Como funciona o SISU (Sistema de Seleção Unificada)?
Os estudantes que estão se preparando para a prova do Enem devem se informar a respeito de como funciona o SISU (Sistema de Seleção Unificada). Afinal, o SISU é o processo seletivo para ingressar nas universidades públicas que usa a nota do Enem como critério.
No artigo a seguir você poderá entender melhor como funciona esse processo. Além de ter um bom desempenho na prova, é essencial saber como fazer as melhores escolhas para conquistar a sua vaga no ensino superior público.
O que é o SISU (Sistema de Seleção Unificada)?
O SISU é o sistema informatizado utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar vagas no ensino superior público. O critério de seleção dos candidatos é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para usar o SISU é necessário que o estudante tenha feito a última prova do Enem e não tenha zerado na redação. Os candidatos inscritos no Enem como treineiros não podem usar o SISU.
Então, para concorrer às vagas do ensino superior ofertadas pelo SISU, é preciso:
– Ter feito à última edição da prova do Enem;
– Não ter zerado na redação;
– Não ter se inscrito como treineiro.
Os candidatos que tiverem as melhores classificações (com base em suas notas do Enem) são selecionados para as vagas.
Como o SISU funciona?
O SISU realiza processos seletivos duas vezes por ano, uma por semestre. Geralmente, o primeiro processo seletivo é realizado em janeiro e o segundo em julho. A inscrição é feita pela internet, no site oficial do SISU, e é totalmente gratuita.
Os candidatos devem acessar o hotsite e se cadastrar informando o número de inscrição da última edição do Enem. O passo seguinte é escolher até duas opções de cursos disponibilizados pelas instituições públicas cadastradas.
Será necessário informar a universidade desejada, turno e modalidade de concorrência (por cotas ou ampla concorrência). Enquanto as inscrições estiverem abertas, os candidatos podem alterar as opções de cursos que escolheram. Normalmente, esse período é de quatro dias.
No final desse período tem início a verificação da pontuação dos candidatos pelo sistema. As vagas são distribuídas conforme o peso de cada prova e quantidade que está disponível.
Critérios usados para alguns cursos
A nota do Enem é usada como critério de seleção dos candidatos por todas as universidades cadastradas no SISU. Porém, nem todas as instituições utilizam o mesmo critério.
Algumas universidades atribuem maior peso para uma disciplina. Por exemplo, para um curso de Física o peso maior pode ser dado para a nota da prova de Ciências da Natureza.
Também é possível adotar o critério de média e nota mínimas. Cursos muito concorridos como Medicina, por exemplo, podem estipular uma média mínima igual ou superior a 560 pontos e 400 pontos como nota mínima para a prova de Ciências da Natureza.
Outro possível critério a ser adotado é o da nota de corte. Trata-se da menor nota que permite passar em um curso. Essa definição depende do número de vagas disponíveis e dos candidatos inscritos.
Dicas para conquistar sua vaga através do SISU
Escolha como primeira opção do SISU o curso e universidade dos seus sonhos. Na segunda opção opte por um curso de que você goste, mas que seja mais fácil de passar. A nota de corte é disponibilizada para que os candidatos baseiem as suas escolhas nela. Essa nota pode ser consultada ao longo dos quatro dias de inscrição.
Então, se observar que a nota de corte está muito alta em comparação com a sua nota do Enem, é possível optar por outro curso. Assim você tem mais chances de conseguir uma vaga.
Recomendamos que você se inscreva assim que as inscrições forem abertas. Cadastre-se já no primeiro dia. Confira diariamente como está a nota de corte. Se identificar que está difícil conseguir a vaga, mude de opção para algo que esteja próximo da sua nota. Lembre-se que o mais importante é conquistar uma vaga.
Os resultados do SISU
Normalmente, os resultados do SISU levam uma semana para saírem após o encerramento do período de inscrições. Os estudantes costumam se encaixar em uma das três situações abaixo:
Passar nas duas opções de cursos
Se o estudante tiver notas para passar nos dois cursos que escolheu, o sistema dará prioridade para a primeira escolha. Então coloque em primeiro lugar a opção que realmente deseja.
Passar em somente uma das opções
Também positivo, pois terá conquistado uma vaga.
Não passar em nenhuma das duas opções e ficar na lista de espera
Nesse caso, se as vagas não forem ocupadas no prazo, haverá novas chamadas, priorizando os candidatos com maiores pontuações. Acompanhe o site do SISU para verificar se foi chamado para uma vaga dessa lista.
Gostou de saber mais sobre o SISU? Acompanhe o processo seletivo e fique na torcida para conquistar a sua vaga.
Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!