Filosofia nos Vestibulares - Blog Hexag Medicina
12/05/2015 Filosofia e Sociologia

Filosofia nos Vestibulares

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Filosofia nos Vestibulares

A Filosofia nos vestibulares brasileiros concentra-se principalmente no que se convencionou chamar de Filosofia Clássica, ou seja, a Filosofia que se associa à Grécia Antiga. Comece seus estudos pelos pré-socráticos e vá, depois, a Sócrates. Sócrates teve como discípulo Platão, e este, Aristóteles.

Aqui segue um pequeno roteiro de estudo para sua orientação.

Os filósofos pré-socráticos ocupavam-se com os fenômenos naturais, porém já observados por um ponto de vista racional. Também eram conhecidos como naturalistas. Entre eles destacam-se Pitágoras, Heráclito, e Thales de Mileto.

Sócrates iniciou o período mais produtivo da Filosofia Clássica. Sócrates considerava o diálogo o instrumento perfeito para o desenvolvimento do pensamento. É bastante mencionada em vestibulares uma de suas máximas: “Tudo que sei é que nada sei”.

Platão foi o mais famoso dos discípulos de Sócrates, e o responsável por transcrever os pensamentos deste. Em seu mais famoso livro, A República, Platão cria dois de seus mais importantes conceitos: ‘O Mito da Caverna’ e a oposição entre o ‘Mundo Sensível” e o ‘Mundo das Ideias’.

Aristóteles é o terceiro dos grandes filósofos gregos clássicos. Aristóteles ponderava sobre vários temas: tanto aqueles que hoje seriam classificados como pertencentes às ciências humanas, quanto aqueles pertecentes às ciências exatas. Ele criou um sistema de classificação que mais tarde serviria como base para a organização da nomenclatura das espécies. Aristóteles declarava que a educação era o único elemento que conseguiria manter a vida na cidade (Polis).

É isso, gente! Bons estudos.

Retornar ao Blog