06/01/2022 Dicas para o vestibulando

Carreiras para quem quer trabalhar na área ambiental

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Carreiras para quem quer trabalhar na área ambiental

A área ambiental tem atraído cada vez mais o interesse de jovens que desejam construir uma carreira sólida e ajudar a preservar as condições de vida para as próximas gerações. No artigo a seguir iremos apresentar algumas das principais carreiras para quem deseja atuar nessa área com sucesso e reconhecimento.

Carreiras na área ambiental: escolha uma para o seu futuro

A engenharia ambiental é uma das profissões mais lembradas quando o assunto é meio ambiente. Os profissionais formados neste curso são preparados para atuar no controle e recuperação de ambientes rurais e das cidades. Também tem como foco a conservação do solo, da água e do ar. Cabe ainda ao engenheiro ambiental elaborar projetos de barragens e programas de gerenciamento de resíduos.

Outra engenharia que tem destaque entre os interessados pela área ambiental é a engenheira florestal. O engenheiro florestal atua na fiscalização e manejo de florestas, desenvolvendo tecnologias e produtos voltados para essa área. Projetos de preservação também são da alçada dessa engenharia. 

Além das engenharias, há um amplo leque de possibilidades para quem deseja trabalhar na área ambiental. Ressaltamos que as principais organizações relacionadas às causas ambientais, como o Greenpeace, The Nature Conservancy e WWWF-Brasil, contam com profissionais de diferentes áreas. 

Profissionais de recursos humanos, jornalismo, contabilidade, administração, economia entre outros são essenciais para o bom funcionamento e alcance da mensagem dessas instituições. O ativismo ambiental se estende muito além de pessoas protestando, há uma grande estrutura por trás que depende justamente de profissionais qualificados

Sendo assim, é importante considerar qual é a profissão que mais está alinhada com o seu perfil. Será que essa carreira escolhida pode ajudar de alguma forma a causa ambiental? Tendo pensado a esse respeito e chegado à conclusão de que deseja algo com foco nas questões diretamente relacionadas à natureza, vale a pena conferir a lista abaixo. 

A seguir iremos falar um pouco mais sobre carreiras de atuação na área ambiental e como é possível se estabelecer nelas. Tem opções para diferentes tipos de afinidade com o meio ambiente, inclusive alternativas para quem deseja alinhar o bom caminhar do campo com o meio ambiente. 

Gestão Ambiental

O profissional que escolhe seguir a carreira de gestor ambiental se qualifica para garantir a preservação da natureza e da biodiversidade, além de implementar processos produtivos comercialmente sustentáveis. A base de preparação para atuar nessa área conta com disciplinas de gestão de recursos energéticos, ecologia e química ambiental.

Há opções de curso superior tecnológico (com duração média de dois anos) ou bacharelado (quatro anos). O formado pode pleitear cargos em indústrias, ONGs, propriedades rurais e no governo. 

Ciências Biológicas

O foco desse curso é ensinar a respeito do surgimento e desenvolvimento de diferentes formas de vida em nosso planeta. Dentre as aulas que o estudante desse curso terá estão botânica e zoologia. Os formados nesse curso podem optar por atuar em jardins botânicos, zoológicos, pesquisa científica, educação, entre outros. O curso tem duração de quatro anos. 

Oceanografia

Trata-se do curso focado em mares, lagos, rios e águas costeiras. Os profissionais dessa área são qualificados a respeito de saneamento, preservação ambiental e gerenciamento do uso de recursos naturais. Uma das funções para as quais os oceanógrafos são preparados é a de elaborar relatórios de impacto ambiental nesses ecossistemas

Quem se forma em oceanografia pode optar por trabalhar diretamente em contato com a natureza. Pode realizar a coleta de amostras para análise laboratorial ou ainda fazer mapeamentos do fundo dos oceanos. 

Geologia

Trata-se do estudo de temas sobre cartografia, hidrologia, climatologia, álgebra e exploração de depósitos minerais. Profissionais de geologia podem atuar realizando levantamentos sobre a constituição do solo em áreas onde serão construídas represas ou estradas

 Também podem realizar pesquisas a respeito de fenômenos sísmicos e térmicos e investigar a localização de áreas de exploração do petróleo e do gás natural.

Agronomia

Nesse curso o estudante terá contato com diferentes áreas, como o preparo e cultivo do solo, criação de rebanhos e controle de pragas. É interessante que os estudantes de agronomia tenham afinidade com animais, plantas e o ambiente rural como um todo.

O curso tem duração média de 5 anos, dentre as disciplinas estão defesa sanitária, zootecnia, técnicas de produtividade agropecuária e produção de biocombustíveis. Esse profissional pode atuar no desenvolvimento da alimentação e reprodução de rebanhos, no preparo do solo para cultivo, processos de colheita e armazenamento de alimentos. 

Biotecnologia

Curso direcionado para a capacitação de indivíduos para a área de pesquisa de novos tipos de plantas observando a sua resistência. Também são áreas de conhecimento o melhoramento genético das plantas, controle de micro-organismos e melhorias do solo.

Nesse curso os estudantes têm aulas de bioquímica e microbiologia. Biotécnicos podem pleitear uma vaga de trabalho em empresas farmacêuticas, indústrias alimentícias e ONGs.

Gostou de conhecer mais opções de carreiras na área ambiental? Qual delas tem mais a ver com os seus interesses e objetivos?

Retornar ao Blog