Conceito de paisagem na Geografia e seus elementos
Na Geografia, o conceito de paisagem é utilizado para nos ajudar a compreender o espaço considerando um recorte específico.
Em linhas gerais, trata-se de tudo aquilo que podemos identificar e interpretar através dos nossos sentidos em um lugar. No decorrer do tempo, as paisagens podem sofrer mudanças. Continue lendo para saber mais!
Conceito de paisagem na Geografia
Paisagem, como conceito da Geografia, pode ser definida como tudo aquilo que nos ajuda a estudar e entender o espaço à nossa volta. Podemos definir que paisagem é tudo aquilo que podemos interpretar através dos nossos sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato em um lugar.
Com o passar do tempo, as paisagens são modificadas, inclusive, nelas podem existir elementos de épocas distintas. De acordo com seus componentes, as paisagens podem ser classificadas como:
- Naturais – aquelas que tiveram pouca ou nenhuma interferência humana;
- Culturais ou antrópicas – aquelas resultantes da transformação da atividade humana.
Para que é utilizado o conceito de paisagem na geografia?
Para entender e analisar o espaço geográfico, um dos objetos de estudo da Geografia, são empregadas algumas categorias que permitem diferentes abordagens. Dentre essas categorias estão:
- Território;
- Região;
- Lugar;
- Paisagem.
Inicialmente, é possível associar a palavra paisagem a tudo o que é bonito aos olhos. Porém, no âmbito geográfico, esse termo abrange a percepção através dos sentidos e passa a ter um significado mais amplo.
Basicamente, podemos dizer que a paisagem geográfica contempla todos os elementos do espaço percebidos pelos nossos sentidos. Em outras palavras, paisagem é tudo aquilo que conseguimos captar e interpretar.
Além do que pode ser visto…
Há definições de paisagem que definem o conceito como sendo o conjunto de elementos que estão visíveis no espaço. Diz-se que é tudo aquilo que os olhos conseguem enxergar num local. Contudo, a configuração dos lugares não se restringe a pessoas e a objetos físicos como carros, edificações, árvores e postes.
Também compõem o conceito de paisagem diferentes elementos que geram sensações como cheiros e sons. Esses elementos são identificados pelos outros sentidos humanos como tato, paladar, olfato e audição.
Transformação no tempo
Para quem observa a paisagem, pode ser que ela represente somente o momento presente, mas ela se transforma no tempo. A paisagem tem em si a materialização do tempo. A forma como a sociedade interage com os elementos do seu entorno, as formas distintas de trabalho e as técnicas representam um período determinado.
Todos esses elementos estão expressos nas paisagens, nelas o presente e o passado podem existir ao mesmo tempo. Podemos citar como exemplo, os centros das grandes cidades que quase sempre preservam estruturas de épocas anteriores e elementos modernos.
Dentre os elementos do passado preservados podemos citar prédios antigos, geralmente eles passam a ter funções da que tinham originalmente. Juntamente aos edifícios antigos, é possível haver construções modernas.
Modificações ao longo do dia
Podemos até mesmo considerar uma escala temporal menor, em relação às mudanças ocorridas nas paisagens. Pela manhã, por exemplo, as paisagens dos centros urbanos que são observadas não são as mesmas vistas à tarde. Logo, podemos concluir que as modificações observadas ocorrem em diferentes escalas temporais.
Paisagem: não é idêntica para todos
Ao longo do texto, citamos algumas vezes que a paisagem está diretamente relacionada aos sentidos. Logo, a paisagem não é idêntica para todos, isso porque a percepção dos lugares varia conforme o observador. Duas pessoas, em um mesmo local, podem descrever a mesma paisagem de maneiras diferentes.
Conheça diferentes tipos de paisagem
Há basicamente duas categorias de paisagens: paisagem natural e paisagem cultural ou antrópica. A seguir iremos explicar cada um dos dois tipos com mais detalhes.
Paisagem natural
Nessa categoria estão as paisagens nas quais os elementos naturais são predominantes. Esses espaços tendem a ser pouco ou nada alterados pelas atividades antrópicas. A transformação desse tipo de paisagem se dá pela ação de agentes naturais.
Paisagem cultural
Nessa categoria estão as paisagens formadas por meio da ação transformadora das atividades humanas. Também fazem parte dessa categoria, as paisagens que possuem elementos naturais que passaram por modificações realizadas pelos mesmos agentes. Há ainda a possibilidade de que elementos sejam incluídos posteriormente.
Confira alguns exemplos de paisagem
Podemos citar como exemplos de paisagens naturais, áreas com climas extremos e inóspitos do planeta. Há também regiões com paisagem de montanhas e cadeias montanhosas, reservas naturais e florestas. Basicamente, paisagens naturais são aquelas compostas por elementos naturais não alterados pela ação humana.
Como exemplos de paisagens culturais podemos citar os grandes aglomerados urbanos e as plantações agrícolas empreendidas em zonas rurais. Essas paisagens sofreram intervenção do ser humano. Trata-se de locais modificados pelas ações empreendidas pelo ser humano. Ruas com grandes edifícios são um exemplo.
Gostou de saber mais sobre o conceito de paisagem na Geografia? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!