Média do Enem para Medicina: veja das principais faculdades
A média do Enem para Medicina varia de ano para ano, porém, sempre se mantém elevada. Isso se deve ao fato do curso de Medicina ser um dos mais concorridos do país. No artigo a seguir, iremos apresentar as notas de corte do curso de Medicina das principais instituições de ensino.
Média do Enem para Medicina no SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a principal forma de ingresso no ensino superior em instituições de ensino públicas. Para participar desse processo seletivo é necessário fazer a prova do Enem. Posteriormente, o candidato usa a sua nota da prova para disputar as vagas das universidades.
Cada instituição possui sua própria nota de corte, para cada curso. Em linhas gerais, trata-se da nota mínima necessária para conquistar uma vaga no curso em questão. Os candidatos também não podem zerar na redação do Enem.
Essa média funciona como um referencial para os candidatos saberem quais são as suas chances de aprovação.
Maiores e menores notas de corte dos cursos de Medicina
Para quem está sonhando com uma vaga no curso de Medicina, listamos as maiores e menores médias desse curso no SiSU. Lembrando que tomamos por base os valores relativos à modalidade de Ampla Concorrência de 2025:
Maiores notas de corte de Medicina no SiSU 2025
Confira abaixo as maiores notas de corte do curso de Medicina, pelo SiSU, em 2025.
- UNILAB – Baturité (CE): 854,24;
- UFSC – Florianópolis (SC): 823,89;
- UFRJ – Rio de Janeiro (RJ): 823,35;
- UEM – Maringá (PR): 822,62;
- UFTM – Uberaba (MG): 820,34;
- UEMS – Campo Grande (MS): 816,39;
- UFPR – Curitiba (PR): 813,68;
- UFMG – Belo Horizonte (MG): 812,40;
- UFPR – Toledo (PR): 809,70;
- UFSC – Araranguá (SC): 809,58.
Menores notas de corte de Medicina no SiSU 2025
A seguir, listamos os cursos de Medicina que tiveram as menores médias de nota, pelo SiSU, em 2025.
- UFT – Palmas (TO): 767,11;
- UFERSA – Mossoró (RN): 769,13;
- UFRN – Caicó (RN): 775,61;
- Unipampa – Uruguaiana (RS): 777,74;
- Unemat – Cáceres (MT): 778,09;
- UEFS – Feira de Santana (BA): 778,91;
- UFBA – Vitória da Conquista (BA): 779,52;
- UFRR – Boa Vista (RR): 781,19;
- UFPI – Picos (PI): 781,23;
- UFDPAR – Paranaíba (MS): 781,34
O que é a nota de corte do SiSU?
A chamada nota de corte do SiSU é a média mínima necessária para um candidato ser aprovado em um determinado curso. Para isso é observada a quantidade de vagas disponíveis. Essa média é um parâmetro para que os candidatos saibam quais são suas chances de aprovação, mas não tem caráter definitivo.
Os candidatos devem acompanhar as notas de corte no site do SiSU. O Ministério da Educação (MEC), desde o segundo dia de inscrições no SiSU, faz o ranqueamento e liberação das notas de corte. Essa informação muda diariamente, são divulgadas as notas de todos os cursos e modalidades de concorrência.
Não consegui vaga pelo SiSU, e agora?
Você não conquistou sua vaga no curso de Medicina pelo SiSU? Saiba que ainda há possibilidades como o ProUni e o Fies. Trata-se de dois programas do governo com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior.
ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa que oferece bolsas de estudo, parciais (50%) e integrais (100%). Os candidatos devem ter feito a prova do Enem, alcançado uma nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.
Para concorrer às bolsas parciais, os candidatos devem comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa que more na mesma residência. Já para a modalidade de bolsa de 100% é necessário comprovar renda de até um salário mínimo e meio por pessoa que more na mesma casa.
Os candidatos devem ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou se estudaram em escolas da rede privada devem ter tido bolsa. Os interessados devem se inscrever através do portal do ProUni seguindo o cronograma de datas definidas pelo programa.
Fies
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa de financiamento do custo do curso. É destinado para os estudantes que não tem como pagar as mensalidades enquanto estão se graduando. Os juros desse financiamento são bem abaixo dos juros de mercado.
O pagamento do financiamento pode ser feito a partir de 18 meses após a formação do estudante. Assim o estudante tem a chance de estudar, se formar e conquistar um trabalho para poder efetuar o pagamento. Haja vista que as mensalidades do curso de Medicina costumam ser elevadas, essa é uma alternativa interessante.
O candidato deve se inscrever através do site do Fies, verifique quais são os documentos necessários para oficializar o financiamento, se for aprovado. Verifique ainda as informações relativas à instituição de ensino escolhida.
Gostou de saber mais sobre a média do Enem para Medicina? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!