Conheça a relação entre poluição do ar, chuva ácida e inversão térmica
A poluição do ar, a chuva ácida e a inversão térmica são consequências das atividades humanas. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes cada um dos três e estabelecer a relação existente entre eles.
O que é poluição do ar?
Os ecossistemas podem ser fortemente influenciados pelas atividades humanas. Boa parte delas produz resíduos que levam a contaminação do ambiente e ao desequilíbrio das relações ecológicas. As substâncias que contaminam o ar podem ser classificadas como as poluições mais graves e delas resultam a chuva ácida e a inversão térmica.
Poluição do ar: quais são os riscos para a saúde?
Várias substâncias, produzidas de formas distintas, podem levar a poluição do ar. A forma mais comum desse tipo de poluição é a resultante do aumento de gás carbônico na atmosfera. Tal aumento potencializa o efeito estufa e acarreta no aquecimento global.
Formação da carboxiemoglobina
O motor dos automóveis modernos é uma das principais fontes poluidoras atualmente. Indústrias siderúrgicas e as queimadas também são fontes significativas de poluentes atmosféricos. A combustão completa de combustíveis fósseis nos motores dos automóveis libera CO2.
Porém, se a combustão é incompleta, ocorre a liberação de monóxido de carbono (CO), um gás ainda mais tóxico. Esse composto possui alta afinidade com as hemácias. Essa associação de CO e hemácias gera um composto estável chamado carboxiemoglobina.
A hemoglobina, que está ocupada pelo CO, não consegue transportar oxigênio e isso gera asfixia. Essa condição pode levar seres humanos e outros seres aeróbios a óbito.
Produção de ozônio e o nitrato peroxiacetílico (PAN)
Combustões incompletas liberam também hidrocarbonetos gasosos e óxidos de nitrogênio. Quando expostos à radiação ultravioleta, os dois compostos se combinam produzindo substâncias ainda mais tóxicas: ozônio e o nitrato peroxiacetílico (PAN).
Nos seres humanos, ambas as substâncias acarretam em irritação nos olhos e desconforto respiratório. Outro ponto importante de citar é que o PAN ainda pode inibir a fotossíntese levando a morte de plantas.
O que é chuva ácida?
A chuva ácida é uma das consequências da poluição do ar. Caracteriza-se por ser a chuva com a presença de ácido nítrico, ácido nitroso e ácido sulfúrico. Esses ácidos são resultantes de reações químicas que acontecem na atmosfera.
Precisamos citar que toda chuva possui um grau pequeno e natural de acidez, porém, que não produz danos à natureza. A questão é que a emissão de gases poluentes na atmosfera, pelas indústrias, usinas termelétricas e automóveis, potencializa a acidez das chuvas.
Quais são as causas da chuva ácida?
Os dois principais compostos da chuva ácida são o enxofre e o nitrogênio.
Enxofre
Combustíveis fósseis, especialmente petróleo e carvão mineral, costumam apresentar o enxofre como impureza. Além disso, o enxofre e óxidos de enxofre podem ser lançados para a atmosfera pelos vulcões. Os óxidos ácidos reagem com a água formando então o ácido sulfúrico H2SO4.
Nitrogênio
A composição da atmosfera possui nitrogênio (N2), um gás bastante reativo, em abundância. Para reagir com o oxigênio, o nitrogênio precisa de energia, como aquela liberada numa descarga elétrica ou no funcionamento de um motor de combustão.
Esses motores são os principais responsáveis pela reação de oxidação do nitrogênio. Ao reagir com água, os óxidos dão origem ao ácido nitroso (HNO2) e ao ácido nítrico (HNO3).
Quais são as consequências da chuva ácida para a saúde?
A chuva ácida atua libertando os metais tóxicos que estavam no solo. Dessa forma, esses metais podem contaminar rios e serem usados pelo ser humano inadvertidamente ocasionando uma série de problemas de saúde.
Quais são as consequências da chuva ácida para casas, prédios e demais edifícios?
Esse tipo de chuva ainda contribui para o processo de corrosão de materiais usados em construções gerando danos estruturais. Pode afetar barragens, turbinas de geração de energia, veículos, monumentos históricos entre outros.
Quais são as consequências da chuva ácida para o meio ambiente?
Lagos podem ser bastante prejudicados pelas chuvas ácidas, pois podem ser acidificados completamente, o que faz com que se perca parte da sua vida. Também pode ser responsável pela geração de clareiras por matar algumas árvores. Imagine uma floresta sendo progressivamente dizimada pela ação dos ácidos até ser destruída totalmente.
Quais são as consequências da chuva ácida para a agricultura?
O mesmo processo que afeta as florestas pode ocorrer em plantações. Porém, nesse caso a destruição acontece mais rapidamente, pois as plantas tem o mesmo tamanho sendo igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.
O que é inversão térmica?
Os gases da atmosfera estão constantemente em movimento, gerado principalmente pelas correntes de convecção. Uma das consequências é que as partículas em suspensão no ar mais próximas da superfície são levadas e dissipadas nas camadas mais elevadas da atmosfera.
Próximo à superfície a temperatura é mais alta e nas camadas mais elevadas da atmosfera a temperatura é mais baixa. Tal processo contribui para reduzir a poluição do ar próximo ao solo. Contudo, no inverno pode acontecer de uma massa de ar quente se formar sobre uma determinada região.
O resultado disso é que a atmosfera passa a ter uma região mais fria perto da superfície e uma camada de ar mais quente em grandes altitudes. As correntes de convecção são dificultadas nessa configuração e o ar mais perto da superfície fica “preso” nessa área. A poluição fica presa perto da superfície por não se dispersar nas camadas mais altas.
Agora você conhece a relação entre poluição do ar, chuva ácida e inversão térmica. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!