23/08/2021 Dicas para o vestibulando

Entenda a importância de estudar matérias básicas para a faculdade

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Entenda a importância de estudar matérias básicas para a faculdade

Você, às vezes, se pergunta por que estudar matérias básicas para entrar na faculdade de medicina? Se sim, vale a pena continuar a leitura deste artigo em que falaremos sobre a relevância desses conhecimentos para ter sucesso na sua vida de estudante universitário. Não subestime o poder que as disciplinas escolares têm na construção do seu futuro.

Por que é importante estudar matérias básicas para entrar no curso de medicina?

Antes de qualquer coisa, é válido lembrar que as matérias básicas são cobradas nos vestibulares e no Enem. Logo, é necessário ter amplo conhecimento sobre essas disciplinas para conseguir uma boa nota e ingressar em um dos cursos mais concorridos de diversos processos seletivos. Geralmente, os candidatos de medicina apresentam nota de corte alta, ou seja, têm bom desempenho em todas as disciplinas e na redação.

No entanto, a relevância das matérias básicas vai além de somente conseguir uma boa nota no vestibular. Os estudantes que ingressam no ensino superior devem estar devidamente preparados para a faculdade. Isso significa ter boa capacidade de interpretação e produção de texto, saber fazer contas básicas e ter o mínimo conhecimento a respeito da história do país e de sua profissão.

Estudantes que chegam ao ensino superior sem esses conhecimentos básicos têm grande dificuldade de acompanhar o ritmo de aprendizagem. Os trabalhos e leituras da graduação e da pós-graduação tendem a ser bem mais complexos, demandando algum conhecimento prévio básico. Além disso, não podemos deixar de mencionar que boa parte dos conteúdos aprendidos na escola nos preparam para a vida prática.

Matérias básicas: como elas podem ajudar no curso de medicina?

Embora algumas matérias básicas estejam mais presentes dentro do curso de medicina do que outras, todas têm grande relevância para os futuros médicos. Confira, a seguir, como essas matérias poderão ajudá-lo na faculdade. É um ótimo incentivo para se dedicar ainda mais aos estudos para o vestibular!

Português

O conhecimento da língua portuguesa é muito importante para a formação de um médico. O profissional da área de saúde deve ter uma boa e efetiva comunicação com seus pares e seus pacientes.

Os textos e livros que devem ser lidos no decorrer da faculdade de medicina são bastante complexos, de maneira que conhecer a língua é imprescindível. Fica a dica, ainda, de que entender a estrutura das palavras simplifica o entendimento dos seus significados.

História

Conhecer a história do seu país e do mundo ajuda a entender acontecimentos atuais. Por exemplo, quem estudou a pandemia de gripe espanhola de 1917, consegue traçar alguns paralelos com a pandemia de Covid-19 de 2019. Também é possível entender como a medicina evoluiu desde a Antiguidade até os dias de hoje.

Geografia

Uma disciplina fundamental para quem deseja trabalhar como médico. Para profissionais de saúde, conhecer e saber interpretar dados demográficos é fundamental para saber como oferecer o melhor atendimento para seus pacientes.

Imagine que, no futuro, você trabalhará em um posto de saúde, é essencial saber quais são os dados demográficos da região que atende para compreender as necessidades da população local.

Se o posto está em uma área em que não há saneamento básico, por exemplo, pode ser válido começar a investigar se pacientes com sintomas genéricos não estão com parasitoses. A junção dos dados observados junto aos pacientes e do contexto é imprescindível para chegar a conclusões.

Matemática

Saber fazer cálculos básicos é essencial para quem quer ser médico, afinal, é importante entender como calcular dosagens de remédios para diferentes pacientes. A matemática é relevante para a vida prática cotidiana.

Física

Uma disciplina bastante presente no curso de medicina, em especial no que diz respeito a exames de imagem e radioterapia. O conhecimento de física permite que o estudante de medicina esteja mais bem preparado para indicar exames e tratamentos para seus futuros pacientes.

Química

Também é uma disciplina bastante presente no curso de medicina, o ideal é que os estudantes ingressem na universidade com bons conhecimentos de química para terem facilidade em disciplinas da graduação. A química faz parte da compreensão do ser humano e suas enfermidades.

Biologia

Uma das bases do curso de medicina, a biologia permite conhecer mais profundamente o corpo humano e eventuais problemas que podem desordenar a saúde do indivíduo. Ingressar no curso sem ter conhecimentos básicos dessa disciplina dificultará consideravelmente seu aprendizado.

Redação

Ao longo da faculdade de medicina, será necessário entregar trabalhos, relatórios e artigos. Para concluir a sua formação também será necessário fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Dessa forma, ter uma boa redação te ajudará a estar mais preparado para os desafios da vida universitária. Médicos devem ter boa expressão escrita para que possam dividir seus conhecimentos com o mundo através de artigos.

Gostou dessas dicas de como estudar matérias básicas para a faculdade? Navegue pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais conteúdos informativos como este!

Retornar ao Blog