19/10/2020 Dicas para o vestibulando

Ansiedade antes da prova – Dicas para não se desesperar

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Ansiedade antes da prova – Dicas para não se desesperar

É extremamente natural se sentir nervoso antes de uma prova importante, principalmente quando ela pode definir o seu futuro. É o caso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do vestibular, que exigem muito tempo de preparação, dedicação e abdicação de uma série de coisas por um determinado tempo. 
 
Se você vai passar por isso vale a pena preparar a mente, o espírito e o corpo para uma onda de ansiedade que muito provavelmente irá sentir quando os exames estiverem se aproximando, e principalmente quando chegar a hora da prova.
 
O que é importante ficar atento em relação a este assunto é que você não pode deixar o nervosismo prejudicar o seu desempenho. Nada de se desesperar! Mas como controlar a ansiedade antes da prova? Sabemos que é difícil, por isso selecionamos algumas dicas para ajudar você a controlar as suas emoções e conseguir colocar toda a sua energia no mais importante. Continue a leitura e confira!

O que é ansiedade

Podemos caracterizar a ansiedade como uma tensão e preocupação excessiva e persistente com algo que é importante para o indivíduo, que pode colocá-lo em uma situação de exposição ou que tem um poder decisivo em sua vida. 
 
Essas situações podem causar sintomas mentais e físicos, como inquietação, dificuldade para se concentrar, pensamentos descontrolados, medo, irritabilidade, insônia, agitação, respiração ofegante, desconforto abdominal ou digestivo, aumento dos batimentos cardíacos, boca seca, suor, tremores nas mãos ou pernas, entre outros. 
 
Algumas pessoas podem sentir isso de maneira mais frequente e mais intensa que outras, por isso, é preciso compreender a sensação e saber como lidar com ela para não ser prejudicado em um momento importante e decisivo.

Ansiedade nos estudos

Um dos maiores medos dos estudantes que vão prestar Enem e vestibular é bater aquele branco e não lembrar do que estudaram na hora da prova. Afinal, foram longos períodos de preparação e muito conteúdo estudado. Essa pressão unida ao excesso de informações e o medo de ter um desempenho ruim mandam uma mensagem para o corpo do aluno considerando a situação uma ameaça, isso colabora para que apareçam os sintomas de ansiedade. 
 
O grande problema de deixar a ansiedade dominar é que, quando estamos ansiosos, fica muito mais difícil se concentrar no mais importante e lembrar do que foi estudado.

Dicas para controlar a ansiedade antes da prova

Falar sobre ansiedade é simples, mas aprender a controlar os sintomas não é fácil. É preciso exercitar a mente para que o medo não domine na hora da prova. Se essa é uma dificuldade sua, não precisa se desesperar. Com algumas atitudes simples é possível se preparar, acalmar o corpo, a mente, e colocar toda a sua energia no que mais importa. Confira as dicas abaixo!

Prepare-se o suficiente

Uma das coisas que vai deixar você mais tranquilo quando chegar a hora da prova é saber que fez todo o possível para obter o seu melhor desempenho neste momento. Não estamos falando sobre estudar 24 horas por dia e sete dias na semana, isso é exagero e pode prejudicar muito o seu resultado. 
 
O importante é cumprir com um planejamento de estudos, um cronograma que vai determinar horário para estudar, descansar, se exercitar e até mesmo se divertir. Além disso, esse plano deve abranger todo o conteúdo que você precisa estudar até a data das provas. 

Descanse um dia antes

Nada de tentar revisar todo o conteúdo de um ano de estudos em apenas um dia, e justo antes da prova. Você terá muito mais vantagem se usar este tempo para descansar, renovar as suas energias, se alimentar bem, fazer atividades que aliviam o estresse, entre outras coisas que vão ajudar você a se acalmar e se preparar para um dia estressante. 
 
É muito importante ir dormir cedo. Mesmo que o sono não venha, continue na cama e longe do celular. Tente esvaziar a mente, respirar fundo e relaxar, isso ajudará você a fazer a prova descansado e com o máximo de energia no dia seguinte. 

Deixe tudo organizado na véspera

No dia anterior, prepare tudo o que você precisa levar para a prova. Separe suas roupas, documentos, material, bolsa, alimentos, água, etc. Essa preparação ajuda a aliviar a ansiedade e também a não esquecer nada de importante. 

Controle a respiração

Mesmo fazendo de tudo para evitar a ansiedade, ela provavelmente irá aparecer na hora da prova. Por isso, lembre-se de respirar para se acalmar. Você pode inspirar lentamente e profundamente e expirar o dobro do tempo. Por exemplo, inspire por 5 segundos e expire por 10 segundos. Controlar a respiração vai ajudá-lo a pensar melhor e se concentrar no mais importante.
 
Agora você já sabe algumas atitudes que podem ajudá-lo a controlar a ansiedade antes da prova. Se quiser ler mais conteúdos sobre Enem e vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos!

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