Qual a diferença entre cosmogonia e cosmologia? - Hexag Medicina
01/06/2022 Filosofia e Sociologia

Qual a diferença entre cosmogonia e cosmologia?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Qual a diferença entre cosmogonia e cosmologia?

O ser humano está constantemente em busca da compreensão da origem do universo e nessa jornada pode se deparar com conceitos e teorias da cosmogonia e da cosmologia. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes ambos os conceitos e qual é a diferença entre eles. 

O que é cosmologia?

A cosmologia é um dos ramos da astronomia, tem como foco o estudo da origem, evolução, composição e estruturas do Universo. Dentre os objetivos dessa ciência está o de tentar entender questões científicas e filosóficas a respeito do Universo como um todo. 

O ser humano procura por respostas sobre a vida e o universo desde os seus primórdios. O que havia antes da vida surgir? Qual era a composição e o tamanho do que existia?

A cosmologia busca responder a essas questões de maneira satisfatória. Inicialmente, era parte da filosofia, funcionava como um método de encontrar respostas sobre a origem e as transformações da natureza com base na lógica. 

Logo, tinha também o papel da desmistificação de que o universo se originou do poder de deuses divinos, por exemplo. Essa fase ficou conhecida como Período Pré-Socrático ou Período Cosmológico. 

Modelos cosmológicos

Há basicamente dois modelos cosmológicos: o padrão e o alternativo. 

Modelo cosmológico padrão

Segundo a ideia padrão, o Universo tem aproximadamente 13,7 bilhões de anos e está sem expansão constante. Ainda de acordo com esse modelo, o universo seria homogêneo e isotrópico (tem as mesmas características nas diferentes direções). O universo também seria formado por 74% de energia escura, 22% de matéria escura, além de 4% de matéria comum, como estrelas, poeira, gases, entre outros. 

Modelo cosmológico alternativo

Nesse modelo cosmológico está abrangida a chamada “constante cosmológica”, que funciona como um conjunto de alternativas que objetiva explicar a energia escura. Albert Einstein foi quem sugeriu essa constante inicialmente, ela ajudaria a entender o funcionamento de um universo estacionário, ou seja, que não se encontra em expansão.

Qual a diferença entre Cosmologia e Astrofísica?

A astrofísica é o ramo da astronomia que estuda as propriedades e estruturas dos objetos celestes. Por sua vez, a cosmologia se dedica a análise do Universo de maneira geral. Contudo, essas duas áreas da astronomia contam com inúmeros pontos em comum e por isso elas podem ser confundidas. 

Principais nomes da Cosmologia

Entre os cientistas que mais contribuíram para o avanço dos estudos cosmológicos podemos citar: Nicolau Copérnico (1473 – 1543), Galileu Galilei (1564 – 1642), Albert Einstein (1879 – 1955), Carl Sagan (1934 – 1996) e Stephen Hawking (1942 – 2018). 

O que é Cosmogonia?

A palavra cosmogonia é resultante da junção do termo grego “cosmos” (universo) e do termo gignomai (nascimento ou gênese). Dessa forma, cosmogonia diz respeito a relatos, geralmente míticos, sobre a criação e a ordem do universo. 

Também pode ter relação com o surgimento do ser humano. Inclusive, na Antiguidade, as diferentes ideias a respeito da origem do universo foram a base para o surgimento de várias civilizações. 

Antigo Egito e a sua Cosmogonia

Os antigos egípcios acreditavam que no começo do mundo não existia nem o Céu e nem a Terra. Existia somente um oceano infinito no qual estavam todos os elementos do universo. O espírito do mundo estava disperso em meio ao caos. Quando tal espírito se tornou consciente nasceu Rá, o deus do Céu e do Sol. Devido à sua força criou todo o restante que existe.

Maias e a sua Cosmogonia

Os maias acreditavam que o universo era composto por duas realidades: o Céu e o Submundo. Essa civilização acreditava que no começo o mundo estava totalmente em repouso e que a vida não existia. Tudo o que existe na Terra teria sido criado por seis divindades cobertas de plumas verdes que descansavam no fundo das águas. 

Desse momento em diante, a Terra passou a ter o seu próprio coração ou espírito. Havia uma ceiba com raízes que chegavam ao submundo e cujas folhas chegavam a níveis diferentes do céu.

Na sequência às plantas, os animais e, por fim, o ser humano surgiram. Todos foram feitos de lodo. Há três níveis no cosmos maia: Caan (ou céu), Caab (ou terra) e Xibalba (ou submundo). Em paralelo, o universo se organiza conforme critérios geométricos. 

Gregos e a sua Cosmogonia

Os poetas Homero e Hesíodo ajudaram a tornar a cosmogonia grega conhecida por meio de seus relatos mitológicos. Segundo os dois poetas, inicialmente existia apenas caos. Do caos surgiram Gea (ou Terra) e Eros (ou Amor). 

Os dois deuses criaram o céu estrelado, a luz, a escuridão, as montanhas, a discórdia e tudo mais que existe. Depois nasceu o deus Cronos, pai do Tempo, e que se casou com Rea. Dessa união nasceu Zeus, o deus que se tornou o dominante do Olimpo. 

Cosmogonia e Cosmologia: qual é a diferença?

A cosmogonia busca explicar a realidade com base em mitos. Já a cosmologia se ocupa de explicar a realidade por meio de teorias e conceitos com base científica. Porém, é essencial dizer que a cosmogonia também pode se valer de teorias e conceitos da ciência a respeito da origem do universo.

Dessa forma, a grande diferença entre cosmogonia e cosmologia está no fato de que a primeira aceita também teorias mitológicas e religiosas para explicar a origem do universo. A cosmologia tem como foco apenas a lógica e a ciência. As diversas cosmogonias surgiram num período em que não existia uma ciência. 

Agora você já sabe qual é a diferença entre cosmogonia e cosmologia!

Retornar ao Blog