Como evitar a procrastinação nos estudos para o vestibular?
A procrastinação nos estudos é uma das grandes vilãs na rotina de quem está se preparando para o Enem e vestibulares. Muitos estudantes iniciam o dia preparados para estudar, mas acabam se distraindo das suas tarefas e quando percebem não fizeram quase nada. Continue lendo e confira dicas para deixar de procrastinar.
Procrastinação nos estudos: a vilã da produtividade
Provavelmente já aconteceu com você aquele dia que tinha tudo para ser bastante produtivo e no fim das contas não resultou em nada. Você acorda pensando que vai estudar e revistar diversos conteúdos, mas primeiro decide levar seu pet para passear. Na volta, dá aquela conferida nas redes sociais e assiste uma série.
Outras atividades pessoais podem surgir ao longo do dia e quando a noite chega você se dá conta de que não produziu nada. O adiamento de afazeres importantes é o que chamamos de procrastinação, uma das principais inimigas de quem está se preparando para o vestibular.
O que é procrastinação?
A procrastinação é o ato de adiar, ou seja, deixar para depois, a resolução de um problema ou a realização de uma atividade. Uma pessoa de natureza procrastinadora sempre colocará outras atividades à frente do que realmente precisa fazer. A obrigação ficará sempre para depois, o que pode criar grandes atrasos no cronograma de estudos.
Mas, afinal por que procrastinamos?
Tornou-se comum associar a procrastinação à preguiça, porém, não necessariamente uma tem a ver com a outra. Existem outros fatores que podem estar por trás do hábito de procrastinar. Normalmente, o indivíduo procrastinador adia tarefas que lhe geram desconforto.
Um exemplo prático é adiar o momento de estudar um conteúdo que parece difícil, como cálculo, por exemplo. Realizar outras atividades antes de estudar é uma forma de adiar a dificuldade.
O problema de procrastinar é que ao adiar compromissos importantes podemos acabar gerando um acúmulo de tarefas. Em algum momento será necessário realizar essas atividades e se adiarmos por um período prolongado haverá uma sobrecarga. Além disso, esse comportamento pode gerar uma boa dose de ansiedade e cansaço.
Fatores que estimulam a procrastinação
Como citamos acima, a procrastinação nem sempre está relacionada à preguiça. Confira abaixo alguns fatores que contribuem para o constante adiamento de tarefas:
- Falta de uma rotina;
- Planejamento ineficaz;
- Insegurança diante das tarefas que precisam ser realizadas;
- Ambiente inapropriado para os estudos;
- Excesso de estímulos externos;
- Uso constante das redes sociais.
Dicas para evitar a procrastinação nos estudos para o vestibular
Confira abaixo dicas práticas para deixar a procrastinação no passado e ter uma rotina muito mais produtiva de estudos.
Entenda por que você procrastina
A primeira pergunta que um procrastinador deve se fazer é: “Por que eu adio essa tarefa?”. Reflita sobre as causas do problema, o que te impede de seguir adiante com o cronograma previamente planejado. Qual é a razão do atraso na realização de suas tarefas? Por que o seu rendimento está abaixo do esperado.
Essas questões ajudarão a identificar a razão do adiamento constante. Ao entender qual é o fator que impulsiona a sua procrastinação será mais simples buscar formas de evitá-la. Lembre-se de que o segredo é combater o que te leva a adiar seus estudos.
Organize a sua rotina
Uma das causas mais comuns da procrastinação é a falta de organização da rotina. Se você não tem um cronograma claro de estudos pode iniciar elaborando um. Confira abaixo alguns tópicos que o ajudarão a organizar esse planejamento:
- Defina quanto tempo destinará aos estudos diariamente, procure delimitar a quantidade de horas para cada disciplina;
- Elabore uma lista de atividades semanais e distribua essas tarefas ao longo dos dias da semana;
- Defina listas diárias com seus objetivos, pequenas metas e recompensas;
- Separe o seu material de estudos e deixe-o preparado no local em que estuda;
- Use a tecnologia a seu favor, utilize blocos de notas e aplicativos para organizar sua rotina.
Foque no combate de suas inseguranças
Muitas pessoas adiam a realização de tarefas por se sentirem inseguras quanto a sua capacidade de realizá-las. Nesse momento considere que o aprendizado é um processo constante que envolve erros e acertos. O mais importante é começar, então foque em começar a aprender para que sua insegurança fique em segundo plano.
Pesquise sobre o tema que lhe gera dúvidas na internet e se possível peça ajuda a um amigo ou professor para estudar mais sobre o assunto. Você pode dedicar um tempo mais longo para um assunto que esteja gerando dificuldades em sua rotina.
Tenha um ambiente de estudos organizado
O local de estudos deve ser organizado e tranquilo para estimular o aprendizado. Evite ao máximo os estímulos externos que podem desviar a sua atenção da tarefa que precisa ser realizada. Para aproveitar ao máximo seu tempo de estudos você deve ter um lugar limpo e calmo.
Atenção ao uso do celular
As redes sociais estão entre os principais fatores de estímulo à procrastinação. Para reduzir o tempo perdido ao longo da sua rotina é interessante manter o aparelho longe. Defina pequenas pausas ao longo do período de estudos, nesses períodos você poderá verificar e responder mensagens. No restante do tempo foque nas suas tarefas.
Gostou dessas dicas para evitar a procrastinação? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!