22/01/2021 ENEM

Especial ENEM 2020 – Lidando com a ansiedade antes da segunda prova

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Especial ENEM 2020 – Lidando com a ansiedade antes da segunda prova

O Enem é um acontecimento esperado por muitos estudantes, que se preparam e se dedicam ao longo de todo um ano de estudo. Foi criado em 1998, como uma forma de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, mas, a partir de 2009, passou a funcionar, também, como porta de entrada para as principais universidades do país. Por ser um exame decisivo para muitos, acaba gerando muita ansiedade e insegurança.

Se você está passando por isso e está se sentindo ansioso, saiba que existem formas de conter esse turbilhão de emoções para conseguir manter a calma e obter o melhor resultado possível. Siga a leitura para saber mais sobre o assunto.

Como a ansiedade pode atrapalhar o desempenho no Enem?

A ansiedade é um mecanismo de sobrevivência, uma reação natural que o ser humano tem quando se depara com alguma situação que pode gerar algum risco. Por causa dela, conseguimos ter ações rápidas para nos protegermos de diversos perigos, o que fez toda a diferença nos primórdios da humanidade.

O que acontece é o seguinte: o indivíduo identifica o possível perigo e, então, imediatamente seu corpo entra em um modo que os especialistas chamam de luta ou fuga. Imagine que está sozinho em um ambiente selvagem e se depara com um leão, os únicos dois caminhos possíveis são lutar ou correr. Nesse caso, correr certamente é a melhor escolha, por isso, todas as forças do corpo são direcionadas para realizar essa ação.

Contudo, na realidade em que vivemos atualmente, nem sempre a ansiedade aparece em situações que são realmente ligadas à sobrevivência, e é exatamente esse o caso do Enem. Por ser um exame importante, esperado e que pode levar à conquista de uma vaga na universidade, muitos se sentem ansiosos e isso pode acabar comprometendo o desempenho na prova.

A ansiedade pode gerar os seguintes sintomas: batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, cansaço gerado pelo tempo em estado de alerta, insônia, dores musculares, enjoos, entre outros. Essas sensações podem surgir tanto antes quanto durante a prova e comprometerem a concentração e o bem-estar do candidato, impedindo que ele realmente compreenda cada questão e identifique a resposta correta.

5 Dicas para controlar a ansiedade antes do Enem

Depois de entender como a ansiedade acontece e o que ela é capaz de gerar em nosso corpo, confira dicas de como controlá-la antes da segunda prova do Enem. Através dessas medidas ficará mais fácil manter a tranquilidade para responder cada questão com calma.

1 – Confie na sua preparação

O Enem é uma prova que aborda o conteúdo aprendido ao longo de todo o ensino médio, por isso, os anos de preparação contam muito. Além disso, é importante manter uma rotina de estudos ainda mais focada no ano anterior ao exame.

Por mais que a semana que antecede o segundo dia da prova sirva para que o candidato faça um apanhado geral dos temas mais importantes, não dá para aprender tudo em poucos dias. Dessa maneira, procure confiar na sua dedicação ao longo de todo esse tempo e manter a calma.

2 – Siga uma rotina a partir do dia anterior à prova

Manter uma rotina mais organizada é uma ótima maneira de se sentir mais calmo e confiante. Se já tem esse hábito, ótimo, se não tem, faça isso pelo menos no final da semana da prova. Faça as refeições nos horários certos, alimente-se de forma equilibrada e evite qualquer tipo de excesso que possa te deixar cansado ou agitado.

3 – Faça algo para se distrair no dia anterior

Para evitar se sentir ansioso no dia anterior, procure fazer algo que te distraia, como assistir a um filme ou ter um momento agradável com a família. Isso irá ajudar a desviar o seu foco das preocupações com a prova e permitirá que relaxe.

4 – Pratique atividades relaxantes

Se, mesmo seguindo as outras dicas, a ansiedade bater, existem algumas formas de controlá-la. Praticar exercícios físicos, especialmente os cardiovasculares, é uma ótima maneira de relaxar, apenas é preciso tomar cuidado para não exagerar e se sentir cansado no dia da prova.

Outras sugestões de atividades que ajudam no controle da ansiedade incluem:

  • Exercícios de respiração. Por exemplo: contar três segundos para inspirar e, em seguida, para expirar, repetindo isso durante alguns minutos.
  • A prática de meditação e mindfulness, que é permanecer em atenção plena enquanto realiza alguma atividade ou observa um objeto.
  • Tomar um banho relaxante, ouvindo uma música tranquila.

5 – Durma bem

O sono de qualidade é indispensável para que acorde com disposição no domingo e faça uma boa prova. Algumas ações que podem ajudar a dormir bem incluem: manter o ambiente propício para o sono (sem luz e sem ruídos), evitar ingerir alimentos pesados no jantar, evitar telas ao se deitar e se programar para dormir entre sete e oito horas.

Esperamos que essas dicas ajudem você a controlar sua ansiedade para ter um ótimo desempenho no Enem 2020!

Retornar ao Blog