Entenda a diferença entre América Latina e América Anglo Saxônica
No artigo a seguir apresentaremos as diferenças entre América Latina X América Anglo Saxônica. O continente americano foi colonizado por países como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda. Houve a imposição da cultura dos colonizadores europeus aos povos nativos gerando diferenças entre as porções do continente.
América Latina X América Anglo Saxônica: entendendo a divisão
Em 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo aportou nas Bahamas e esse foi o marco do descobrimento da América. O continente americano passou, então, a ser colonizado por povos europeus como os portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e holandeses.
Essas nações europeias deram início a um processo de exploração de todo o novo continente impondo a sua cultura aos povos nativos da América. A influência cultural proveniente de diferentes povos europeus gerou distinções entre os países da América. Podemos observar essa diferença especialmente em relação ao idioma.
Inclusive, o fator idioma foi o que levou a regionalização do continente em América Latina e América Anglo-Saxônica. Os países latinos são aqueles que possuem línguas derivadas do latim como português, espanhol e francês. A América Anglo-Saxônica é formada por países cuja língua tem origem anglo-saxônica como o inglês.
Critério
Como citamos acima, o critério para a divisão do continente em América Latina e América Anglo-Saxônica é o idioma. Contudo, esse não é um critério muito rigoroso, pois há países na América Latina que têm o inglês como seu idioma. São exemplos Trinidad e Tobago e Guiana. Além disso, no Suriname se fala holandês.
E tem ainda o caso de países que preservam as suas línguas nativas. O Paraguai é um ótimo exemplo, pois além do espanhol, lá se fala o guarani. O Canadá é outro caso interessante, pois mesmo sendo considerado anglo-saxônico, tem como idiomas oficiais o inglês e o francês (derivado do latim).
Controvérsias
A regionalização do continente americano ainda gera debates e controvérsias. Para alguns estudiosos, somente Estados Unidos e Canadá seriam países anglo-saxônicos. Isso pela maior influência que receberam da Inglaterra e por sua economia desenvolvida.
Então, ao sul da fronteira Estados Unidos/México haveria apenas nações latino-americanas. Devemos observar que desse ponto de vista o idioma não é mais o critério mais relevante para a divisão.
Lembrando novamente, que Quebec, no Canadá, fala francês e é considerado parte da América Anglo-Saxônica. Em contrapartida, países que tem o inglês como idioma oficial, mas estão fora da América do Norte, são considerados integrantes da América Latina.
América Latina X América Anglo Saxônica: conheça as diferenças
A diferença mais marcante entre as nações da América Latina e da América Anglo-Saxônica não está no idioma oficial. Certamente, o ponto de maior destaque é a discrepância econômica e de qualidade de vida entre esses países.
Os países da América Anglo-Saxônica (Canadá e Estados Unidos) apresentam excelentes índices em áreas como:
- Educação;
- Saúde;
- Economia;
- Qualidade de vida.
Essas nações são classificadas como desenvolvidas.
Por sua vez, algumas nações da América Latina ainda são classificadas como subdesenvolvidas ou emergentes como o Brasil. Outras economias de destaque são o México e a Argentina.
Religião
Uma diferença cultural marcante entre os países da América Latina e os países da América Anglo-Saxônica é a religião. Nas nações anglo-saxônicas há forte presença protestante, ainda que os católicos tenham predominância nessas populações.
Nos países latinos, o catolicismo é absolutamente predominante. Brasil e México são alguns dos países que possuem as maiores populações católicas do planeta. Essa é uma questão facilmente explicável pela influência dos países colonizadores. A América do Norte recebeu forte influência de países protestantes.
América Latina não é apenas a América do Sul
Não é incomum a confusão a respeito do uso do termo América Latina como um sinônimo para América do Sul. Embora os países da porção Sul da América sejam latino-americanos, não são apenas eles abrangidos pela denominação. Por exemplo, o México, localizado na América do Norte, é um latino-americano.
O mesmo raciocínio vale para a confusão feita entre América do Norte e América Anglo-Saxônica. Não se trata de um sinônimo, haja vista que o México faz parte da porção norte e não é anglo-saxônico. Então, não se deve utilizar esses termos de regionalização linguística como sinônimos das divisões geográficas da América.
A divisão atualmente
Nos dias atuais, essa regionalização é amplamente utilizada para diferenciar os países mais ricos da América (Estados Unidos e Canadá) dos demais menos desenvolvidos. No entanto, essa divisão foi inicialmente realizada para diferenciar as influências culturais de cada porção.
Resumo sobre as diferenças entre América Latina e América Anglo-Saxônica
- O continente americano foi colonizado por diferentes nações europeias como Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda.
- A regionalização se baseou na língua falada nos países.
- Os países da América Latina são aqueles em que o idioma é derivado do latim como português, espanhol e francês.
- Por sua vez, a América Anglo-Saxônica é formada por países cuja língua deriva de idiomas anglo-saxões como o inglês.
- Atualmente, a principal diferença entre os blocos é o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.
- Os países da América Anglo-Saxônica (Estados Unidos e Canadá) são considerados desenvolvidos.
- Os países da América Latina ainda são considerados subdesenvolvidos ou emergentes como o Brasil.
- Há grande número de protestantes na América Anglo-Saxônica.
- A América Latina abriga grandes populações católicas.
Gostou de saber mais sobre as diferenças entre a América Latina e a América Anglo-Saxônica? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!