23/05/2022 Geografia

Climas do Brasil: quais são?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Climas do Brasil: quais são?

O Brasil é um país de extensão continental que possui diferentes tipos de clima em suas regiões. Além da sua ampla extensão territorial, nosso país apresenta grande diversidade geográfica. No artigo a seguir iremos apresentar esses climas com as suas principais características. 

Por que é importante o estudo dos climas?

Geralmente, o clima é definido como o tempo meteorológico médio, como uma descrição estatística das mudanças mais relevantes do tempo meteorológico em um determinado período. A Organização Mundial de Meteorologia determina que o período clássico é de 30 anos. As quantidades consideradas normalmente incluem precipitação, temperatura e vento.

A climatologia, estudo do clima, é relevante por que se dedica à investigação do clima sob diferentes aspectos. Também se ocupa de estudos para compreender variados fenômenos climáticos, como a ocorrência de secas, ondas de calor ou inundações.

Esse estudo é ainda uma importante ferramenta para entender a relação do ser humano com o ambiente que o cerca. Em alguns casos, é o próprio homem o causador das mudanças climáticas, sendo essencial ter essa compreensão. 

Principais Climas do Brasil

O território brasileiro está 93% localizado no Hemisfério Sul e apenas 7% no Hemisfério Norte. Dessa forma, o país se encontra na zona intertropical da Terra, exceto a região Sul. Como mencionamos no início do artigo, o Brasil é um país de grande extensão territorial e ampla variedade geográfica.

Devido a esses dois fatores, possui seis tipos de climas predominantes, que são: Equatorial, Tropical Atlântico, Tropical de Altitude, Semiárido, Tropical e Subtropical. A seguir apresentaremos mais detalhes sobre os tipos de clima predominantes em nosso país. 

Clima Equatorial

O clima equatorial está presente em praticamente todos os estados da região Norte e também em parte do Maranhão e Mato Grosso. Se caracteriza por apresentar temperatura elevada, bastante umidade e amplitude térmica baixa. As temperaturas variam entre 24°C e 26°C ao ano. 

Apresenta chuvas em abundância com índices pluviométricos que superam 2.000 mm. Nesse clima quase não são percebidos períodos de estiagem. O clima equatorial tem influência sobre a floresta Amazônica. 

Clima Tropical

O clima tropical está presente em boa parte do centro do Brasil, em particular nos estados da região Centro-Oeste e em algumas partes do Ceará, Piauí, Maranhão, Minas Gerais e Bahia. 

Nesse clima, as temperaturas costumam ser elevadas em boa parte do ano, apresentando média de 24°C e amplitude térmica que oscila entre 5°C e 6°C ao ano. A quantidade de chuvas fica em torno de 1.500 mm ao ano e tem duas estações bem definidas, a seca (de maio e setembro) e a chuvosa (de outubro a abril). 

Clima Tropical de altitude

Está presente em regiões serranas e de planaltos, particularmente na região Sudeste. Uma das características desse clima é ter baixa amplitude térmica, com temperatura média oscilando entre 17°C e 22°C. Apresenta quantidade de chuvas de 1.500 mm ao ano. 

Clima Tropical atlântico

Clima presente na zona litorânea do Rio Grande do Norte, na região Nordeste, até o Paraná, na região Sul. Apresenta temperatura elevada, em torno de 25°C. Tem chuvas regulares e com boa distribuição, que são mais intensas nas regiões Sul e Sudeste durante o verão. Durante o inverno, as chuvas são mais frequentes no Nordeste. 

Clima Semiárido

Clima bastante presente na região Nordeste, particularmente no interior. Essa região é chamada de polígono da seca devido à escassez de chuva. As temperaturas são elevadas durante todo o ano, apresentando média anual entre 26°C e 28°C. Com chuvas escassas, tem média anual inferior a 750 mm. Outro ponto relevante é que as chuvas são mal distribuídas. 

Clima Subtropical

Esse clima se manifesta apenas na região Sul e tem características bem diferentes do restante do país. As médias anuais de temperatura ficam em torno de 18°C, tendo grande amplitude térmica. Tem boa distribuição de chuvas e os índices pluviométricos superam os 1.250 mm ao ano. 

Climas do Brasil: variedade climática  

Há diferentes tipos de clima, cada um com as suas próprias características decorrentes da sua localização geográfica e tempo meteorológico. Um dos fatores mais preponderantes na determinação do clima é a inclinação solar, isto é, a forma como os raios solares incidem na superfície da Terra. 

O Brasil tem seu território atravessado pela linha imaginária do Equador na região norte e pelo Trópico de Capricórnio ao Sul. Logo, grande parte do território brasileiro está localizado em zonas de latitudes baixas. Trata-se de um fator limitante para a prevalência de climas quentes e úmidos com média de temperatura em torno de 20°C ou mais. 

A rica diversidade climática do nosso país é resultado de sua extensão territorial continental. As regiões do país estão expostas a condições variadas de geografia. Tal diversidade climática é sustentada pelas diferentes composições de paisagens e diversidade de ecossistemas e biomas. 

Gostou de conhecer mais sobre os climas do Brasil? Navegue pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais conteúdos e dicas para o Enem e o vestibular!

Retornar ao Blog