29/04/2022 Física

O que é a força da gravidade?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que é a força da gravidade?

Na natureza existem quatro forças fundamentais, que são: gravidade, força de interação eletromagnética, força fraca e força forte. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes essa força e qual é o seu papel. Vamos começar?

Como a força da gravidade foi descoberta?

A gravidade ou gravitação é a força que regula objetos em repouso. As conclusões a respeito dela são resultantes da pesquisa de Isaac Newton (1642-1727). Albert Einstein (1879-1955) aperfeiçoou esses estudos. Alguns relatos históricos dizem que Newton compreendeu a existência da força da gravidade ao observar uma maçã cair de uma árvore.

Quando viu a fruta caindo, Newton concluiu que todos os demais corpos são atraídos para a Terra sem que tenham qualquer velocidade inicial. Logo, a Terra deveria ter uma força de atração que obrigaria os objetos a cair na sua direção. Inclusive, essa é a mesma força responsável por manter a Lua em órbita ao redor do nosso planeta. O Sol, por sua vez, exerce força de atração que mantém a Terra e os outros planetas ao seu redor. 

Basicamente, Newton concluiu que existia uma força de atração mútua entre todos os corpos que dependeria de suas massas. Em 1666, o físico foi o primeiro a perceber a lei fundamental que se tornaria básica para compreender uma série de fenômenos que até então não tinham explicação. 

O que é a força da gravidade? 

A gravidade é uma força vertical e para baixo responsável por nos manter unidos ao nosso planeta. Essa força também é responsável pela definição do peso de um corpo. Todo e qualquer objeto que se movimente em queda livre está sob a influência da aceleração da gravidade. Na Terra, a gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s2.

A força da gravidade em outros planetas

O valor da gravidade é diferente em corpos distintos porque depende da massa e do tamanho de cada planeta, estrela, satélite natural, entre outros. A gravidade também tem influência no peso que é alterado de planeta para planeta. A massa, por sua vez, é constante em todo o planeta. 

A força da gravidade na Lua

A Lua é bem menor do que a Terra, logo, a sua força de gravidade também é bem menor. Os corpos são atraídos com menor força para a superfície do satélite. A ação gravitacional do Sol e da Lua, juntamente ao movimento de rotação desses corpos celestes, produz movimentos periódicos nos oceanos e mares. 

Força da gravidade: qual é a definição mecânica? 

Segundo a Mecânica, a gravidade é definida como a força de atração que surge entre dois corpos pelo simples fato de estarem presentes em um ponto do espaço. De acordo com a lei da gravitação universal de Newton, a força de atração gravitacional é diretamente proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses dois corpos. 

Fg = G. M. m / d2

Sendo: 

Fg – Força de interação gravitacional (N);

G – Constante de gravitação universal (G = 6,67 x 10 – 11 N.m2/kg2);

M – Massa do maior corpo (kg);

m – Massa do menor corpo (kg);

d – Distância entre os corpos (m).

A força com a qual somos atraídos pelo planeta Terra é o peso dos nossos corpos. Trata-se de uma força de atração mútua, isto é, além de sermos atraídos pela Terra também a atraímos. Porém, pelo fato de que a massa do planeta é muito superior à dos corpos sobre ela, essa interação não é percebida. 

O valor do peso de um corpo depende da aceleração da gravidade a que ele está submetido. Conforme a segunda Lei de Newton, o peso pode ser definido como produto da massa do corpo pela gravidade. Para que fique mais claro, imagine um corpo de 100 kg. Na Terra, ele tem peso de 1000 N. Já na Lua, seu peso será de somente 160 N. Contudo, a massa se mantém a mesma. 

Sendo assim, mudar de planeta não faria ninguém emagrecer, afinal, a massa dos corpos se mantém igual em qualquer lugar. O que se altera é a força de atração entre o corpo e o planeta. 

Força da gravidade: definição moderna

Recebe o nome de Física Moderna, os estudos empreendidos a partir do século XX. De acordo com Albert Einstein, a gravidade está relacionada à curvatura gerada no espaço pela presença de um corpo muito massivo. De acordo com essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo bastante massivo, algo que gera a atração que chamamos de gravidade. 

Gravidade zero

Você já deve ter visto imagens de astronautas que parecem estar flutuando no espaço. Essa sensação de flutuação, como se não existisse gravidade, é sentido devido ao movimento de queda livre “infinito”.

Os objetos no espaço se movimentam em torno do planeta sob a influência da sua gravidade, porém, com velocidade horizontal que gera a sensação de queda perpétua. Essa sensação recebe o nome de gravidade zero. 

Gostou de saber mais sobre a força da gravidade? Acesse outros posts do blog Hexag Medicina para conferir mais conteúdos informativos como este!

Retornar ao Blog