02/08/2022 Geografia

Vegetação: conheça os principais tipos no mundo

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Vegetação: conheça os principais tipos no mundo

O conceito de vegetação diz respeito ao conjunto de plantas encontradas em uma determinada região. O planeta Terra apresenta grande diversidade de climas, especialmente no que diz respeito à variação de temperatura e umidade. Dessa forma, há coberturas vegetais distintas, continue lendo para saber mais sobre elas. 

O que é vegetação?

Refere-se ao conjunto da vida vegetal de uma região específica. Em linhas gerais, diz respeito às formas de vida que cobrem o solo do local, estruturas espaciais e todo e qualquer tipo de elemento que apresente características botânicas.

Pelo fato de existir diversidade climática no planeta, particularmente variação de temperatura e umidade, há tipos distintos de coberturas vegetais. 

Entre os principais tipos estão: estepe, deserto, vegetação mediterrânea, vegetação de montanha, floresta tropical, floresta temperada, tundra e savana. No decorrer do artigo iremos descrevê-los com mais detalhes.

Vegetação: conheça os principais tipos do mundo

Confira abaixo os principais tipos de vegetação do planeta com os seus detalhes. 

Deserto

Comum nas regiões hiperáridas, áridas e semiáridas. Nessas regiões, há baixa quantidade de chuva. Esse fato torna difícil o desenvolvimento de diversidade de fauna e flora em grande parte dos desertos. 

A vegetação em regiões desérticas é composta em grande parte por arbustos e gramíneas, com espaçada distribuição pelo terreno. A planta mais conhecida desse tipo de vegetação é o cacto. Há domínio da vegetação xerófita, aquela que se adapta a ambientes secos, de forma que não perca água

Estepe

Nesse tipo de vegetação, o clima dominante é o temperado continental. Trata-se de um clima bastante comum na região centro-sul da América do Sul e na região central da América do Norte.

Também é predominante no leste da Austrália, sul da África e na Ásia Central. A cobertura vegetal é constituída por arbustos e gramíneas de pequeno porte. Nas regiões dominadas pela vegetação estepe há baixo índice pluviométrico. 

Tundra

Trata-se da vegetação dominante do extremo norte do Hemisfério Setentrional. Esse tipo de cobertura é formado basicamente por capim e junco e se desenvolve em baixas temperaturas. Neste bioma há grande presença de líquens, ervas, musgos e arbustos baixos. Devido às baixas temperaturas, as plantas não conseguem se desenvolver. 

Floresta de coníferas

Encontrada em regiões que apresentam temperaturas baixas, com clima continental, frio ou polar. Uma característica recorrente é que as árvores apresentem folhas com formato de agulha como, por exemplo, o pinheiro. Essa forma evita o acúmulo de neve. A floresta de coníferas pode ser chamada também de taiga ou floresta boreal. 

Floresta temperada

A vegetação da floresta temperada é típica das regiões de clima temperado. As quatro estações do ano – primavera, verão, outono e inverno – são bem definidas. É interessante observar que a vegetação da floresta temperada varia desde plantas de menor porte até as gigantescas. Destacam-se dentre as principais espécies vegetais os bordos, as faias e os carvalhos. 

Floresta tropical

Encontrada mais comumente nas regiões próximas à linha do Equador. Há elevada temperatura média, umidade e quantidade de chuvas. Existe grande diversificação de espécies de fauna e flora. 

Um exemplo é o da floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta. A vegetação é abundante e rica, com densa cobertura vegetal que por vezes forma um verdadeiro “tapete verde”. 

Savana

Esse tipo de vegetação é também chamado de cerrado e pode ser encontrado comumente na porção norte da América Central e na porção central da América do Sul. Também está presente em algumas áreas da Austrália e do continente africano. Apresenta árvores de pequeno porte cujo caule é torto. 

A vegetação desse bioma é composta por gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte. Nessa vegetação é comum que haja amplas faixas de terra sem a cobertura de árvores em que há predominância de arbustos. 

Vegetação de montanha

Como o nome indica, é bastante comum nos pontos mais elevados do planeta, como o Himalaia, os Andes e outras regiões de montanhas. Há pouca diversificação, pois o clima não é exatamente propício para o seu desenvolvimento. A predominância fica por conta dos arbustos e gramíneas.

Vegetação mediterrânea

Composta por árvores de pequeno porte, como sobreiros e oliveiras, por exemplo. Como o nome já nos indica, se forma em regiões cujo clima predominante é o mediterrâneo. 

No entanto, fica o adendo de que esse tipo de formação ocorre em locais de clima mediterrâneo e não somente na região do Mar Mediterrâneo. É formada por plantas do tipo xerófitas que se encontram dispostas distantes umas das outras. Há duas características marcantes nesse tipo de vegetação: garrigue e maquis.

Gostou de conhecer mais sobre os diferentes tipos de vegetação do mundo? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog