05/10/2020 Dicas para o vestibulando

Matéria acumulada, e agora?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Matéria acumulada, e agora?

Você fez um cronograma de estudos e estava dando tudo certo, até que um dia as coisas não saíram como o planejado e você ficou com matéria acumulada. A pergunta que vem na mente é: “e agora, o que fazer?”. 
 
Primeiro, entenda que esse tipo de problema é completamente normal na vida dos estudantes. Mesmo os alunos mais organizados e disciplinados acabam saindo do prazo de vez em quando. Então, não se sinta culpado por isso. 
 
Também não adianta se desesperar. Com calma e planejamento é possível colocar a matéria em dia. Quer saber como fazer isso? Neste artigo, preparamos 7 dicas para recuperar o tempo perdido e acabar com a matéria acumulada. Confira!

Por que a matéria acumula?

Antes de partir para a parte prática, é muito importante entender o que aconteceu com o seu planejamento para evitar que ele saia do controle novamente.
 
Na maioria das situações, tem muito a ver com os imprevistos do dia a dia e situações urgentes que precisamos resolver. Pode ser que você ou alguém da sua família fique doente; pode acontecer algum problema relacionado aos meios de transporte que atrasam a sua rotina; você pode ter recebido muito trabalho aquela semana e não conseguiu dar conta de tudo; e mais uma série de situações e necessidades impossíveis de serem previstas e planejadas. 
 
Também pode ter a ver com a falta de gerenciamento de tempo ou de conteúdo. Às vezes, é culpa da procrastinação. Ou então, o seu planejamento pode não ser compatível com o tempo disponível. 

Dicas para colocar a matéria acumulada em dia

Agora que você já sabe o que pode ter causado o acúmulo de matéria, é hora de colocar em prática um planejamento que vai ajudar a recuperar o tempo perdido e voltar para o seu cronograma de estudos. Confira abaixo 7 dicas!

1- Não deixe de estudar a matéria nova

A primeira coisa a fazer é continuar estudando a matéria nova para que ela não se acumule. Se você começar a estudar só o que ficou para trás, vai só trocar um problema por outro. Isso pode ser uma grande armadilha e acabar atrapalhando todo o seu cronograma. O ideal é estudar em paralelo o conteúdo atrasado e a matéria atual.

2- Entenda o que está atrasado

Você precisa reunir todo o conteúdo que deveria ter estudado e não estudou para entender o quanto está atrasado. Depois, analise o que realmente precisa colocar em dia e o que vale a pena deixar para trás, caso não tenha tempo hábil para estudar este conteúdo e o novo. Por exemplo, talvez não dê para fazer a revisão desejada ou todos os exercícios que você planejou lá no início. 

3- Reavalie o seu cronograma

Se você percebeu que o seu planejamento não está de acordo com o seu tempo para os estudos e que esse foi um dos motivos para você acumular a matéria, vale a pena rever o seu cronograma e a sua rotina para colocar uma meta alcançável por dia. 
 
Além disso, será necessário readequar a sua agenda de estudos para acrescentar a matéria que ficou atrasada. Neste caso, vale lembrar que é importante avaliar o que realmente é necessário estudar. O importante é montar uma rotina que consiga ser cumprida. 

4- Monte seu novo plano de estudos

Agora que você já sabe qual conteúdo deve ser estudado e quanto tempo você tem para fazer isso, é necessário montar um novo plano de estudos, reunindo o que ficou para trás e o que você deve estudar deste dia em diante. 

5- Cuidado para não se sobrecarregar

Não adianta fazer um novo plano de estudos que não seja possível de ser realizado. O importante é usar o tempo da melhor maneira para não sobrecarregar você. Por exemplo, se o tempo que você vai ter para estudar o conteúdo atrasado é de 30 minutos por dia, não tente fazer mais que isso. O tempo de descanso também é muito importante para ajudar o seu cérebro a aprender de verdade. Por isso, separe tempo para comer bem e dormir o suficiente.

6- Escolha bem o seu ambiente de estudos

Para maximizar os resultados do seu estudo, o ambiente precisa colaborar com o seu foco e concentração na tarefa. Por isso, escolha um local bem iluminado e silencioso para realizar os estudos. Jamais estude na cama ou no sofá para não ficar com sono.  

7- Tenha sempre em mente o seu objetivo

Entrar em uma boa universidade não é fácil, exige muita dedicação e disciplina nos estudos. Então, é essencial ter sempre em mente o seu objetivo para se manter motivado e focado. No fim, você vai perceber que tudo valeu a pena. 
 
Agora você já sabe o que fazer quando estiver com matéria acumulada. Gostou das dicas? Para saber mais sobre Enem e vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos. 

Retornar ao Blog