26/08/2021 Física

Qual a diferença entre temperatura e sensação térmica?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Qual a diferença entre temperatura e sensação térmica?

Você já se viu diante da questão: qual é a diferença entre temperatura e sensação térmica? Saiba que muitas pessoas têm essa dúvida, em especial quando acompanham a previsão do tempo em telejornais.

Temperatura e calor são noções bastantes presentes em nosso cotidiano e, por isso, é natural certa dificuldade de associação delas às suas definições físicas. Porém, ambos os conceitos possuem distinções consideráveis que devem ser conhecidas por quem está se preparando para as provas de vestibulares e Enem.

Continue a leitura para compreender mais sobre o tema.

Saiba a diferença entre temperatura e sensação térmica

Para compreender a diferença existente entre temperatura e sensação térmica, é necessário conhecer os conceitos de temperatura e calor.

O que é temperatura?

Consiste na grandeza física responsável pela medição do grau de agitação das partículas que fazem parte do sistema. Quanto maior é a agitação molecular, mais frequentes serão os choques entre as mesmas, ou seja, o atrito. Dessa forma, quanto maior a frequência desses choques, mais elevada será a temperatura.

O que é calor?

Calor consiste na energia trocada entre dois corpos colocados em contato e que apresentam temperaturas distintas. O corpo que possui maior temperatura concede energia para aquele que possui menor temperatura. Essa energia recebe o nome de calor.

Logo, temperatura consiste em um parâmetro físico, função de estado, que descreve um sistema associado às noções vulgares de frio e calor, assim como as transferências de energia térmica que ocorrem. Para entender o conceito de calor, é necessário compreender a conceituação de temperatura.

O que é sensação térmica?

Quando falamos em sensação térmica, é necessário considerar a ideia de percepção individual. De acordo com a conceituação física, a sensação térmica consiste na percepção do ar, que pode ser bem diferente da temperatura real.

Fatores como a umidade relativa do ar, velocidade do vento e densidade atmosférica influenciam na alteração da transferência de energia (calor) entre o corpo e o meio ambiente. Em linhas gerais, podemos dizer que sensações térmicas nada mais são do que aquelas que podemos identificar por meio do corpo e se relacionam com o frio e com o calor.

Relação entre temperatura e sensação térmica

A sensação térmica é diretamente influenciada pela temperatura. Devemos ter em mente que a temperatura é diretamente proporcional à quantidade de energia contida em um sistema. Assim, quanto mais energia térmica é acrescida ao sistema, mais a temperatura aumenta. Em oposição, a perda de calor leva ao abaixamento da temperatura do sistema.

A existência de diferença de temperatura entre dois ou mais sistemas permite que ocorra a transferência de energia térmica. Em uma escala microscópica esse calor corresponde à transmissão de agitação térmica entre átomos e moléculas presentes no sistema.

Qual é a diferença entre temperatura e sensação térmica?

Agora que você já conhece os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica, será mais fácil entender essa questão. Em um dia quente e bastante úmido, por exemplo, temos uma sensação térmica mais alta do que a temperatura marcada pelo termômetro. Já em um dia com a mesma temperatura, mas com umidade baixa, teremos uma sensação térmica mais baixa em comparação com a temperatura marcada pelo termômetro.

Imagine que a temperatura do ar é de 42°C e a umidade está em 38%, nesse dia, a sensação térmica será de tórridos 52°C. Porém, se a umidade fosse de 20% (considerada baixa) a sensação térmica seria de 42°C, assim como aponta o termômetro.

Caso a umidade do ar fosse 0, a sensação térmica seria de 36°C. Por isso, a meteorologia considera esses fatores em conjunto com a medição da temperatura do ar para determinar como estará o dia.

Além disso, é importante considerar, ainda, que o vento pode agir “roubando” calor e fazendo com que se tenha uma sensação de mais frio. Logo, a diferença entre temperatura e sensação térmica é que a primeira se refere ao que está sendo marcado pelo termômetro e o último consiste no que estamos sentindo.

A sensação térmica que temos é influenciada por fatores como o vento e a umidade do ar. Então, não se assuste se o termômetro da sua cidade marcar 36°C, mas você sentir como se estivesse em um forno a 50°C.

Sensação térmica e sua influência no organismo

A influência da sensação térmica no organismo foi identificada após a Segunda Guerra Mundial. Tropas alemãs invadiram o território russo visando dominar o país, no entanto, não conseguiram resistir ao rigoroso inverno da Rússia. Os russos, sabendo do poder do seu inverno, utilizaram as condições climáticas como uma estratégia de guerra.

Foi a partir desse acontecimento que os Estados Unidos criaram um índice que verificar a sensação térmica. Tal índice considera a velocidade do vento relacionada às temperaturas diárias.

Agora você já sabe qual é a diferença entre temperatura e sensação térmica! Quer conferir mais conteúdos informativos como este? Navegue pelo blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog