14/01/2022 Geografia

Domínios morfoclimáticos do Brasil: quais são?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Domínios morfoclimáticos do Brasil: quais são?

Regiões amplas que apresentam elementos em comum constituindo paisagens homogêneas, recebem o nome de domínios morfoclimáticos. Os elementos comuns são: vegetação, clima, relevo, solo e hidrografia.

De acordo com o geógrafo Aziz Ab’Sáber, há seis desses domínios no Brasil: Amazônico, Caatinga, Cerrado, Mares de Morro, Araucárias e Pradarias. Continue lendo para saber mais.

Conheça os seis domínios morfoclimáticos do Brasil

A seguir apresentaremos com mais detalhes os seis domínios morfoclimáticos do país. 

Domínio morfoclimático amazônico

Esse domínio constitui a maior entre as seis unidades paisagísticas do Brasil. Está localizado predominantemente na região Norte do país e abrange territórios dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, uma parte dos estados de Roraima e Rondônia e o extremo norte do estado do Tocantins. Engloba ainda uma pequena parte do Nordeste e do Noroeste do Maranhão. 

Clima e vegetação 

O clima Equatorial, caracterizado pelas altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar, é o predominante na região. A Floresta Amazônica é a vegetação dominante e se estende por nove países. Há uma enorme biodiversidade. 

Hidrografia

No tocante à hidrografia, o domínio se divide entre a bacia Amazônica (a maior do planeta) e a bacia do Tocantins-Araguaia (maior exclusivamente do país). Os rios principais que banham essa região: Amazonas, Tapajós, Negro, Tocantins, Madeira e Araguaia. 

Relevo

Bastante diversificado, possui áreas amplas de superfície e terras baixas divididas entre planaltos e depressões. Pobres em nutrientes, os solos são em parte do tipo arenoso, algo que contrasta com a exuberância da floresta. O segredo está na camada de material orgânico depositado na superfície que age como um agente fertilizante. 

Domínio morfoclimático da caatinga

Esse domínio está presente nos estados da região Nordeste. Abrange o estado do Ceará integralmente, a parte oeste do Rio Grande do Norte, uma ampla área da Bahia, o leste do Maranhão e os estados da Paraíba, Alagoas e Pernambuco. Também se estende por uma pequena região ao norte do estado de Minas Gerais, na região Sudeste. 

Clima e vegetação

Apresenta regimes irregulares de chuva, podendo ter períodos longos de estiagem. Caracteriza-se pela baixa umidade relativa do ar e temperaturas altas. O clima predominante é o semiárido. O nome desse domínio diz respeito à vegetação predominante. Destaque para as plantas adaptadas ao intenso calor e longos intervalos sem chuvas. 

Hidrografia

As bacias do São Francisco, do Atlântico Nordeste Oriental, do Parnaíba e do Atlântico Leste abrangem os rios e mananciais desse domínio. Boa parte dos rios é intermitente. O rio perene de maior destaque é o São Francisco

Relevo

Tem como destaques as depressões Sertaneja e do São Francisco, algo que denota a ação pronunciada de agentes erosivos. Os tipos de solos variam conforme a localização e o relevo. 

Domínio morfoclimático do cerrado

Trata-se do segundo maior domínio morfoclimático do país, se estendendo por estados de quatro regiões, com destaque para o Centro-Oeste, onde todos os seus estados e o Distrito Federal estão incluídos. Algumas regiões de Minas Gerais, sul do Maranhão, nordeste da Bahia, parte do Piauí e algumas áreas de Rondônia e do Tocantins estão incluídos nesse domínio. 

Clima e vegetação

Nesse domínio, o clima predominante é o Tropical. Uma estação seca se alterna com outra chuvosa, tendo impacto direto na vegetação. Os cerrados e cerradões se destacam no âmbito vegetal. Há variações de arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte, dando origem a savanas e campos. 

Relevo

Os destaques desse domínio morfoclimático são as chapadas, planaltos e depressões. No Cerrado os solos são pobres em nutrientes sendo pouco férteis. O pH baixo lhes confere o caráter ácido. 

Hidrografia

Nesse domínio morfoclimático há nascentes de rios relevantes para todo o país, como o Paraná, o Araguaia, o São Francisco, o Parnaíba, o Tocantins, entre outros. Engloba parte das bacias hidrográficas que formam o sistema hidrológico brasileiro.

Domínio morfoclimático dos mares de morros

Esse domínio abrange todo o litoral leste do país, do Nordeste até a região Sul. Contempla também boa parte do estado de São Paulo. O seu nome é decorrente das formas de relevo identificadas em parte da sua extensão. É marcado por formas convexas e planícies litorâneas e pelas serras com destaque para as serras do Mar, do Espinhaço e da Mantiqueira. 

Clima e vegetação

De acordo com a latitude, os climas variam de Tropical quente e úmido a Subtropical. Esse domínio é coincidente com o bioma da Mata Atlântica, com destaque para as florestas, vegetação litorânea e campos. 

Hidrografia

Há seis bacias hidrográficas, com destaque para as bacias do Paraná, do Atlântico Sul e do Atlântico Leste. 

Relevo

Devido ao seu relevo acidentado, conta com um denso sistema de drenagem. 

Domínio morfoclimático das araucárias

Trata-se de um domínio que se estende por áreas de clima Subtropical do país abrangendo estados da região Sul, especialmente Santa Catarina e o Paraná. Está presente na porção norte e nordeste da paisagem do Rio Grande do Sul. 

Clima e vegetação

A mata das araucárias cobre boa parte desse domínio, mesmo tendo sido severamente afetada pelas atividades agropecuárias e extrativas. As condições climáticas e do solo contribuíram para a formação das araucárias. 

Hidrografia

Os rios e corpos d’água estão abrangidos nas bacias hidrográficas do Paraná, do Uruguai, do Atlântico Sudeste e Sul. 

Relevo

Destaque para a terra de grande fertilidade, conhecida como “terra roxa”, proveniente da decomposição de rochas basálticas. O relevo é formado por planaltos e chapadas com algumas regiões levemente onduladas. 

Domínio morfoclimático das pradarias

É encontrado somente no estado do Rio Grande do Sul. Contempla boa parte do oeste e sudeste do estado. 

Clima e vegetação

O clima predominante é o Subtropical com temperaturas frias e amenas. Destaque para a vegetação formada por gramíneas em especial arbustos e árvores. 

Relevo

Chamado também de coxilha, o solo tem como principais características feições suavemente onduladas e planas. É uma região de solo fértil. 

Hidrografia

Destaque para alguns rios como o Santa Maria, Ibicuí e o Uruguai.

Agora você já sabe mais sobre os domínios morfoclimáticos!

Retornar ao Blog