Bolsa integral ProUni: como conseguir?
A bolsa integral ProUni é uma opção para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. Esse programa foi criado em 2004, pelo Governo Federal, com o objetivo de oferecer bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em instituições de ensino da rede privada. Continue lendo para saber como conquistar uma bolsa integral.
Bolsa integral ProUni: tudo o que você precisa saber para conseguir
Se você sonha em ingressar no ensino superior vai gostar de saber que é possível conquistar uma bolsa integral para estudar em renomadas instituições privadas. O ProUni (Programa Universidade para Todos) foi criado em 2004 através de uma iniciativa do Governo Federal.
Esse programa oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para os alunos de instituições particulares. Os candidatos interessados em conquistar uma bolsa integral devem atender alguns critérios. Confira abaixo os requisitos necessários para ter a sua bolsa de 100%.
Requisitos para conquistar uma bolsa integral no ProUni
Para ter direito a uma bolsa integral pelo ProUni, o candidato deve se encaixar em alguns requisitos básicos. As bolsas integrais são destinadas a candidatos que se enquadrem nas seguintes condições:
- Ter feito uma das últimas edições da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
- Ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos;
- Não ter zerado na redação do Enem;
- Ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio por pessoa que mora na mesma residência;
- Ter estudado todo o ensino médio na rede de escolas públicas ou com bolsa integral na rede privada;
- Ser PCD e/ou autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Como se inscrever no ProUni?
O ProUni tem inscrição em etapa única, realizada através do próprio site do programa. Os interessados devem acessar o site do programa e inserir seu número de inscrição e senha do Enem para fazer o login.
No ato do cadastro, o candidato escolhe até duas instituições de ensino, cursos e turnos dentre as opções disponíveis. Atenção que a ordem de escolha deve ser a ordem de preferência.
Como funciona o processo seletivo do ProUni?
Após ter feito o cadastro, o candidato deve acompanhar o portal do ProUni. Diariamente, é realizado o cálculo da nota de corte para cada curso. Esse cálculo é feito tomando por base o número de vagas e notas dos candidatos inscritos no curso.
Com esse cálculo, o estudante fica sabendo se a sua nota é suficiente para a obtenção da vaga na faculdade desejada. Caso não seja possível conquistar uma vaga nos cursos indicados, o candidato pode fazer alterações.
Seleção
A divulgação dos pré-selecionados, após o término do período de inscrição, é realizada através do site do ProUni. Lembrando que essa seleção é realizada a partir da nota do Enem.
O processo seletivo considera prioritária a primeira opção indicada no cadastro. No entanto, se o curso não estiver mais disponível será considerada a segunda opção.
Quais são os critérios para conseguir bolsa parcial no ProUni?
Você acredita que não se enquadra nos critérios para a bolsa integral pelo ProUni? Saiba que há outra modalidade de bolsa disponível no programa, a bolsa parcial (50%). Para essa modalidade os candidatos podem ter renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
É necessário fazer o vestibular da instituição de ensino para concorrer às bolsas do ProUni?
Os candidatos interessados na obtenção de bolsas pelo ProUni não precisam fazer o vestibular da instituição de ensino e nem estar matriculado para se inscrever. Contudo, as universidades participantes do programa podem submeter os pré-selecionados ao processo seletivo, se assim acharem necessário.
Nesse caso, o candidato tem isenção de cobrança de taxa do processo seletivo. É importante citar que essa e outras informações relevantes são apresentadas ao candidato no momento da inscrição.
Outras formas de ingressar no ensino superior com a nota do Enem
A nota do Enem pode ser usada de diferentes formas para ingressar no ensino superior. Confira a seguir quais são essas possibilidades:
SiSU (Sistema de Seleção Unificada)
O SiSU é um sistema automatizado para os candidatos que desejam ingressar em universidades públicas. Para participar desse processo seletivo é necessário ter feito a edição mais recente da prova do Enem. A inscrição é realizada através do portal do SiSU.
Os candidatos, ao se inscreverem, escolhem até duas opções de curso. A seleção é realizada através do desempenho dos candidatos na prova do Enem. É importante ficar atento às notas de corte dos cursos desejados. Diariamente, a nota de corte é atualizada. Há lista de espera.
Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
Criado em 1999, o Fies é um programa de financiamento estudantil que permite aos estudantes ter acesso a taxas de juros abaixo do mercado para financiar seus estudos. Os beneficiados começam a quitar a dívida somente após estarem formados. É um programa voltado para candidatos de um determinado perfil de renda familiar.
Gostou de saber mais sobre o ProUni e outras opções para ingressar no ensino superior? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!