Veja tudo sobre rotação e translação - Hexag Medicina
21/03/2022 Física

Veja tudo sobre rotação e translação

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Veja tudo sobre rotação e translação

Há dois movimentos principais realizados pelo planeta Terra: translação e rotação. O primeiro é o movimento em que o planeta traça uma órbita em torno do Sol. Já o segundo diz respeito ao giro que a Terra empreende em torno do seu próprio eixo. Cada volta realizada pelo planeta em torno do Sol representa um ano e cada giro em torno do seu próprio eixo equivale a um dia. 

Esses movimentos são responsáveis pela existência de dia e noite (rotação) e pelas estações do ano e duração de um ano (translação). No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes os dois movimentos e qual é a importância deles. Falaremos também de outros movimentos realizados pela Terra que são interessantes para entender o funcionamento do nosso planeta. 

O que é translação?

Recebe o nome de translação o movimento empreendido pela Terra em torno do Sol. Nosso planeta está preso à órbita solar devido ao campo gravitacional gerado pela massa do Sol. Um giro completo do planeta Terra em torno do Sol dura em média 365 dias, 5 horas e 47 minutos. A velocidade orbital média com que o planeta se move no espaço é de 29,78 km/s.

O ano bissexto (ano com 366 dias) acontece a cada quatro anos pelo fato de que o ano civil é contado somente em dias. O dia extra do ano bissexto serve para compensar as quase seis horas anuais que deixam de ser contabilizadas em anos de 365 dias. Por isso, a cada quatro anos temos o dia 29 de fevereiro adicionado ao nosso calendário. 

Trajetória Elíptica 

A trajetória realizada pela Terra em torno do Sol é bem próxima ao formato de um círculo. Porém, como não é um círculo perfeito, é chamada de trajetória elíptica. A órbita terrestre tem raio médio de 149,6 milhões de quilômetros. 

Porém, esse número varia entre dois momentos: periélio e afélio. O periélio acontece quando o raio é de 147,1 milhões de quilômetros. Já o afélio é o momento mais distante e o raio é de 152,1 milhões de quilômetros. 

Estações do ano 

Diferentemente do que muitos pensam, as estações do ano não são consequência da distância da Terra ao Sol. Os solstícios são os fenômenos responsáveis pelas mudanças de estações do ano. Em outras palavras, essas mudanças ocorrem pela posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol. 

O grau de incidência de raios solares é alterado de acordo com o solstício. A inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol, no verão, é o que potencializa a incidência solar nesse período.

Os hemisférios têm esses fenômenos de forma contrária. Então, quando é verão no hemisfério norte é inverno no hemisfério sul. Quando é primavera no hemisfério sul é outono no hemisfério norte. É sempre o oposto do outro hemisfério. 

O que é rotação?

Translação é o movimento realizado pela Terra em torno do Sol. Já a rotação consiste no movimento empreendido pelo planeta em torno do seu próprio eixo. A duração de cada giro da Terra em torno de si mesma é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos. Essa duração foi responsável por convencionar que um dia na Terra tem 24 horas. 

A linha imaginária chamada de eixo da Terra atravessa o planeta do polo norte ao polo sul. A inclinação desse eixo é de aproximadamente 23,5 graus. A existência de dia e noite é resultado do movimento de rotação no sentido anti-horário. Quando realiza esse movimento, a terra deixa parte de sua superfície exposta ao Sol. 

A velocidade média do movimento de rotação é de 1674 km/h. Esse cálculo é feito tomando por referência a Linha do Equador, no sentido dessa linha a Terra possui diâmetro de aproximadamente 12.756 quilômetros. Dentro da atmosfera do planeta não é possível sentir essa velocidade. 

Terra: conheça outros movimentos realizados pelo planeta

Como explicamos ao longo do artigo, os movimentos de translação e rotação são os principais movimentos realizados pelo planeta Terra. No entanto, esses não são os únicos movimentos que nosso planeta realiza. 

Embora sejam pequenos e não influenciem questões tão relevantes, quanto os dias e noites (rotação) e duração do ano e estações (translação), esses movimentos também merecem ser mencionados. Vamos conhecê-los? 

Precessão dos Equinócios

Trata-se de um movimento em que o eixo da Terra realiza um círculo. Sua duração é de nada menos do que 25.800 anos. 

Nutação

Esse é um movimento que acontece pela influência da gravidade do Sol e da Lua. Consiste em uma oscilação do eixo da Terra em até 700 metros com posterior retorno à posição original. Esse movimento tem ciclo que dura 18,6 anos. 

Oscilação de Chandler

Os polos realizam um movimento circular como efeito da distribuição de massa da Terra e dos seus movimentos internos. A duração da realização da oscilação de Chandler é de 433 dias. 

Gostou de conhecer mais sobre a rotação e a translação?

Retornar ao Blog