O que é polaridade e forças intermoleculares? - Hexag Medicina
27/09/2022 ENEM

O que é polaridade e forças intermoleculares?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O que é polaridade e forças intermoleculares?

No artigo a seguir explicaremos os conceitos de polaridade e forças intermoleculares. Esses são temas recorrentes nas provas do Enem e vestibulares. Prossiga a leitura para tirar as suas dúvidas!

O que é polaridade?

A aproximação de duas moléculas gera uma interação dos seus campos magnéticos, a partir disso surge uma força entre ambas: a força intermolecular. Essas forças apresentam variação de acordo com o tipo de molécula (polar ou apolar). No caso específico das moléculas polares, também depende do quão polares elas são.

A polaridade de uma molécula possui relação direta com a forma como seus elétrons estão distribuídos em torno dos átomos. No caso de uma distribuição simétrica, teremos uma molécula apolar. Porém, se essa distribuição for assimétrica e uma das partes da molécula tiver elevada densidade eletrônica, então teremos uma molécula polar. 

Quando há a ligação de pelo menos dois átomos, se forma uma molécula. A partir de então começa uma “disputa” pelos elétrons. Se um dos átomos é mais eletronegativo que o outro, conseguirá manter os elétrons mais perto por um tempo mais longo. Então, o lado da molécula que tem o átomo mais eletronegativo se torna mais negativo. O lado do átomo menos eletronegativo, ficará mais positivo. Assim, temos uma molécula polar.

O que são forças intermoleculares?

As forças intermoleculares são aquelas exercidas para manter duas ou mais moléculas unidas. Consistem nas ligações químicas, cuja função é unir ou repelir as moléculas de um composto. Essas forças geram estados físicos distintos nos compostos químicos. Tal interação pode ser mais ou menos forte de acordo com a polaridade das moléculas. 

Classificação das forças intermoleculares

De acordo com a sua intensidade, as forças intermoleculares são classificadas em três tipos:

Ligação de hidrogênio

É uma ligação de forte intensidade. 

Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo

Essa ligação apresenta média intensidade. 

Dipolo Induzido ou Forças de London

É uma ligação de fraca intensidade. 

O conjunto de forças intermoleculares pode ser nomeado também de Forças de Van der Waals. 

Ligação de Hidrogênio

A ligação ou ponto de hidrogênio acontece entre moléculas polares que possuem hidrogênio junto a elementos eletronegativos e com volume atômico baixo como o nitrogênio (N), oxigênio (O) e flúor (F). Esse é o tipo de força intermolecular mais forte, uma vez que há grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. 

A molécula de água (H2O) é um exemplo de ligação de hidrogênio que acontece nos estados líquido e sólido. Quando a água está em estado líquido essa interação se dá de forma desordenada. Já no gelo, as moléculas estão dispostas tridimensionalmente, em uma estrutura mais cristalina e organizada. 

Dipolo-dipolo

Esse tipo de ligação acontece entre moléculas de compostos polares, a sua força é considerada intermediária. Nesse caso, os elétrons se encontram distribuídos assimetricamente. O elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si. Nesse tipo de ligação, as moléculas polares interagem, mantendo os polos opostos preservados. 

Podemos exemplificar esse tipo de ligação nas moléculas de ácido clorídrico (HCl). Essa ligação ocorre devido a atração entre os polos que apresentam carga oposta. Basicamente, o pólo negativo (cloro) atrai o pólo positivo (hidrogênio) da molécula vizinha. 

Dipolo induzido

Esse tipo de ligação se caracteriza pela atração não gravitacional que se dá em todas as moléculas. Trata-se do único tipo de atração entre moléculas apolares. Os elétrons se encontram distribuídos uniformemente e não existe formação de dipolo elétrico. Contudo, quando moléculas apolares se aproximam induzem que dipolos temporários se formem. 

Quando nos estados físicos líquido e sólido, as moléculas ficam tão próximas que se forma uma deformação instantânea nas nuvens eletrônicas e, assim, tem origem os pólos positivo e negativo. 

Conheça as forças intramoleculares

Forças intermoleculares consistem em um tipo de ligação química. Já as outras são “forças intramoleculares”. Então, as forças intermoleculares ocorrem entre as moléculas e as intramoleculares se dão no interior das moléculas.

É importante conhecer as forças intramoleculares mais relevantes, pois esse é um tema recorrente nas provas do Enem e vestibulares. A seguir iremos explicar com mais detalhes sobre as principais forças intramoleculares. 

Iônica

Essa é uma ligação química considerada como forte. É produzida pela atração eletrostática entre íons que apresentam cargas distintas (+ e -). Trata-se da relação que se dá entre metal e não-metal através da transferência de elétrons. 

Covalente

Essas forças produzem a ligação covalente que resulta na partilha de pares de elétrons entre dois átomos de não-metais. Grande parte dos compostos covalentes apresentam pontos de ebulição e fusão baixos. Têm pouca solubilidade em água e se dissolvem com facilidade em solventes apolares. 

Metálica

Essa ligação é resultado das forças exercidas no interior das moléculas das substâncias metálicas. Metais possuem poucos elétrons de valência e, por isso, são excelentes condutores de eletricidade e calor. Também refletem a radiação. 

Agora você conhece mais sobre polaridade e forças intermoleculares. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog