O que é Epistemologia? - Hexag Medicina
10/08/2022 Filosofia e Sociologia

O que é Epistemologia?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O que é Epistemologia?

Também chamada de Teoria do Conhecimento, a Epistemologia é uma área da filosofia cujo foco é justamente o estudo do conhecimento. Trata-se de uma área que investiga a formação do conhecimento, a diferença existente entre senso comum e ciência, assim como a validade do saber científico e outros tópicos importantes. 

Entenda o que é Epistemologia

A Epistemologia tem como seu foco o saber, da mesma forma que a ética investiga as questões morais e a política diz respeito ao funcionamento da sociedade. Essa palavra é formada pelas partículas “Epistem” (originária do grego com o significado de conhecimento) e “Logia” (que significa estudo). Dessa forma, pode ser definida como o estudo do conhecimento, pois se debruça sobre as fontes do conhecimento e como ele é adquirido. 

Entre outras coisas, a Epistemologia, busca entender de onde vem o conhecimento e como sabemos que sabemos alguma coisa. Um dos seus papéis mais relevantes é estudar a natureza do conhecimento, de forma a entender o que são os conhecimentos gerados por tal ciência.

Podemos tomar a Epistemologia da História como exemplo, é ela que determina o que é o conhecimento histórico e como adquiri-lo.

Questões Epistemológicas

A Epistemologia é uma área da Filosofia e a Filosofia sempre parte de questões. Sendo assim, é possível sistematizar perguntas feitas pela Epistemologia, confira abaixo: 

– O que é a ciência?

– O que é o conhecimento científico?

– O conhecimento científico é verdadeiro?

Em outras palavras, a filosofia estipula que uma área do saber apenas pode ser considerada como ciência se tiver um método científico definido. Dessa forma, conhecimento científico é um conjunto de saberes devidamente justificados e testados em diferentes circunstâncias, tempo e lugar. Os resultados devem ser sempre os mesmos, independentemente das condições.

Porém, é importante compreender que a verdade pode ser construída de forma racional dentro de cada período histórico. Algo em que se acredita em uma época pode ser rejeitado e desacreditado em um período posterior. 

Origem da Epistemologia

O conceito de Epistemologia nasceu com os filósofos pré-socráticos. Esse tema se tornou pauta de diversas discussões no período clássico, particularmente através de figuras como as de Sócrates, Aristóteles e Platão. Cada um dos filósofos desenvolveu seu próprio método para explicar as suas ideias, deixando de lado os mitos para formular conclusões racionais. 

Porém, a Epistemologia só ganhou força realmente na Idade Moderna com o maior espaço conquistado pelas ideias do Humanismo, Renascimento e Iluminismo. Os estudiosos desejavam diferenciar a ciência do senso comum. Para ficar mais fácil de entender, daremos um exemplo, imagine uma pessoa que afirma que sabe que irá chover porque seu joelho está doendo.

Essa afirmação é o senso comum, uma vez que não existe nenhum embasamento científico. Ou seja, não há argumentos sólidos para que alguém acredite nessa afirmação. Mas, se outra pessoa afirma que sabe que vai chover porque observou as nuvens e o vento, identificando um comportamento específico, é mais fácil acreditar. 

A Epistemologia de Jean Piaget

Jean Piaget (1896-1980), psicólogo e biólogo suíço, tornou-se conhecido por elaborar uma teoria do conhecimento. Essa teoria foi exposta na obra “A Epistemologia Genética”, de 1950. Na obra ele teoriza que o ser humano passa por quatro fases em que adquire conhecimento, sendo elas: 

Sensório-motor

Essa fase se dá entre os 0 e 2 anos, momento em que o conhecimento é adquirido através de estímulos exteriores e interiores. 

Pré-operatório

Fase que ocorre entre os 2 e 7 anos, momento em que a criança começa a falar. O conhecimento é adquirido por meio de jogos com regras simples com outras crianças e foco no pensamento lúdico e mágico em que estão incluídos os contos de fada. 

Operatório concreto

Fase que acontece entre os 7 e 11 anos em que se torna possível resolver internamente os seus problemas. É o período em que ocorre a aquisição da escrita e dos cálculos relacionados a símbolos concretos, como laranjas e maçãs. 

Operatório formal ou abstrato

Essa fase se dá entre os 11 e 14 anos de idade e abrange conceitos abstratos, como o amor, a sociedade, a cidadania e o Estado. 

Piaget considera que esses estágios não são alcançados linearmente e que cada criança possui seu próprio ritmo de aprendizagem. O psicólogo e biólogo também aponta que nem todo mundo chega à última etapa.

O conhecimento é uma descentralização do indivíduo. Quando somos crianças desejamos ter tudo para nós, em nossa direção, e quando crescemos o homem passa a considerar o seu entorno. 

Assimilação e acomodação

Para Piaget, mais do que a superação de um estado, era determinante observar de que maneira a criança passa de uma etapa para a outra. Para a caracterização desse fenômeno ele utiliza dois termos: assimilação e acomodação, acompanhe. 

Assimilação

Quando recebe um novo brinquedo, a criança empreende “testes” para compreender como ele funciona. 

Acomodação

Tendo adquirido o conhecimento, essa criança encontra uma aplicação para a habilidade em questão e a transfere para outras áreas. 

Confira um exemplo

É dado um livro para a criança. 

O livro, na fase sensorial, seria somente um objeto para empilhar, jogar ou morder. No período pré-operatório, o item adquire outro significado, porque a criança aprende que é um objeto em que estão contidas histórias, ou seja, se torna útil de outra maneira. 

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