Início / Blog / Dicas para o vestibulando / Qual é o melhor horário para estudar?

Qual é o melhor horário para estudar?

Responsive Image

A preparação para uma prova importante não é fácil, ainda mais quando estamos falando de Enem e dos vestibulares. Procuramos sempre a melhor maneira de nos preparar: um local adequado, uma metodologia de ensino eficiente e o melhor horário para estudar
 
Mas será que existe mesmo um horário específico que nos ajuda a ser mais produtivos nos estudos? A resposta é sim, mas pode ser diferente para cada um de nós. Afinal, cada organismo pode responder diferente a um certo momento do dia. Tem pessoas que são muito mais focadas pela manhã, enquanto outras têm muito mais produtividade à noite. 
 
Quer saber qual é o seu melhor horário para estudar? Neste artigo, vamos explicar como você pode descobrir a melhor opção de acordo com o seu organismo. Continue a leitura e confira!

Entenda como funciona o seu organismo

O que vai ajudar você a entender qual período do dia é mais fácil para permanecer focado e conectado aos estudos é descobrir como o seu metabolismo e o seu ritmo circadiano funcionam.
 
O metabolismo é responsável por transformar e disponibilizar energia para o nosso organismo. Já o ritmo circadiano, que também recebe o nome de ciclo circadiano, é um relógio interno do nosso corpo que atua a partir da luz solar e das fases de vigília e de sono. Isso significa que são esses dois fatores que vão determinar em quais momentos entre as 24 horas do nosso dia que teremos mais ou menos energia. 
 
Em geral, no período da manhã temos mais disposição porque nosso corpo libera bastante cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Ao final do dia, quando escurece, o corpo inicia a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Descubra o seu cronotipo

Depois de entender melhor o seu metabolismo e ritmo circadiano, é hora de descobrir o seu cronotipo, ou seja, a sua predisposição natural para sentir picos de energia ou cansaço de acordo com a hora do dia.

Pessoas matutinas

Quem tem muito mais disposição e energia na parte da manhã é considerada uma pessoa matutina, ou seja, mais diurna. Quem se encaixa neste padrão costuma dormir e acordar mais cedo. Se você é assim, aproveite o período da manhã para colocar mais gás nos estudos. Inicie o dia com uma refeição saudável para garantir que terá energia suficiente para os seus afazeres, afinal, a simples prática de estudar exige bastante trabalho do nosso cérebro.
 
Outra dica para pessoas matutinas é preparar o seu material e tudo que deverá utilizar em seus estudos na noite anterior. Assim, você já começa o dia colocando em prática o que é mais importante, sem perder tempo.

Pessoas vespertinas

Essas pessoas são aquelas mais produtivas em suas atividades na parte da noite, acabam dormindo e acordando mais tarde por conta disso. Alguns estudantes gostam bastante de aproveitar este período porque é mais silencioso, calmo e fresco. No entanto, dependendo do local em que você mora, é preciso tomar alguns cuidados. 
 
Se morar com seus pais, por exemplo, pode ser que eles queiram colocar o papo em dia e ver TV exatamente neste horário, após chegarem do trabalho. Ou então, pode ser o momento em que seus amigos irão chamá-lo para sair. Se decidir que a noite será um momento para estudar, avise seus familiares e amigos para que ajudem você a manter o foco e não se distrair do seu objetivo.
 
Outra dica é dormir o suficiente. Estabeleça uma rotina que permita pelo menos 8 horas de sono por noite. Caso contrário, seu cérebro sempre estará cansado demais para reter o conteúdo estudado, então, seja qual for a hora do dia, você ficará improdutivo. 

Crie uma rotina que realmente funciona para você

Ter e cumprir com uma rotina de estudos é fundamental para o estudante que deseja se preparar adequadamente para o Enem e o vestibular. Se você conhece o seu organismo e sabe quais são os melhores horários do dia para se manter concentrado em uma tarefa, fica muito mais fácil estabelecer essa rotina de maneira produtiva e adaptar o seu cronograma para aproveitar bem este tempo.  

Estabelecer um horário para descanso é importante

Nem só de livros e aulas vive o vestibulando. O seu cérebro também precisa de descanso para conseguir se dedicar 100% quando for necessário se concentrar em uma tarefa. Por isso, coloque em sua rotina momentos de relaxamento, descanso e diversão Caso contrário, seu estudo vai se tornar improdutivo, já que o seu cérebro não vai conseguir reter as informações por estar demasiadamente cansado. 
 
Viu como conhecer a si mesmo é importante e pode ajudar na sua preparação para as provas? Agora você já sabe qual é o seu melhor horário para estudar. Se quiser mais dicas e informações sobre o Enem e o vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami