24/10/2020 Dicas para o vestibulando

Como ler melhor? Dicas para ser um leitor mais produtivo

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Como ler melhor? Dicas para ser um leitor mais produtivo

Com vídeos na internet, podcasts, televisão, tablet, entre outros recursos digitais e tecnológicos, é comum termos cada vez menos tempo – e vontade – de ler. No entanto, todo estudante que vai prestar Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular precisa mergulhar na leitura de diferentes conteúdos. Ainda falando em tempo, se tratando de um vestibulando é preciso considerar também sua agenda cheia de aulas, prática de exercícios, revisões e simulados. 
 
Diante desses desafios, é importante entender que, mais do que ler bastante, é necessário ler com qualidade. Não adianta ser rápido na leitura e não absorver o conteúdo. Se você está preocupado em saber se está sendo produtivo nessa tarefa, fique tranquilo. Neste artigo, daremos oito dicas de como ler melhor. Continue e confira!

8 dicas de como ler melhor

Algumas técnicas simples podem ajudar você a ter uma leitura mais produtiva e, dessa forma, aprender e memorizar o conteúdo com mais facilidade. Veja só!

1- Escolha um ambiente adequado

A primeira coisa que você precisa fazer é ter certeza de que o local escolhido para fazer a leitura tem as condições ideais que favoreçam o seu foco e concentração. Fique longe da TV, do celular, mídias sociais, entre outras distrações que podem tirar a sua atenção do objetivo principal: sua leitura. Além disso, escolha um ambiente confortável, mas não o suficiente para dar sono ou preguiça, ou seja, nada de ler na cama ou no sofá. 

2- Pesquise sobre o tema antes de ler

Algo que pode ajudar você a entender melhor o conteúdo e ler mais rapidamente é fazer uma breve pesquisa sobre o assunto antes de iniciar uma leitura mais densa e extensa sobre ele. Isso vai preparar a sua mente para o que está por vir e facilitará o seu entendimento sobre o tema. Você pode optar por fazer uma pesquisa na internet, ler a introdução ou resumos, por exemplo.

3- Faça perguntas ao longo da leitura

Uma maneira de identificar se você está realmente aprendendo o que está lendo é fazer perguntas a si mesmo durante a leitura e se esforçar para responder com as suas palavras. Ao fazer isso, você precisará refletir sobre o que leu e fazer conexões em sua mente para conseguir explicar sobre o tema. Além disso, vai criar links em seu cérebro para que, no futuro, possa se lembrar do que aprendeu. 

4- Anote os pontos mais importantes

É impossível reter 100% das informações de uma leitura. Por isso, algo que pode ajudar você a se lembrar dos itens mais importantes e até memorizar é fazer anotações. Sempre que retomar à leitura, tenha à mão o mesmo caderno de notas para reunir em um só lugar todos os seus pensamentos e os tópicos relevantes sobre aquele assunto. 

5- Converse com outras pessoas sobre o que leu

Essa é uma forma excelente de gravar na mente o que você acabou de aprender. Podemos até dizer que conversar com alguém sobre algo que você leu é colocar em prática a sua leitura, e como vestibulando você sabe que a melhor maneira de aprender é praticando, certo? Por isso, fale com seus colegas de escola, de cursinho, com familiares e qualquer pessoa que estiver disposta a ouvir você sobre o assunto estudado. 

6- Utilize técnicas de leitura

Você também pode optar por técnicas de leitura, como o scanning, na qual o leitor busca identificar as palavras-chave do texto antes de iniciar a leitura para compreender melhor o assunto que será abordado. Você provavelmente irá encontrar substantivos que têm grande importância para o contexto e, então, a partir dessa palavra você lê o que vem em seguida. Assim, você já fica por dentro dos detalhes do assunto.

7- Faça resumos

Uma das maneiras de garantir que você conseguiu absorver todo o conteúdo que acabou de ler é fazendo resumos. O ideal é usar suas próprias palavras e copiar apenas itens que não podem ser modificados, como nomes próprios, datas, eventos, etc. Assim, você aprende melhor e consegue até mesmo memorizar informações relevantes com mais facilidade. Se não quiser escrever, você ainda tem a opção de gravar um áudio contando para si mesmo – ou para outra pessoa, se preferir – o que entendeu do assunto.

8- Respeite o seu tempo 

Como vestibulando é natural querer ler o máximo possível em um dia, mas tome cuidado para não exagerar na quantidade e acabar tendo menos qualidade na sua leitura. Nosso cérebro precisa de descanso para conseguir aprender e memorizar. Se você não fizer pausas e não dormir o suficiente, terá um desempenho muito inferior. Por isso, cuide de sua saúde, sua alimentação e reserve momentos para descansar. 
 
Agora que você já sabe como ler melhor e de uma maneira mais produtiva, é hora de colocar em prática para não esquecer tudo o que aprendeu. Se quiser ver mais dicas e conteúdos sobre Enem e vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos.

Retornar ao Blog