Conheça algumas curiosidades sobre a Física
A Física é uma ciência resultante da necessidade do ser humano de explicar porque os fenômenos naturais acontecem. Não é difícil imaginar que uma ciência com esse foco está repleta de curiosidades. Continue lendo e se surpreenda!
A Física em nossas vidas
Física é uma palavra que se origina do termo grego “Physiké” cujo significado é “natureza”. Essa nomenclatura faz referência ao objetivo central da física que é investigar as causas dos fenômenos da natureza. É através desta ciência que conhecemos melhor as leis da natureza que regem o universo.
No decorrer do tempo, a humanidade foi compreendendo e descobrindo diversos fenômenos e leis físicas. Esse conhecimento permitiu o desenvolvimento de muitas tecnologias e a previsão correta de vários acontecimentos.
Conforme o homem foi aprendendo sobre as leis naturais, se surpreendeu com a forma como os eventos transcorrem. Esses novos pontos de vista, embasados na ciência, possibilitaram pensar em diversas aplicações para facilitar o dia a dia. A Física faz parte da nossa vida cotidiana.
Curiosidades sobre a Física
A Física é uma ciência que nos permite investigar e compreender o comportamento da natureza. Muitas vezes a natureza se comporta de forma estranha e perplexa. Diversos acontecimentos alteram o nosso senso de normalidade. Confira a seguir algumas curiosidades sobre a Física.
Física da Páscoa
Para os cristãos, a Páscoa é um momento de grande importância do ano, pois celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Todos os anos, a Páscoa é comemorada em dias diferentes porque não há uma data fixa no calendário.
Estima-se que a ressurreição de Jesus Cristo tenha acontecido em um dia próximo de uma lua cheia e um equinócio. O equinócio é um período em que o Sol cruza a linha do Equador, nesse momento o dia e a noite tem a mesma duração.
A Páscoa no calendário Juliano
Durante o uso do calendário Juliano a comemoração deveria acontecer no primeiro domingo após a primeira Lua cheia depois do Equinócio de Primavera no hemisfério norte. No hemisfério sul, o equinócio é de Outono.
A Páscoa no calendário Gregoriano
O calendário Juliano foi substituído pelo calendário Gregoriano. De acordo com esse calendário, a Páscoa deveria ser celebrada sempre no primeiro domingo após a Lua cheia, que acontece depois de 21 de março. Então, a Páscoa, nunca é celebrada antes do dia 22 de março e nem depois de 25 de abril.
O papel da Física
Percebeu que a data da comemoração da Páscoa está diretamente relacionada ao movimento relativo entre a Terra e o Sol?
Qual objeto cai primeiro?
O filósofo Aristóteles acreditava que se dois objetos com massas diferentes fossem soltos na mesma altura, o mais pesado cairia primeiro. Esse se tornou um verdadeiro senso comum. No entanto, o erro por trás desse pensamento foi esclarecido alguns séculos mais tarde devido às contribuições de Galileu Galilei.
De acordo com as leis do movimento vertical de objetos, o tempo de queda não depende da massa dos corpos. Então, se uma pluma e uma bola de boliche forem soltas a partir do mesmo ponto chegarão juntas ao chão. Porém, é importante dizer que essa verificação apenas é possível quando a resistência do ar é desprezada.
Olhando o passado
Enxergarmos objetos à nossa volta porque eles emitem ou refletem a luz ambiente. A velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo. Então podemos concluir que há um intervalo de tempo para que a luz percorra o espaço entre os nossos olhos e os objetos.
Considerando a velocidade da luz, as distâncias entre os nossos olhos e aquilo que vemos são mínimas. Porém, quando observamos corpos celestes devemos ter em mente que as distâncias não podem ser desconsideradas.
Vamos entender melhor?
Considere a galáxia de Andrômeda, que está localizada a 2,5 milhões de anos-luz da Terra. Basicamente, esse dado nos diz que o tempo para que a luz de Andrômeda chegue à Terra é de 2,5 milhões de anos.
Então quando olhamos para essa galáxia não estamos vendo como ela está agora e sim como ela estava há 2,5 milhões de anos. Olhar para o céu é olhar para o passado, pois estamos enxergando o passado.
O horário de verão e a Física
Quase 30 países adotam o chamado horário de verão. Os dias são mais longos do que as noites, nesse período, porque o ângulo no qual o Sol cruza o horizonte é menor. Dessa forma, a estrela leva mais tempo para nascer e para se pôr. O resultado é que o dia ganha em torno de quatro horas a mais.
O objetivo da adoção do horário de verão é aproveitar ao máximo a luz do Sol economizando energia elétrica. A nossa forma de marcar o tempo é resultado do movimento relativo entre a Terra e o Sol. Viu, como a Física está presente em nosso dia a dia?
Gostou de conhecer essas curiosidades sobre a Física? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!