dia a dia. Entretanto, para obter informações mais aprofundadas, considerando as suas individualidades biológicas, é necessário consultar um nutricionista.

Gostou das dicas? Aproveite para navegar pelo blog do Hexag Medicina e conferir mais conteúdos informativos como este!

Retornar ao Blog