21/10/2021 Filosofia e Sociologia

Diferença entre Didática e Pedagogia

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Diferença entre Didática e Pedagogia

Embora seja comum o entendimento de que Didática e Pedagogia são sinônimos, é importante ressaltar que há diferenças entre os dois conceitos. Ao longo do artigo a seguir iremos explanar mais sobre essas diferenças e também a respeito do que aproxima essas duas áreas tão relevantes para a educação.

Didática e Pedagogia: entenda os conceitos

Para compreender efetivamente qual é a diferença entre Didática e Pedagogia, é essencial conhecer os dois conceitos. Abaixo conceituamos essas áreas da educação para que seja mais simples entender no que elas se distinguem.

O que é Pedagogia?

Iniciaremos conceituando Pedagogia, que se constitui na ciência que tem como função o estudo da educação. A palavra Pedagogia vem do grego antigo, sendo constituído por duas palavras: “piados” (que significa “da criança”) e “agein” (que significa “conduzir”).

Considera-se como o berço da Pedagogia a Grécia Antiga, pois foi lá que nasceram as primeiras ideias a respeito desse tema. O sujeito dessa ciência é o ser humano enquanto educando. A área abrange os princípios e metodologias relativos ao ensino, métodos para conduzir assuntos educacionais e sistemas de administração de escolas. 

O profissional da área de Pedagogia é o pedagogo, que possui duas áreas amplas de atuação: o magistério e a administração. Dessa forma, pode tanto atuar como orientador dos alunos e professores, quanto como gerente e supervisor do princípio de ensino.

Ambas as possibilidades de atuação têm apresentado boas oportunidades no mercado de trabalho. A Pedagogia vem sendo cada vez mais reconhecida por sua grande relevância no processo educacional. 

O que é Didática?

De forma resumida, podemos dizer que a didática consiste na técnica de ensinar. Basicamente, se trata de um ramo da pedagogia que tem como foco os métodos e técnicas de ensino que são utilizados para concretizar as diretrizes da teoria pedagógica. 

A didática se configura em uma ramificação da ciência pedagógica que objetiva ensinar os métodos e técnicas que levam o aluno ao aprendizado através de orientação dos professores e orientadores. Destacam-se como elementos da ação didática o aluno, o professor, a disciplina (matéria ou conteúdo), o contexto de aprendizagem dos alunos e as estratégias metodológicas empregadas. 

Para os professores em formação, a disciplina de didática tem uma função essencial na qual está a amplificação da sua capacidade crítica no tocante à realidade do ensino. Os professores devem se manter constantemente refletindo a respeito do que ensinar, como ensinar, para quem ensinar e o porquê ensinar. A didática é uma parte determinante para a construção de um bom trabalho na área de ensino.

Devemos, ainda, fazer o adendo de que a produção de conteúdos a respeito de como resolver as questões educacionais dos alunos não deve ser resumida a um caráter tecnicista. Afinal, é primordial que se tenha uma visão mais focada para essa maneira reflexiva de trabalhar com os estudantes.

Os profissionais de educação precisam refletir constantemente sobre as mudanças que ocorrem diariamente, tanto entre os alunos quanto em seus próprios métodos. 

Didática e Pedagogia: qual é a diferença?

Como explicamos acima, a Didática é uma ramificação da área científica da Pedagogia. Enquanto a última se refere ao estudo da educação, a primeira diz respeito ao conjunto de técnicas e metodologias de ensino. O pedagogo se ocupa do âmbito mais amplo da educação, podendo ter função na gestão do sistema de ensino.

Já o profissional voltado para a área de Didática, se concentra especificamente no modo como o ensino será realizado. Dessa forma, a Pedagogia foca em manter o sistema de educação em pleno funcionamento, enquanto a Didática considera qual é a melhor maneira de colocar esse processo em prática. 

Ambos os profissionais são fundamentais para o bom andamento de um ambiente educacional. Sem uma correta gestão que considere os pontos mais cruciais para a educação, não se mostra possível desenvolver um processo fortalecido de didática. Como veremos abaixo, são duas áreas complementares que precisam manter um diálogo aberto e constante. 

Didática e Pedagogia são complementares para educadores

Quem está pensando em seguir uma carreira na área de educação, deve compreender a Didática e Pedagogia como complementares. Mais do que uma área circunscrita à outra — já que a Didática é uma ramificação da Pedagogia — são ciências que se complementam no sentido de oferecer a melhor experiência para os alunos.

O processo de educar é bastante amplo e envolve uma série de questões complexas. O profissional de educação deve estar aberto para novas construções todos os dias e isso somente é possível quando se tem conhecimento a respeito de diferentes áreas. 

Na prática, tanto os profissionais focados nos processos pedagógicos quanto aqueles focados nos processos didáticos encontram boas oportunidades no mercado de educação. A carreira nessa área demanda estar preparado para assumir uma série de desafios e buscar por soluções satisfatórias constantemente.

Agora você já sabe qual é a diferença entre Didática e Pedagogia. Navegue pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais conteúdos informativos e dicas.

Retornar ao Blog