01/09/2021 Dicas para o vestibulando

Qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

No Brasil, há três tipos de curso que oferecem diploma de nível superior: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Com um diploma de qualquer dos três tipos é possível empregar-se em uma vaga que demande grau de escolaridade superior, entrar em uma pós-graduação ou prestar concursos públicos.

Siga a leitura para entender qual é a diferença entre os tipos de cursos e escolha o melhor para você.

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: qual é a diferença?

Os três tipos de cursos são ofertados por instituições de ensino superior, como universidades, faculdades, institutos federais de educação, entre outros. Para que o diploma seja válido, é necessário que o curso e a instituição sejam reconhecidos pelo MEC.

Para entrar em qualquer um dos cursos em questão é necessário ter concluído o ensino médio. Essas são as semelhanças, mas, afinal, quais são as diferenças? Confira a seguir!

1. Duração do curso

O bacharelado dura entre 3 e 6 anos. A licenciatura, por sua vez, dura entre 4 e 5 anos. Por fim, o curso de tecnólogo é mais curto, durando entre 2 e 3 anos.

2. Foco da formação

A principal diferença entre os três tipos de curso superior é exatamente o seu foco e isso se reflete inclusive na grade curricular de cada um.

Bacharelado

O foco é a formação de profissionais generalistas, dessa forma, o estudante tem acesso a um panorama amplo da área de atuação. Na grade curricular, há disciplinas teóricas e práticas.

Quando se forma, o bacharel pode atuar em diferentes ramos da área geral de conhecimento. Esse profissional pode se especializar em uma dessas áreas através de pós-graduação ou pela experiência no mercado de trabalho.

Licenciatura

Esse tipo de curso superior tem como foco a formação de educadores. Na grade curricular, estão incluídas disciplinas focadas em Didática e Pedagogia. O diploma de licenciatura permite que o indivíduo dê aulas nos ensinos fundamental e médio.

Tecnólogo

Esse tipo de curso oferece uma formação específica em determinada profissão e, em geral, está relacionado às demandas do mercado. A grade curricular conta com grande variedade de disciplinas práticas.

Os cursos de tecnologia estão organizados em eixos tecnológicos, uma classificação do MEC em que as formações são distribuídas de acordo com a área de atuação no mercado. Há opções em diferentes áreas, como meio ambiente, saúde, segurança, comunicação, entre outras.

3 – Tipo de diploma

Os diplomas concedidos por cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo são de nível superior. Para que sejam válidos, é necessário que o curso seja reconhecido pelo MEC.

É importante dizer que os diplomas de cursos feitos à distância também são válidos, com a mesma condição do reconhecimento pelo MEC. No diploma não consta a informação a respeito do curso ser presencial ou a distância. A diferença está no grau conferido pelo documento.

Bacharelado

O diploma confere o grau de bacharel. Em algumas áreas, como Direito, Medicina e Engenharia, é obrigatório ter o grau de bacharel para o exercício da profissão. Em alguns concursos públicos esse grau é exigido.

Licenciatura

O diploma de licenciatura confere o grau de licenciado. Esse grau é exigido para lecionar, em especial no ensino médio. Esse diploma também permite que o formado faça concursos públicos, uma vez que muitos editais não exigem um curso superior específico, apenas o nível superior.

Tecnólogo

O diploma de cursos de tecnologia confere o grau de tecnólogo. O documento permite a inserção no mercado de trabalho e a sequência dos estudos na pós-graduação. Também é possível participar de concursos públicos que exijam o diploma de ensino superior.

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: como escolher?

Como já citamos, os três tipos de diploma são de nível superior e permitem trabalhar na área de formação, assim como fazer pós-graduação. Dessa forma, a escolha depende de qual a atividade profissional você deseja realizar e o quanto deseja/precisa estar especializado. Confira dicas preciosas para te ajudar nessa escolha abaixo.

Bacharelado

Ter o grau de bacharel é obrigatório para exercer profissões como: médico, advogado, promotor, juiz, arquiteto, administrador público, farmacêutico, engenheiro e médico veterinário.

Como o curso de bacharelado é generalista, se mostra uma excelente escolha para quem já sabe em qual área deseja trabalhar, mas não decidiu a atividade específica que deseja realizar. Ao longo do curso se tem contato com várias possibilidades na área.

Licenciatura

Trata-se da formação ideal para quem tem o desejo de seguir a carreira de professor em escolas de ensino fundamental e médio. No decorrer do curso, o indivíduo assiste a aulas específicas da sua área e também com foco em Pedagogia e Didática.

É importante ressaltar que alguns cursos são oferecidos tanto em grau de bacharelado como de licenciatura. A diferença está no foco das disciplinas e também no grau do diploma.

Tecnólogo

Esse tipo de curso é perfeito para quem já sabe exatamente o que deseja fazer profissionalmente. Além disso, como é um tipo de curso pensado a partir das demandas do mercado, tende a oferecer mais oportunidades de trabalho para os formandos. Como já mencionamos, há cursos de tecnologia em diferentes áreas do mercado.

Agora você já conhece as diferenças entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo!

Retornar ao Blog