Platão e Aristóteles: conheça os Pilares da Filosofia Ocidental
Platão (428 a.C.-347 a.C.) e Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) são considerados pilares da Filosofia Ocidental. No artigo a seguir, você poderá conhecer mais sobre a biografia dos dois e seu trabalho. Boa leitura!
Filosofia Ocidental: conheça mais sobre Platão e Aristóteles
Os filósofos Platão e Aristóteles tiveram grande contribuição para a construção da Filosofia Ocidental. Platão foi discípulo de Sócrates (470 a.C.-399 a.C.), reconhecido como o “pai da filosofia”. Porém, vale citar que Sócrates não foi o primeiro filósofo da história embora tenha contribuído significativamente para o seu desenvolvimento.
Posteriormente, Platão se tornou professor de Aristóteles. Essa ligação entre eles, não impediu que o último apontasse as falhas nas teorias do seu mestre. Inclusive, Aristóteles se tornou um dos principais críticos de Platão, as obras de ambos têm foco nos mesmos aspectos filosóficos e podem ser facilmente comparadas.
Platão
Platão foi um filósofo e matemático da Grécia Antiga e autor de vários diálogos filosóficos. Fundou a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental, a Academia de Atenas. Juntamente ao seu mentor, Sócrates e seu discípulo Aristóteles, Platão é considerado uma das figuras centrais da história da Antiguidade.
Platão se caracterizou por ser realista, racionalista, idealista e dualista. Inclusive são associadas a ele muitas das ideias que deram origem a essas filosofias posteriormente. A sua principal contribuição foi o platonismo, também chamado de realismo platônico ou idealismo.
Acredita-se que todo o trabalho de Platão sobreviveu intacto por mais de 2400 anos, diferente do que aconteceu com seus contemporâneos. Apesar de sua popularidade ter oscilado, Platão nunca ficou sem leitores desde que escreveu sua obra.
Aristóteles
Filósofo e polímata da Grécia Antiga, Aristóteles foi discípulo de Platão tendo estudado na Academia. Tornou-se um dos pensadores de maior influência da história da civilização ocidental.
Algo interessante sobre Aristóteles foi ele ter abordado quase todos os campos do conhecimento de sua época: metafísica, física, biologia, poética, lógica, retórica entre outros. Segundo a concepção aristotélica, a ciência contempla três áreas centrais:
- Teórica;
- Prática (práxis);
- Aplicada ou (poiética).
Aristóteles defendia que todos os seres vivos possuem alma, mesmo que com características diferentes. O pensamento de Aristóteles foi quase esquecido até o fim da Antiguidade. As obras do filósofo foram traduzidas durante o Califado Abássida tendo grande influência sobre o mundo muçulmano.
Platão e Aristóteles: conheça as suas visões de mundo
Confira abaixo os pontos em comum entre Platão e Aristóteles:
- Pensamentos semelhantes em relação à existência do ser humano contemplando o mundo;
- Reflexões parecidas sobre o significado de sua existência;
- Os dois dedicaram-se a refletir e buscar entender o que significa ter consciência de uma existência;
- Também buscaram entender como essa consciência se relacionaria com a consciência dos outros.
Contudo, ainda que Aristóteles discordasse das ideias de Platão em diversos pontos, é possível observar uma evolução dos pensamentos do seu mestre em sua obra. Platão tinha seu raciocínio mais direcionado para preocupações com a “alma”. Por sua vez, Aristóteles focou na linha política buscando inserir suas ideias num contexto social.
Resumidamente, nos termos filosóficos podemos dizer que:
- Para Platão ser era ser;
- Para Aristóteles observar era ser.
Principais diferenças entre Platão e Aristóteles
O principal ponto diferencial do pensamento de Platão e Aristóteles são as suas crenças a respeito do que é mais real e autêntico na existência humana. Platão acreditava que a essência da realidade não se encontra nas experiências do dia a dia.
Já Aristóteles acreditava que o mundo cotidiano era mais autêntico em comparação com o mundo das ideias proposto por Platão. Aristóteles baseava o seu trabalho filosófico nos seus conhecimentos morais. Em contrapartida, Platão acreditava que a realidade se encontra no mundo das ideias ou no mundo das formas.
Os dois se dedicaram ao desenvolvimento de diversos assuntos distintos como:
- Formas de governo ideais;
- Definição do que é beleza estética;
- Natureza da realidade, entre outros.
Escolas
Grande parte das ideias de Aristóteles funciona como um tipo de encontro entre os pensamentos de Platão e Sócrates. Ambos os filósofos fundaram escolas para a difusão de suas teorias. A escola de Platão recebeu o nome de “A Academia”, inclusive Aristóteles estudou lá.
Aristóteles fundou uma escola chamada “Liceu” e foi escolhido para ensinar Alexandre – o Grande. O conquistador da Macedônia se tornou financiador e apoiador da escola de seu mestre.
Os pilares da Filosofia Ocidental
Aristóteles e Platão são dois filósofos de grande relevância para a Filosofia Ocidental. A forma como eles entendiam o mundo e defendiam seus pontos de vista foram decisivos para formar as bases do conhecimento de muitos pensadores.
As ideias de ambos se mantiveram em pauta da Grécia Antiga até os dias atuais. Ao longo dos séculos, essas divisões de pensamento ainda não percebidas em filósofos modernos. Dessa forma, eles possuem relevância inegável para o campo da Filosofia e de outras ciências dela originárias.
Gostou de saber mais sobre Platão e Aristóteles? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!