11/11/2020 Filosofia e Sociologia

Cultura e ideologia – Relações e diferenças

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Cultura e ideologia – Relações e diferenças

Cultura e ideologia são dois conceitos que estão presentes na nossa sociedade, possuem uma forte relação, mas têm suas diferenças. Enquanto cultura é um conjunto complexo de conhecimento, crenças, costumes e hábitos, ideologia pode envolver ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo.
 
Como se pode ver, os conceitos estão bastante próximos, inclusive, podemos dizer que a cultura de um povo pode ser um reflexo de suas ideologias e vice-versa. Afinal de contas, tendemos a nos comportar de acordo com as ideias que defendemos. Continue a leitura para compreender melhor as relações e diferenças entre cultura e ideologia.

O que é cultura?

Cultura é um conceito bastante amplo que representa o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, incluindo o idioma, as crenças religiosas, a culinária, a arte, o modo de se vestir, os valores, a forma como as pessoas se cumprimentam, se relacionam, enfim, vivem.
 
A palavra cultura deriva de um termo francês que, por sua vez, veio do latim “colere” e significa cultivar. É um termo que compartilha sua etimologia com uma série de outras ideias que estão relacionadas à promoção do crescimento. Nesse sentido, assim como uma planta é cultivada para crescer e se transforma com o passar do tempo, o mesmo acontece com a cultura de um povo.
 
No Brasil, por exemplo, cada região tem a sua cultura, a linguagem, as gírias, os pratos típicos, as danças, os estilos musicais. Mas, de modo geral, são consideradas marcas da cultura do nosso país, especialmente por parte dos estrangeiros: o samba, o carnaval, a receptividade com turistas, a feijoada, a caipirinha e o chamado “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas.
 
Observe que são percepções que as pessoas têm baseadas no nosso modo de agir, claro, de forma generalizada e, até mesmo, estereotipada em alguns casos. Afinal de contas, sabemos muito bem que nem todos os brasileiros sabem sambar ou apreciam feijoada, caipirinha e outras iguarias consideradas como tipicamente brasileiras. Contudo, são informações que têm relação com a cultura do Brasil.

O que é ideologia?

A palavra ideologia significa, no sentido literal, estudo das ideias, é usada para descrever um conjunto de pensamentos amplos e coesos, geralmente com forte relação com a política, como, por exemplo, as ideologias capitalista, liberal, conservadora, democrática, entre outras. É importante dizer que se trata de um conceito de natureza neutra, ou seja, uma ideologia pode ser boa ou ruim, dependendo da perspectiva.
 
Especificamente dentro do marxismo, a palavra ideologia é usada para se referir ao conjunto de ideias que são utilizadas para justificar o poder e os privilégios da chamada classe dominante. De acordo com as ideias de Karl Marx, a ideologia funciona como uma estratégia para ocultar a verdade, dando às pessoas uma imagem falsa de como o mundo funciona, a fim de controlá-las e manipulá-las.
 
Para os marxistas, se o proletariado entendesse a natureza exploratória que está por trás do capitalismo, seriam capazes de realizar uma grande revolução na sociedade. De acordo com suas ideias, o que impede a revolução é exatamente a ideologia: um conjunto de ideias que cria uma ilusão. Assim, os trabalhadores (ou a maioria deles) são convencidos de que o capitalismo é justo, que eles não estão sendo explorados pelo sistema e aqueles que são ricos trabalharam duro e mereceram seu sucesso.

Como cultura e ideologia se diferenciam e se relacionam?

Como vimos no decorrer do artigo, tanto cultura quanto ideologia possuem conceitos amplos que podem ser apresentados de formas diversas em diferentes contextos, como no exemplo apresentado sobre ideologia, que possui um significado específico dentro do marxismo. Apesar disso, podemos identificar as relações e diferenças entre eles, acompanhe.
 
A cultura está ligada ao que fazemos, a forma como nos comunicamos, nos alimentamos, as expressões artísticas que apreciamos. Já a ideologia representa o que acreditamos e o que nos leva a agir de tal forma. Uma pessoa religiosa pode ter como parte de sua cultura realizar certos rituais e agir de determinadas formas baseadas na ideologia pregada dentro da sua crença.
 
Uma ideologia geralmente é criada através do pensamento de uma única pessoa e difundida para outras, que são induzidas ou decidem de modo consciente segui-la. A ideologia nazista, por exemplo, é rapidamente relacionada ao seu criador Adolph Hitler.
 
Já a cultura é construída através da pluralidade de ideias e pessoas. Não temos como saber quem criou grande parte dos hábitos culturais que temos, porque, na maioria dos casos, não houve um criador, os costumes foram se formando através do tempo, de forma natural.
 
Geralmente, as pessoas tendem a abraçar ideologias que tenham algum tipo de ligação com a sua cultura e se relacionem com a sua visão de mundo. Um povo que é culturalmente mais conservador ou liberal, por exemplo, tende a se inclinar para aderir ideologias que sigam essa mesma linha.
 
Para conferir mais conteúdos informativos e dicas sobre Enem e vestibular, acesse outros artigos do Blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog