30/06/2021 Dicas para o vestibulando

Vestibular adiado? O que fazer?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Vestibular adiado? O que fazer?

Deparar-se com o anúncio de vestibular adiado pode ser, inicialmente, muito frustrante para os estudantes. Em especial para aqueles que estão se preparando para tentar uma vaga em um curso de medicina. É comum que esses estudantes se organizem para se deslocar para outras cidades prestar diferentes provas, aumentando, assim, as suas chances de aprovação.

No entanto, é necessário compreender que a pandemia do novo coronavírus ainda está afetando consideravelmente o Brasil. Mesmo com as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras e álcool em gel, ainda é bastante perigoso realizar processos seletivos como vestibulares. A concentração de muitas pessoas pode levar a disseminação do vírus. Mas, o que fazer diante de um adiamento?

Vestibular adiado: saiba o que fazer

É inegável que a pandemia teve um grande impacto sobre a estrutura de muitos vestibulares. Muitas instituições de ensino superior estão adiando a realização das provas para aguardar por um momento com uma menor taxa de contágio.

Ressaltamos que nesse contexto é compreensível que as instituições trabalhem de maneira incerta. Contudo, também compreendemos a ansiedade dos candidatos que se veem sem referências concretas em relação a cronogramas e métodos eficientes de preparação.

Como se preparar para o vestibular com os constantes adiamentos de provas? Como os estudantes devem agir para não perder toda a preparação feita até esse momento? Confira, a seguir, dicas valiosas e esteja preparado para quando chegar o momento de fazer a sua prova.

Mantenha sua rotina de estudos

Antes da pandemia, havia um calendário bastante previsível dos principais vestibulares, as instituições realizavam suas provas sempre na mesma época do ano. Dessa forma, os estudantes se organizavam para que sua rotina de estudos ficasse de acordo com a data da prova. Porém, com o adiamento de vestibulares se tornou necessário reorganizar a rotina de preparação.

O principal risco é que os estudantes se sintam cansados ao longo desse período mais extenso de estudo. Muitos candidatos acreditavam que estavam às vésperas de fazer a prova, mas agora estão há meses de prestar vestibular. O segredo para não perder todo o trabalho feito até agora é manter o equilíbrio da sua rotina de estudos. Basicamente, a dica é: continue estudando como fazia antes.

Tente encarar esse adiamento como uma oportunidade de revisar conteúdos e estudar com mais afinco. Quando se olha para uma questão complexa como essa com mais otimismo é mais fácil manter o equilíbrio emocional. O tempo extra deve ser entendido como um bônus para estudar mais e melhor.

Atenção à ansiedade

Durante esse período extra de preparação, é importante que o estudante fique atento à sua ansiedade. As incertezas de calendários das principais universidades podem mexer com o emocional de quem vem sonhando há anos com o vestibular de medicina. Geralmente, a preparação de quem deseja entrar nesse curso começa no início do ensino médio.

No entanto, os candidatos precisam ter em mente que a pandemia está gerando apenas um atraso, as instituições de ensino irão realizar as provas, porém, não neste momento. Essa é, certamente, uma situação inédita e para muitas pessoas inesperada, mas conseguir passar por ela com equilíbrio emocional é crucial. Uma boa dica para combater a ansiedade é meditar durante alguns minutos do dia.

Organize seus estudos

Para aproveitar da melhor forma possível esse tempo extra de estudos, é importante que os estudantes façam cronogramas. Informe-se se há uma previsão de datas para o vestibular que você deseja fazer. A partir dessa informação, você terá uma ideia de como distribuir os conteúdos a serem revisados.

Inclusive, é uma oportunidade para revisar conteúdos com os quais tem mais dificuldade. Você poderá dedicar mais tempo a disciplinas que representam desafios na sua rotina de preparação.

Aproveite para assistir a vídeos a respeito dos temas e, até mesmo, organizar grupos de estudo online com colegas. Não ficar parado é o que te ajudará a chegar bem na reta final, que apenas foi prolongada.

Faça simulados

Para se manter no ritmo das provas de vestibular, indicamos que você tenha o hábito de fazer simulados ou resolver provas de anos anteriores. O ideal é que estipule o tempo de duração da prova, como o tempo para resolver as questões. É importante não perder esse ritmo de resolução para chegar realmente preparado no dia em que o vestibular adiado for finalmente realizado.

Isso permite encadear um bom ritmo de leitura das questões para ter uma melhor compreensão quando se estiver diante das provas. Observe que alguns vestibulares podem ter mudado o número de questões e tempo de resolução. A redução de tempo e questões é uma forma de tornar o processo mais seguro. Nesse caso, aconselhamos que o candidato foque nesse novo formato para não ser surpreendido.

O vestibular adiado deve ser entendido como um aumento do tempo para se preparar para conquistar sua vaga no curso de medicina tão sonhado!

Retornar ao Blog