26/08/2020 Dicas para o vestibulando

Prova de múltipla escolha: cuidado com esses erros

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Prova de múltipla escolha: cuidado com esses erros

O Enem e praticamente todos os vestibulares contam com provas de múltipla escolha. Tem alunos que adoram esse estilo de questões, outros têm medo das famosas ambiguidades e pegadinhas que aparecem nas alternativas. Seja qual for o seu caso, é muito importante ficar atento a alguns detalhes para não errar a questão por bobeira ou falta de atenção.
 
Neste artigo, vamos mostrar para você 10 erros que os estudantes acabam cometendo em questões de múltipla escolha e que você deve prestar atenção para evitar. Com tudo isso em mente, vai ficar mais fácil se destacar nas provas. Continue a leitura e confira!
 

1 – Deixar a ansiedade dominar

 
Mais importante do que responder todas as questões é ter a certeza de que você está aplicando todo o seu conhecimento em cima delas. Se você estiver ansioso e quiser responder tudo rápido, vai deixar passar informações importantes que podem ser essenciais para encontrar a resposta certa. Por isso, quando sentir que a impaciência está se aproximando, respire fundo e foque na leitura.
 

2 – Não ler com atenção

 
Essa é uma das dicas mais importantes: leia com muita atenção cada questão que você for responder. Questões alternativas têm muita pegadinha e ambiguidades. Se por acaso você acabar fazendo uma leitura mal feita ou não interpretar corretamente, pode ser induzido ao erro. Às vezes, você até sabe a resposta, mas não entendeu a pergunta. 
 

3 – Não ler toda a questão antes de responder

 
Também é essencial ter a certeza de que você leu a questão inteira antes de responder. Já pensou se você encontra uma alternativa verdadeira e acredita ser aquela a resposta, mas não percebeu que, na verdade, deveria selecionar a alternativa errada? Esse tipo de erro é comum e atrapalha a sua nota final. 
 

4 – Não prestar atenção no tempo

Um dos motivos de fazer simulados em sua preparação para o Enem e o vestibular é entender o tempo que você tem para solucionar as questões. Se você não prestar atenção neste fator super importante, pode se enrolar e não ter tempo suficiente para responder a prova toda. 
 
IMPORTANTE: cada prova tem um tempo máximo para ser realizada, por isso é muito importante ler o edital e se preparar para aquela prova em específico. 
 

5 – Não prestar atenção no “sempre” ou “nunca”

 
Tem questões que as respostas estão no próprio texto. Aquelas que trazem termos muito absolutos como “sempre” ou “nunca” podem ser pegadinha e têm grande chance de serem incorretas, principalmente se estamos falando de um assunto relacionado à área de humanas. Quando tem palavras como “geralmente” ou “na maioria dos casos”, a chance de estar correta é maior.
 

6 – Deixar questões em branco

 
No Enem, não existe penalidade para respostas erradas como em outras provas. Por isso, não vale a pena deixar questões em branco, pois é o mesmo que errar. Se você chutar, ainda vai ter alguma chance de acertar a pergunta. No máximo, o que vai acontecer é você errar uma pergunta que já não sabia. 
 

7 – Chutar às cegas

 
Já que chutar pode ser uma opção no caso de você realmente não saber a resposta, é importante ressaltar que não é uma boa ideia chutar às cegas. Mesmo sem saber a resposta certa, leia bem as perguntas e as alternativas e elimine aquelas que você tem certeza que são erradas. Assim, a chance de acertar aumenta. 
 

8 – Ficar preso a uma questão

 
Você tem cerca de três minutos para cada questão, então não há tempo a perder. Se você perceber que está demorando muito em uma única questão, circule o número ou anote em algum lugar para responder depois e passe para a próxima. 
 

9 – Ficar mudando a resposta

 
Depois que você pensou, analisou e respondeu a questão, não fique mudando a sua resposta, a menos que tenha certeza de que havia errado. Estudos mostram que a primeira escolha costuma ser a correta. Por isso, não fique com medo e siga em frente, já que são muitas questões e você tem um tempo enxuto para responder a todas, e ainda passar as respostas para o gabarito.
 

10 – Falta de atenção no gabarito

 
Imagine só que tristeza você responder corretamente uma questão, mas anotar a alternativa errada no gabarito. Isso pode acontecer se você não prestar atenção. Por isso, tome cuidado com o tempo de prova e reserve o suficiente para transferir as respostas para o gabarito com calma e foco. Lembre-se que não é permitido rasuras ou a marcação de duas alternativas em uma mesma questão, isso torna sua resposta automaticamente errada.
 
Agora você já sabe quais são os principais erros em uma prova de múltipla escolha e pode tomar cuidado com cada um deles. Se quiser saber mais dicas para o Enem e o vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos!

Retornar ao Blog