29/10/2021 Dicas para o vestibulando

Normas ABNT: como formatar trabalhos acadêmicos e dicas

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Normas ABNT: como formatar trabalhos acadêmicos e dicas

As Normas ABNT existem para a padronização de trabalhos de caráter científico e tecnológico. Servem para guiar tanto o formato de redação de projetos acadêmicos quanto qualquer tipo de produção científica. O órgão responsável pela definição desse padrão é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Continue lendo para saber mais sobre como funciona a formatação de trabalhos acadêmicos.

Normas ABNT: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais

A padronização de processos é importante para garantir que um determinado conhecimento possa ser aprendido e ensinado por qualquer pessoa. A seguir explicaremos qual é a sequência de elementos que compõem um trabalho acadêmico de acordo com as regras ABNT.

1. Elementos pré-textuais 

Trabalhos acadêmicos formatos de acordo com as normas ABNT devem contar com os seguintes elementos pré-textuais obrigatórios: capa; folha de rosto; resumo e sumário.

Também são categorizados como elementos pré-textuais, mas não obrigatórios: dedicatória, agradecimentos, epígrafe, abstract (apresentação ou resumo) e lista (de siglas, tabelas ou ilustrações). Os itens pré-textuais são contados, no entanto, as suas páginas não devem ser numeradas. 

2. Elementos textuais

Após os elementos pré-textuais, tem início o conteúdo, propriamente dito, do trabalho. Fazem parte desse grupo de elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Entenda melhor no que consiste cada elemento textual.

Introdução

A introdução serve para o autor esclarecer o tema que está abordando no seu estudo, ou seja, apresentar ao leitor o assunto. 

Desenvolvimento

No desenvolvimento são apresentados todos os elementos que fazem parte do trabalho como objetivos geral e específicos, metodologia empregada, pesquisas e referências. 

Conclusão

A conclusão é a parte do texto em que o autor apresenta seu ponto de vista a respeito do estudo. 

3. Elementos pós-textuais

Na categoria de elementos pós-textuais incluímos: bibliografia e anexos e apêndices.

Normas ABNT: formatação

Um dos principais elementos das regras da ABNT é a formatação. O estudante deve ficar atento à escolha da fonte, uso de margens, estruturação de tópicos e espaçamento entre as frases.

De maneira geral, todas as normas de formatação são exigidas em monografias e TCCs. Confira abaixo quais são os parâmetros a serem adotados no Microsoft Word e Google Docs. 

1. Margens 

As margens esquerda e superior devem ter 3 cm. As margens direita e inferior devem ter 2 cm. 

2. Fonte

As duas opções de fontes são: Arial ou Times New Roman. Para o texto o tamanho da fonte deve ser 12. Para títulos, a fonte deve ter tamanho 14 e deve estar em negrito. Para citações e notas de rodapé o tamanho da fonte é 10. A cor da fonte deve ser preta em todo o trabalho acadêmico.

3. Formatação do texto

O texto deve ser justificado com espaçamento de 1,5. Já no caso de citação longa, o espaçamento deve ser de 1,0. O parágrafo deve ser de 1,25. 

4. Formatação da capa na ABNT (NBR 14724)

Deve estar na capa do trabalho as seguintes informações: nome da instituição de ensino, curso, autor do trabalho, título do trabalho, cidade e ano. 

5. Paginação

De acordo com as normas ABNT (NBR 14724) todas as páginas deverão ser contadas, no entanto, somente devem ser numeradas as aquelas em que há elementos textuais. A numeração deve ser aplicada no canto superior direito, use algarismos arábicos.

6. Sumário

No sumário devem constar somente os títulos e subtítulos dos elementos textuais. Observe que todo capítulo deve ser iniciado em uma página nova. No sumário os capítulos deverão aparecer em negrito e em caixa alta. 

Os subtítulos, por sua vez, deverão ser adicionados em fonte normal. Fique atento que a fonte deve ser idêntica a aquela utilizada nas seções. No caso de um subtítulo ser escrito com letras maiúsculas e minúsculas, deverá ser adicionado da mesma maneira no sumário.

7. Organização de citações e referências na ABNT (NBR 6023)

De acordo com a ABNT a função da NBR 6023:2018 é determinar quais os elementos que devem ser incluídos nas referências. As fontes usadas na pesquisa devem ser apresentadas em lista no fim do trabalho. É necessário que a referência esteja devidamente identificada, contando com alguns itens obrigatórios: autor, título da obra, edição, cidade e data de publicação.

8. Notas de rodapé (de referência ou explicativa)

Essas notas têm como função indicar uma informação apresentada no texto, podem ter caráter de referência ou explicativo. As de referência são aquelas que constam no rodapé do texto. São utilizadas quando há necessidade de explicar alguma palavra estrangeira ou mesmo referenciar um autor. 

Por sua vez, as notas explicativas são aquelas utilizadas para fazer comentários, complementar o texto ou para observações do autor. Podem ser usadas também para a referência de dados mais informais, como aqueles obtidos através de comunicação pessoal ou de trabalhos não publicados. 

9. Citação direta e citação indireta

Quando se faz menção a uma informação gerada por outra fonte, é imprescindível atribuir os créditos ao autor da informação. Esse procedimento recebe o nome de citação. As citações podem ser diretas ou indiretas.

Citações diretas

Nesse caso, o texto original é transcrito. Quando o trecho em questão tem até três linhas, pode ser transcrito usando aspas e mantendo o formato do restante do texto. Quando tem mais de três linhas, é necessário que seja feita com um recuo de 4 cm em relação ao texto e sem o uso de aspas. 

Citações indiretas

Nesse caso, a ideia central da fonte é apresentada no texto, mas não se faz uma transcrição efetivamente. Também é necessário conceder os créditos para o autor. 

10. Referências bibliográficas

A bibliografia é obrigatória em trabalhos de acordo com as normas ABNT. Todas as fontes de pesquisa do trabalho devem ser descritas, podem ser livros e sites. Nesse tipo de trabalho também é possível ter anexos e apêndices, elementos que servem para complementar argumentos usados pelo autor. Podem ser relatórios, entrevistas, mapas, leis, entre outros. 

O uso de normas ABNT se torna mais simples com o passar do tempo e experiência! 

Retornar ao Blog