Conheça sobre a região Sul do Brasil e quais são as suas principais características
A região Sul do Brasil é formada por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É a menor entre as cinco regiões do país, em extensão territorial, mas é a segunda em termos de densidade demográfica, fica atrás somente da região sudeste. Continue lendo para saber mais.
Estados e capitais da região Sul
- Estado: Paraná. Capital: Curitiba.
- Estado: Santa Catarina. Capital: Florianópolis.
- Estado: Rio Grande do Sul. Capital: Porto Alegre.
Geografia da região Sul
- A área territorial da região Sul é de aproximadamente 577 km2.
- A superfície da região Sul equivale a 6,77% da área total do Brasil.
- Os três estados da região possuem saída para o oceano Atlântico.
- A oeste, a região faz divisa com o Paraguai e a Argentina. Ao sul com o Uruguai. Ao norte com o estado de São Paulo e a noroeste com o Mato Grosso do Sul.
Clima da região Sul
Formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região Sul é a segunda em densidade demográfica. O clima predominante é o Subtropical, a região está totalmente situada abaixo do Trópico de Capricórnio. A variação térmica pode ser considerável durante os meses mais quentes do ano.
Durante o inverno, ocorre a queda brusca das temperaturas devido a influência da Massa Polar Atlântica (mPa). Em alguns municípios pode haver a ocorrência de neve como em São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema, em Santa Catarina.
Vegetação da região Sul
Na região Sul, há dois biomas predominantes:
- Mata Atlântica – vegetação que cobre parte dos estados do Paraná e Santa Catarina, além da porção norte do Rio Grande do Sul.
- Pampas – tipo de vegetação exclusiva do Rio Grande do Sul.
Mata das Araucárias
Essa é a formação mais conhecida da região, estende-se pelo estado do Paraná, parte do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
As araucárias são conhecidas também como pinheiro-do-paraná e pinheiro-brasileiro. Há apenas 3% da cobertura original do domínio, reflexo da ação da indústria madeireira e do crescimento do agronegócio.
Relevo da região Sul
A paisagem da região Sul é formada, majoritariamente, por planaltos. Áreas de depressões podem ser observadas numa faixa limitada ao leste do Paraná e Santa Catarina, assim como a parte central do Rio Grande do Sul. No último, há planícies do extremo sul e sudoeste.
Hidrografia da região Sul
A região Sul possui excelente potencial hidrológico e conta com três importantes regiões hidrográficas.
Região Hidrográfica Paraná
Essa região se estende por quase todo o território paranaense. Abrange ainda parte de Santa Catarina além de estados do Centro Oeste e Sudeste. Os principais rios dos estados da região Sul são:
- Paraná;
- Paranapanema;
- Iguaçu;
- Ivaí.
A Usina de Itaipu, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, está localizada na divisa entre o estado do Paraná e o Paraguai. O abastecimento dessa usina é feito pelos rios da bacia do Paraná.
Região do Atlântico Sul
A região do Atlântico Sul contempla uma área pequena do litoral do Paraná, a porção leste de Santa Catarina e uma parte do Rio Grande do Sul. No todo, essa região é drenada por 16 rios.
Região Hidrográfica do Uruguai
Por fim, a terceira região hidrográfica da região Sul é a do Uruguai. A região se estende pelo oeste do Rio Grande do Sul e por boa parte do território catarinense. O principal rio é o Uruguai que corre pela divisa entre o Brasil e a Argentina. O importante reservatório subterrâneo do Aquífero Guarani se estende por partes da região Sul do Brasil.
Economia da região Sul
- Apresenta o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
- O setor terciário é o mais forte na economia da região Sul.
- Há tecnologias avançadas sendo utilizadas em diferentes setores da indústria e do agronegócio.
- Muitas indústrias migraram do Sudeste para o Sul, durante o processo de desconcentração industrial do primeiro.
- Um número considerável de indústrias automobilísticas se concentrou na região metropolitana de Curitiba, Paraná.
- O Paraná se destaca também no segmento industrial de produção de celulose e papel, assim como no setor químico.
- Santa Catarina se destaca no setor de indústria alimentícia, especialmente de carnes. Também tem bom desempenho no setor de vestuário.
- No Rio Grande do Sul, a concentração das indústrias está nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul.
- O estado se destaca em atividades petroquímicas, siderúrgicas e também em setores de alimentos, vinhos e vestuário.
- No Sul, a agricultura está dividida entre a produção de grãos (arroz, milho, soja e feijão), de frutas (uva, maçã) e cultivos (como batata, erva-mate, fumo).
- A região é forte na pecuária e líder na avicultura e suinocultura do Brasil.
Demografia da região Sul
De acordo com o IBGE, há cerca de 30 milhões de pessoas vivendo na região Sul do Brasil. Essa é a menor região em extensão territorial, mas a segunda em densidade demográfica.
O Paraná é o estado da região Sul que possui o maior número de habitantes. Em seguida vem o estado do Rio Grande do Sul. Santa Catarina é o estado menos populoso da região. Curitiba e Porto Alegre são os municípios mais populosos da região.
Gostou de saber mais sobre a região Sul? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!