30/09/2021 Dicas para o vestibulando

Habilidades socioemocionais ajudam a enfrentar desafios do vestibular

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Habilidades socioemocionais ajudam a enfrentar desafios do vestibular

Para se manter centrado durante todo o processo de preparação para o vestibular e para a prova, é importante contar com certas habilidades socioemocionais desenvolvidas. Essas habilidades, quando bem trabalhadas, contribuem para que os estudantes tenham mais tranquilidade e resiliência para enfrentar as dificuldades. Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

Habilidades socioemocionais: como elas te ajudam a enfrentar os desafios do vestibular?

Preparar-se para os vestibulares mais concorridos e para o Enem não é nada fácil e para ter um bom desempenho nesse processo é essencial ter equilíbrio emocional. A seguir iremos falar um pouco mais sobre as principais habilidades socioemocionais para quem está na disputa por uma vaga no ensino superior. 

1. Habilidade de engajamento com os outros

A habilidade de engajamento com os outros diz respeito à forma como nos relacionamos com as pessoas à nossa volta. Consiste em ter a intenção e a ação de construir uma relação verdadeira e positiva, também se refere à capacidade de se dedicar a essa relação. Essa habilidade demonstra nossa capacidade de relacionamento interpessoal. 

Como desenvolver a habilidade de engajamento com outros

Essa habilidade pode ser desenvolvida através da observação de alguns pilares como:

Iniciativa social

Significa se disponibilizar para se conectar com o outro. É importante ser capaz de começar, manter e finalizar uma conversa de maneira cordial e educada. 

Clareza

Expressar ideias e pontos de vista com clareza é essencial para estabelecer uma relação tranquila e confortável com os demais. Essa característica é determinante para construir boas relações, tanto quando se precisa exprimir sentimentos negativos quanto positivos. 

Entusiasmo

O entusiasmo se refere a estabelecer relações genuínas com os demais e consigo mesmo. Estar inteiro e se dedicar às atividades com as quais se compromete é fundamental.

A habilidade de engajamento com os outros ajuda o candidato a pedir e receber auxílio de outras pessoas durante o processo de preparo. 

2. Habilidade de ser amável

A amabilidade é muito importante, não somente durante a preparação para o vestibular, mas também ao longo da vida. Essa habilidade se refere a entender as suas histórias e as histórias dos outros. Colocar-se no lugar do outro é necessário em diversas circunstâncias da vida.

São três as competências que estruturam a habilidade de ser amável: 

Empatia

Ser empático diz respeito a se colocar no lugar do outro de maneira a entender o que ele está sentindo, tomando por base a sua cultura e a sua história de vida. 

Respeito

É a competência de saber olhar o outro como um reflexo de nós mesmos. A partir do momento em que vemos todos como iguais, temos facilidade em lhes dar um tratamento respeitoso e digno. 

Confiança

Tal competência ajuda a acreditar nos outros por meio da compreensão. Com confiança é mais fácil entender porque algo deu errado nas relações que mantemos em nosso dia a dia. 

O desenvolvimento da habilidade de ser amável é crucial para potencializar a confiança em si mesmo e nas pessoas à sua volta. Ainda que as coisas não saiam como você esperava, é possível se manter seguindo em frente. Com amabilidade a tendência é nos tornarmos pessoas melhores e mais respeitosas com nossos professores e colegas. 

3. Habilidade de Resiliência Emocional

Na Física, o conceito de resiliência se refere à capacidade que alguns corpos possuem de serem tensionados e retornarem à sua forma original sem apresentar nenhum tipo de deformação permanente. Um bom exemplo é o de uma árvore alta e fina que é balançada por um vento forte, mas que retorna para seu estado original quando para de ventar.

Dessa forma, a resiliência emocional diz respeito a ser capaz de passar pelas adversidades sem perder o foco e aprendendo o que cada situação pode ensinar. As competências essenciais para desenvolver essa habilidade incluem: 

Ser tolerante ao estresse 

Certamente você já se viu tomado por uma sensação de pavor pela antecipação de algo ruim que pode vir a acontecer. Quando sofremos desgastes emocionais ou enxergamos riscos potenciais, é natural experimentar esse sentimento. Um indivíduo tolerante ao estresse é aquele que desenvolve ferramentas e instrumentos para lidar melhor com as situações. 

Ser tolerante à frustração

Pessoas que não sabem lidar com a frustração tendem a se perder de seus objetivos ao longo do caminho. Uma pessoa tolerante à frustração consegue desenvolver estratégias pessoais eficientes para lidar com esse sentimento. 

Autoconfiança

Ser autoconfiante é acreditar que aquilo com que sonhamos pode se realizar, mesmo que haja algumas dificuldades no caminho. Quando se tem confiança em si mesmo é mais fácil superar as falhas e ter foco nos resultados. 

Candidatos resilientes emocionalmente conseguem se dedicar com mais profundidade à sua preparação. Os obstáculos eventuais são superados sem ansiedade e sem grandes dificuldades. Inclusive, é uma forma de se preparar para uma eventual decepção momentânea que pode se transformar na aprovação amanhã. 

Com essas habilidades socioemocionais você conseguirá melhorar seu desempenho no vestibular! Navegue pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais dicas e posts informativos!

Retornar ao Blog