Os principais problemas tratados pelos filósofos - Hexag Medicina
06/08/2024 Filosofia e Sociologia

Os principais problemas tratados pelos filósofos

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Os principais problemas tratados pelos filósofos

Conhecer os principais problemas tratados pelos filósofos é uma forma de entender e interpretar o mundo. Desde o surgimento da Filosofia, o homem passou a questionar o mundo e a sua função nele. Nesse artigo, apresentaremos com mais detalhes o conceito de Filosofia e as questões debatidas pelos principais pensadores. 

A Filosofia e os filósofos

Na Grécia Antiga, nasceu a Filosofia, paralelamente ao surgimento das cidades-estado. De acordo com registros históricos, esse foi o momento em que os homens passaram a buscar explicações lógicas e racionais para o mundo a sua volta.  

Civilizações anteriores usavam mitos para explicar os acontecimentos e fenômenos naturais. Religiosos e sacerdotes detinham o poder do conhecimento e utilizavam crenças para saciar a curiosidade básica do ser humano. 

Ainda que a mitologia grega seja bastante rica e utilize as figuras das divindades para explicar fenômenos, havia a valorização dos filósofos. Esses pensadores eram considerados como enviados dos deuses e passaram a sistematizar o pensamento humano. A lógica passou a ser exercitada. 

Diferentemente dos sacerdotes, os filósofos não se colocavam na posição de detentores ou donos da verdade. Os pensadores definiam a si mesmos como amigos do saber, indivíduos focados em desvendar mistérios em conjunto com as pessoas comuns. A Filosofia surgiu criticando o pensamento mítico e levantando questionamentos. 

A palavra Filosofia

A palavra Filosofia tem origem no grego, ela é resultado da combinação de dois termos: philos (amigo) + sophia (sabedoria). Dessa forma, o termo significa amigo ou amante do conhecimento. O filósofo é alguém que procura interpretar o mundo à sua volta. 

A Filosofia não é uma ciência, pois as suas conclusões não podem ser comprovadas através da aplicação do método científico. Contudo, muitos dos primeiros filósofos também se dedicavam ao estudo da natureza, da Matemática e outras áreas importantes do conhecimento.

Principais características da Filosofia

Confira a seguir as principais características da Filosofia:

  • Autonomia – os filósofos tinham a liberdade de pensar por si mesmos, não precisavam se submeter à religião, ao senso comum ou a própria Grécia. 
  • Radicalidade – não existe o contentamento com o conhecimento superficial e nem com respostas prontas. As questões são analisadas profundamente. 
  • Historicidade – a Filosofia busca apresentar a posição dos filósofos do passado e do presente, o conhecimento é histórico. 
  • Diálogo entre o conhecimento histórico e o pensamento presente – utiliza as construções culturais como lendas e tradições. 
  • Universalidade – a Filosofia trata quase sempre de temas de interesse geral do universo humano. 
  • Multiplicação do conhecimento – a Filosofia criou áreas específicas do conhecimento como, por exemplo, a Filosofia Política. 

Vale citar ainda que a Filosofia foi responsável pela criação da Cosmologia, ciência que investiga a estrutura, composição e evolução do Universo. Também contribuiu para a criação da Ética que estuda temas morais e o comportamento do ser humano. 

Conheça os principais pensadores da origem da Filosofia

Confira abaixo os principais filósofos da origem da Filosofia. 

Sócrates

Sócrates entrou para a história da humanidade como o pai da Filosofia ocidental. O pensador viveu entre cerca de 469 e 399 a.C., ficou conhecido como um homem sábio de Atenas. Uma das principais convicções de Sócrates era de que ele nada sabia, ao reconhecer suas limitações ele se colocou em busca da verdade. 

Sua contribuição para os campos da epistemologia e lógica foi muito importante. A base de seu trabalho era o uso do método socrático em que uma série de perguntas eram feitas para chegar ao entendimento profundo da discussão. Como não deixou nenhuma obra escrita, os seus ensinamentos foram repassados pelos relatos do seu aluno Platão.

Platão

Platão, viveu em Atenas, entre 428 e 348 a.C., foi discípulo de Sócrates. Além de filósofo, foi também matemático e se destacou por escrever diálogos filosóficos. Ele fundou a Academia, instituição de educação superior em Atenas. 

O pensamento de Platão foi relevante não somente na Grécia, mas também para a Filosofia da Idade Média. Os escritos de Platão passaram a ser referência para quem era amigo do conhecimento. 

Aristóteles

Aristóteles foi aluno de Platão e viveu entre 384 e 322 a.C., ele fecha o grupo dos três pensadores mais relevantes da origem da Filosofia. Tratou em sua obra de diferentes áreas do conhecimento como:

  • Física;
  • Lógica;
  • Metafísica; 
  • Política;
  • Ética, entre outras. 

Também tinha grande interesse em temas como Biologia, Zoologia, Música, Poesia e drama (artes cênicas). Foi contratado como tutor de um garoto de 13 anos que se tornaria Alexandre, O Grande, o maior conquistador do mundo antigo. 

Principais problemas tratados pelos filósofos

Desde sua origem, a Filosofia busca ajudar o ser humano a entender e interpretar o mundo à sua volta. Dessa forma, trata-se de uma disciplina de construção de conhecimento e habilidades para decifrar o mundo à nossa volta. A Filosofia nos auxilia na compreensão de como usar as ferramentas que possuímos a nosso favor. 

Gostou de saber mais sobre a Filosofia e os filósofos? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog