O que é eclipse?
Na astronomia, recebe o nome de eclipse o fenômeno em que um astro deixa de estar visível, parcial ou completamente, por um tempo limitado devido à presença de outro astro. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes esse fenômeno, continue lendo e confira!
Entenda o que é eclipse
O fenômeno astronômico conhecido como eclipse consiste em um astro que deixa de estar visível, total ou parcialmente, num período limitado. Isso se deve a presença de outro astro entre ele e o seu observador. Ou a sobreposição de uma sombra em corpo celeste que não tem luz própria.
Dessa forma, qualquer corpo celeste, naturalmente visível, pode passar por um eclipse. Contudo, o fenômeno tem mais notoriedade quando acontece com os dois principais astros celestes do planeta Terra: o Sol e a Lua.
O eclipse total ou parcial do Sol recebe o nome de eclipse solar. Por sua vez, quando é a Lua que fica, parcial ou complemente escondida, temos um eclipse lunar. Viu, como é mais simples do que parece?
O que é eclipse solar?
O eclipse solar se dá quando a lua intercepta a luz solar sobre determinada área do planeta Terra. Nessa área é possível visualizar o processo completo em que a Lua “passa em frente” ao Sol. Deixamos de ver o Sol quando ele é encoberto pela Lua.
Existem quatro tipos de eclipse solar, confira:
- Eclipse solar total – ocorre quando toda a zona de iluminação solar é coberta pela lua num determinado ponto de visão.
- Eclipse solar parcial – se dá quando apenas parte da luminosidade solar fica oculta pela presença da lua num certo ponto ou área.
- Eclipse anelar ou anular – tipo de eclipse em que a lua não cobre totalmente a área do sol. Forma-se um “anel” em volta do satélite natural.
- Eclipse híbrido – acontece quando o eclipse é total em alguns pontos com sombra total (umbra) e anelar em outros pontos com sombra parcial (penumbra).
Importante!
O eclipse anelar ou anular tem essa formação do “anel” em volta da lua porque o satélite está mais afastado da Terra.
O que é eclipse lunar?
O eclipse lunar é aquele em que a sombra da Terra é projetada sobre a Lua. Pelo fato de não ter luz própria, a lua acaba sendo encoberta por essa sombra. Dependendo das condições do fenômeno, a lua se torna total ou parcialmente invisível.
Confira abaixo quais são os tipos de eclipse lunar:
- Eclipse lunar total – a lua fica totalmente escura, acontece quando o satélite fica totalmente posicionado numa área de umbra (formada pela sombra do planeta).
- Eclipse lunar penumbral – a lua fica parcialmente escura, nesse caso o satélite está posicionado numa área de penumbra formada pela sombra do planeta.
- Eclipse lunar parcial – ocorre quando a lua se encontra em partes na umbra e em partes na penumbra.
Curiosidades sobre eclipses
Confira a seguir algumas curiosidades sobre esse fenômeno astronômico.
Eclipse de 1° de março de 1504
Os navios de Cristóvão Colombo encalharam na Jamaica, em 1503. Os europeus foram cuidados pelos nativos enquanto esperavam o resgate. No entanto, num dado momento os índios decidiram não alimentar mais esses “hóspedes”.
Colombo sabia que haveria um eclipse em breve porque tinha um almanaque a bordo do seu navio. Então um pouco antes do eclipse ele procurou os nativos e lhes disse que seu deus estava com raiva e para mostrar sua ira iria esconder a lua naquela noite.
Em 1° de março de 1504, o eclipse do satélite natural da Terra assustou os nativos que acreditaram em Colombo. Eles então concordaram em alimentar os europeus se o deus deles devolvesse a Lua.
Multiplicação
Para os budistas, as boas e as más ações realizadas durante um eclipse da Lua são multiplicadas por mil.
Dragão
Os antigos chineses, acreditavam que em um eclipse lunar, o Dragão (energia masculina/Sol) tentava devorar a Lua (energia feminina).
Luta
Segundo um mito sul-africano, durante o eclipse, o Sol e a Lua estão lutando. Aos seres humanos resta apenas se unir e encorajar os dois corpos celestes a resolver a disputa.
Sinal de transformação
Diversas tribos sul-americanas, acreditam que a Lua controla e regula a vida na Terra. Então, os eclipses lunares representariam um sinal de transformação. Os navajos entendem essas ocasiões como uma oportunidade de equilibrar o universo e por isso as celebram com danças e cantos.
Lua de sangue
Os integrantes da tribo Hupa, no norte da Califórnia, acreditavam que a Lua era uma divindade masculina com 20 esposas e vários animais de estimação. A maioria desses “pets” seriam onças-pardas e cobras celestiais.
Então se a Lua não oferecesse comida suficiente para todos, era atacada e isso a fazia sangrar oferecendo-lhe o visual vermelho. O eclipse chegaria ao fim quando as esposas da Lua fossem ao seu socorro.
Gostou de saber mais sobre o fenômeno do eclipse? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!