Como funciona a Medicina pelo Enem? Saiba tudo! - Hexag Medicina
21/02/2025 ENEM

Como funciona a Medicina pelo Enem? Saiba tudo!

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Como funciona a Medicina pelo Enem? Saiba tudo!

Muitos estudantes sonham em se tornar médicos, se você está nesse grupo então precisa saber como ingressar em Medicina pelo Enem. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio é um dos principais mecanismos de entrada no ensino superior. Continue lendo para entender como conquistar sua vaga. 

Como funciona para ingressar em Medicina pelo Enem?

Como citamos acima, o Enem é a principal porta de entrada no ensino superior. Isso também vale para o curso de Medicina em universidades públicas e privadas. Com a nota do Enem é possível disputar vagas universitárias pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Outras possibilidades para os estudantes são o ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). O ProUni é um programa de bolsas de estudo, já o Fies é um programa de auxílio no financiamento das mensalidades. 

Os candidatos interessados em fazer Medicina podem utilizar esses programas para reduzir o estresse de tentar ingressar numa universidade pública. O curso de Medicina é um dos mais disputados nas universidades públicas. Dessa forma, as vagas em instituições privadas podem ser uma alternativa. 

Instituições de ensino que aceitam o Enem

O Brasil conta com um bom número de universidades, bem avaliadas, que possuem o curso de medicina. Muitas dessas instituições aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Confira abaixo algumas das faculdades que aceitam o Enem como forma de ingresso: 

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade de Campinas (UNICAMP); 
  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP); 
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); 
  • Universidade Estadual do Ceará (UECE); 
  • Universidade Estadual de São Paulo (UNESP); 
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Bolsas no curso de Medicina pelo ProUni

Os candidatos interessados em cursar Medicina podem conseguir uma bolsa de 50% a 100% no curso, através do ProUni. Trata-se de um programa do Governo destinado a alunos de baixa renda que tenham completado o Ensino Médio em rede pública. A exceção é para alunos da rede privada que estudaram com bolsa integral. 

Financiamento para estudar Medicina

Como citamos há também o Fies, programa de financiamento que pode cobrir até 100% do curso em faculdades particulares. Nesse caso, os estudantes começam a pagar o financiamento somente após a formatura. 

Nota mínima no Enem para o curso de Medicina

Muitos cursos de Medicina oferecem a possibilidade de ingresso através do Enem. Os candidatos podem disputar as vagas do SiSU, tentar uma bolsa pelo ProUni ou o financiamento do Fies. Cada um desses programas possui a exigência de uma pontuação mínima, ou seja, a nota de corte. A nota de corte varia de acordo com: 

  • O curso escolhido;
  • A instituição de ensino;
  • O turno de estudo; 
  • A unidade (campus);
  • Modalidade de concorrência – pode ser por ampla concorrência ou ações afirmativas (cotas). 

Medicina pelo SiSU

A nota de corte para Medicina pelo SiSU varia conforme a universidade, modalidade de ensino e turno. Geralmente, essa nota fica entre 770 e 900 pontos no Enem. A maior parte das universidades exige uma nota de cerca de 850 pontos. 

Medicina pelo ProUni

As notas de corte para conquistar uma bolsa por esse programa giram em torno de 763 pontos no Enem. Em alguns casos podem chegar a 814 pontos. Ainda que seja menos concorrido do que o SiSU, o ProUni também exige dedicação dos candidatos. 

Medicina pelo Fies

No Fies, a nota de corte também varia de acordo com a universidade, turno e modalidade de financiamento escolhida. Normalmente, a nota mínima fica em torno de 704 pontos, podendo chegar a 773 ou mais nas instituições e modalidades mais concorridas. 

Requisitos para usar a nota do Enem no curso de Medicina

Os interessados em ingressar no curso de Medicina, com a pontuação do Enem, devem ter média de pelo menos 450 pontos nas provas e não ter zerado na redação. Os processos seletivos consideram sempre a edição mais recente do exame. Esses são critérios básicos exigidos pelos processos seletivos como forma de admissão. 

No entanto, é importante citar que cada instituição de ensino superior pode ter requisitos específicos. Informe-se sobre essas exigências em relação à instituição de ensino que você escolheu. 

Como usar a nota do Enem para entrar no curso de Medicina? 

Ao longo do artigo explicamos como usar a nota do Enem para conquistar uma vaga através do SiSU, ProUni e Fies. Contudo, a pontuação do Enem pode ser utilizada também das seguintes formas: 

  • Vestibulares e processos seletivos próprios – algumas universidades privadas aceitam a nota do Enem como parte da avaliação dos seus processos seletivos. 
  • Transferência externa – a nota do Enem pode ser usada para a transferência do curso de Medicina de outra instituição, como parte do processo seletivo. 

Gostou de saber mais sobre como usar a nota do Enem para conquistar sua vaga no curso de Medicina? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag!

Retornar ao Blog