Início / Blog / Dicas para o vestibulando / O que é e como funciona a nota de corte

O que é e como funciona a nota de corte

Responsive Image

Todo vestibular, programa de bolsas ou de financiamento estudantil estabelecem critérios para selecionar os candidatos. Um dos mais usados é a nota de corte. Se você é novo no mundo dos vestibulandos e ainda não sabe o significado deste conceito, fique tranquilo. Neste artigo vamos explicar o que é e como funciona a nota de corte.
 
Vale a pena ficar atento a este tema principalmente porque, ao identificar qual é o desempenho mínimo, você já sabe onde precisa chegar para conseguir uma vaga na universidade, ou até mesmo conseguir bolsas, créditos ou descontos. Continue a leitura e confira!

Entenda como funciona nota de corte

A nota de corte é a nota mínima que um candidato precisa alcançar em um processo seletivo para ser aprovado. Em alguns vestibulares, esse valor pode ser usado para classificar os estudantes para a segunda fase do processo seletivo. O que define essa nota é o valor mínimo atingido pelo último candidato aprovado, ou seja, aquele que passou na prova com a menor nota. Por isso, esse número muda de acordo com o curso e a instituição. 
 
Para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo. Supondo que uma universidade possui 50 vagas para determinado curso e 100 pessoas prestam o vestibular para aquelas vagas, somente os 50 candidatos que tiverem a melhor pontuação serão aprovados. Neste caso, a nota de corte será aquela que foi alcançada pelo último candidato selecionado. 

Como usar a nota de corte na sua preparação

Quando você sabe a nota de corte dos cursos e das universidades que gostaria de se candidatar, fica mais fácil entender como deve ser o nível da sua preparação. Os cursos mais concorridos, como medicina e direito, têm notas de corte mais altas. Então, se você se interessa por alguns deles, já sabe que precisa acertar muito mais questões do que um curso menos procurado.
 
O ideal é se esforçar para ir além e conseguir uma pontuação maior do que a nota de corte, o que dá mais garantia de conseguir a sua tão esperada aprovação. Afinal, não tem como saber exatamente qual será a nota de corte do ano em que você irá prestar o vestibular. 

Principais nota de corte para entrar na universidade

Entender a nota de corte do vestibular que você irá prestar é fundamental para se preparar da maneira correta para o processo seletivo. Além disso, existem outras situações em que saber da nota de corte pode ajudar você a conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Confira abaixo.

Nota de corte do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é muito procurado por oferecer vagas nas universidades públicas de todo o Brasil. A classificação dos estudantes é feita de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. 
 
Quando o candidato se inscreve na plataforma, ele consegue acompanhar a nota de corte do curso de interesse e comparar com a sua própria nota obtida no exame. Assim, é possível entender como está a procura por aquela vaga e se a sua nota é suficiente para ser aprovado.
 
No entanto, ter uma boa pontuação não é garantia de que o estudante conseguirá a vaga, já que os candidatos podem mudar de opção de vaga até o último momento de inscrições abertas. Por isso, até o último minuto a nota de corte pode mudar. O valor final é revelado após o encerramento do processo.
 
O mais interessante no Sisu é essa possibilidade de mudar de curso enquanto as inscrições não fecham. Isso permite ao estudante analisar suas possibilidades e optar por aquela que mais o favorece.
 
Para participar é preciso ter feito a última edição do Enem e ter tirado mais do que zero na redação. O processo seletivo ocorre duas vezes por ano, em janeiro (logo após a divulgação do resultado do Enem) e no meio do ano.

Nota de corte do Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) também é muito procurado por oferecer bolsas de estudo a pessoas de baixa renda em instituições particulares de todo o Brasil. Para concorrer, é preciso cumprir com os requisitos de escolaridade e renda, ter feito a edição mais recente do Enem e ter tirado pelo menos 450 pontos, sendo que não pode ter zerado na redação.
 
Depois de cumprir com todos os requisitos, o candidato precisa alcançar a nota de corte para receber a bolsa em uma faculdade. A regra se aplica igual aos outros processos seletivos, os cursos mais procurados têm pontuação mais alta, enquanto vagas menos concorridas precisam de notas mais baixas.
 
As inscrições para o ProUni são gratuitas e ocorrem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.
 
Agora você já sabe como funciona a nota de corte e qual é a importância dela para a sua preparação. Se quiser saber mais sobre Enem e vestibular, confira os outros artigos no Blog do Hexag Medicina.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami