18/01/2021 ENEM

Especial Enem 2020 – Como me preparar e o que esperar do 2º dia de provas do Enem

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Especial Enem 2020 – Como me preparar e o que esperar do 2º dia de provas do Enem

A primeira etapa do Enem 2020 ocorreu como de costume, com a redação e as questões de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas. No próximo final de semana acontece o segundo dia de provas, que irá contar com questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Se você está em dúvidas sobre o que esperar deste dia e como se preparar, continue a leitura para conferir as nossas dicas.

O que esperar do 2º dia de provas do Enem?

No segundo dia de provas do Enem, os candidatos deverão responder 90 questões objetivas de múltipla escolha. Destas, 45 são de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Com base nos exames aplicados em anos anteriores, podemos fazer uma previsão do que se pode esperar da prova, acompanhe.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Em se tratando de Ciências da Natureza, as questões abordam temas de disciplinas como Biologia, Física e Química. Como já é habitual no Enem, os conteúdos são cobrados de forma contextualizada, exigindo certo repertório do candidato e indo além da matéria em si.

Para se ter uma ideia, as questões de Biologia costumam exigir certa habilidade de interpretação de gráficos e imagens. Assim como nas de Química, temas como Termoquímica, Compostos Orgânicos e Estequiometria geralmente estão presentes, exatamente por permitirem a contextualização com assuntos ligados a conhecimentos gerais.

Matemática e suas Tecnologias

Seguindo a mesma linha de exigência de repertório, a prova de Matemática do Enem sugere que o candidato saiba interpretar bem os enunciados para responder corretamente às questões. Contudo, nas últimas provas pudemos ver que, além disso, ter conhecimentos associados é também bastante importante.

Por conta da necessidade de interpretar as questões, é preciso seguir alguns critérios para evitar levar muito tempo para responder às primeiras questões e não conseguir concluir dentro do horário. Mais adiante daremos algumas dicas que irão te ajudar nisso.

Dicas para se preparar para o 2º dia de provas do Enem

Para ter um bom desempenho no segundo dia de provas do Enem, é válido se preparar e adotar algumas medidas, veja quais são elas.

Refaça questões de provas anteriores

Além de estudar o conteúdo, é importante refazer questões de edições anteriores do Enem. Isso irá te ajudar a se familiarizar com os tipos de enunciados e a forma como o conteúdo é cobrado. Então, se organize ao longo da semana para resolver questões de todas as disciplinas que serão cobradas neste segundo dia de prova.

Prepare os itens que irá levar no dia anterior

Assim como no primeiro dia de prova, é obrigatório levar documento original com foto, caneta esferográfica preta com haste transparente e máscara. Itens como álcool em gel, alimentos leves, água e máscaras para troca também são permitidos. O álcool não é obrigatório porque é disponibilizado nas salas.

O ideal é separar todos esses itens no dia anterior, para que não tenha nenhuma preocupação no domingo. Aproveite também para definir o transporte que irá utilizar para chegar ao local de realização da prova e programe o seu dia para chegar dentro do horário e com calma.

Descanse na noite anterior à prova

Ao longo da semana, é importante se dedicar aos estudos, resolver questões de provas anteriores e tirar dúvidas. Entretanto, procure se programar para descansar na noite anterior à prova. Faça algo que ajude você a relaxar, como assistir a um filme com a família, mas lembre-se de dormir cedo.

Anote as fórmulas mais importantes no início

Logo que for anunciado o início da prova, anote as fórmulas e outros dados que julgar importantes. Isso te ajudará a relaxar porque terá a confiança de que as informações não serão esquecidas ao longo das horas. Além disso, evitará que o nervosismo te leve a se confundir e comprometer seu desempenho.

Assinale as partes mais importantes das questões

Como mencionado anteriormente, grande parte das questões exige interpretação. Para evitar se perder em meio a um enunciado mais extenso, assinale as partes que são cruciais para a resolução. Isso irá te ajudar a se organizar e evitar perder muito tempo em uma única questão.

Calcule o tempo para evitar se perder

Para usar o tempo de prova da melhor maneira, vale a velha dica de resolver primeiro as questões mais simples, depois as intermediárias e finalizar com as mais complexas. Para isso, é interessante iniciar fazendo um apanhado geral sobre as questões de cada disciplina, para identificar quais consegue resolver com mais facilidade.

Mantenha a calma

Por mais que essa seja uma dica batida quando se trata de vestibulares e do Enem, é fundamental para concluir com sucesso o ano que passou se dedicando. Concentre-se no seu esforço ao longo dos últimos meses e na ideia de que dará o seu melhor ao responder cada uma das questões. O nervosismo não irá acrescentar em nada, pelo contrário, só servirá para atrapalhar.

Seguindo essas dicas você irá aumentar as chances de ter um bom desempenho e conseguir uma excelente pontuação!

Retornar ao Blog